Adicione o Correio do Povo nas suas redes

Notícias

Luana prestigia Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade

Luana prestigia Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade

quinta, 16 de agosto de 2018, às 12h 10min

Ascom Luana Ribeiro

Em um momento de fé e devoção religiosa, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB) participou na manhã desta quarta-feira, 15, da missa do Senhor do Bonfim, no município de Natividade.



Para Luana, Natividade é o berço tocantinense de festas tradicionais culturais e religiosas, tendo a Romaria do Senhor do Bonfim como o grande evento tradicional do Estado. “É muito bom poder estar nesse momento, prestigiando a missa do dia 15, que reúne devotos de vários cantos do Brasil. Um evento que celebra a fé e renova as esperanças de milhares de fiéis”, afirmou.


Além do momento de devoção cristã, a Romaria do Senhor do Bonfim é uma das tantas outras manifestações culturais realizadas no Tocantins. Romeiros, como são chamados os devotos, vindos de diferentes lugares do Estado e do País, caminham longas distâncias e pagam promessas em agradecimento a graças recebidas.

Caminhada

Antes de chegar ao povoado do Senhor do Bonfim, a deputada fez o trajeto caminhando, saindo na noite de terça-feira, 14, do município de Natividade. Ao lado do governador Mauro Carlesse (PHS), deputado federal Carlos Gaguim (Podemos) e outras autoridades, foram percorridos cerca de 23 km em mais de quatro horas.

“O Senhor do Bonfim fez com que tudo ocorresse bem. Tive que agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas e pedir proteção pro nosso Tocantins. Não foi nem um pouco desgastante, porque caminhada com fé não é sacrifício”, comentou a presidente.

A Romaria do Senhor do Bonfim de Natividade, que começou no dia 6 de agosto, finda na próxima sexta-feira, 17, com a missa de encerramento dedicada aos romeiros.

Reeducandos vêem brotar a esperança no cultivo de hortaliças em unidades prisionais

Reeducandos vêem brotar a esperança no cultivo de hortaliças em unidades prisionais

quinta, 16 de agosto de 2018, às 11h 55min

Tom Lima e Shara Rezende 


Ocupar o tempo e a mente, interagir com os demais reeducandos e servidores, aprender e desenvolver habilidades, capacitar para o trabalho e gerar renda. Esses são os objetivos dos projetos de produção de hortaliças desenvolvidos dentro das unidades prisionais e penitenciárias do Estado do Tocantins pela Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), junto com os internos.



Das 41 unidades prisionais, a prática da produção de hortaliças está presente em quase sua totalidade. Os projetos de produção de hortaliças proporcionam aprendizado e uma boa experiência sobre trabalho. Os reeducandos recebem capacitação sobre o manejo do solo, técnicas de cultivo, colheita e comercialização. A produção é feita no interior das unidades prisionais e as espécies são variadas, como: couve, alface, rúcula, pimenta, couve-flor, berinjela, jiló, pimentão, pepino, quiabo e tomate.

Em cada muda plantada, os internos veem brotar a esperança de um futuro melhor, digno e de retorno ao bom convívio social. Para a interna da Unidade Prisional Feminina de Talismã (UPF Talismã), Gleicy Rodrigues, é engrandecedor poder trabalhar e se alimentar bem e ainda melhorar a alimentação de crianças com o fruto do seu trabalho, já que parte da produção daquela unidade é doada para uma creche do município.

“É muito gratificante para nós estarmos aqui, interagindo e trabalhando ao ar livre, tendo contato com a terra e vendo o desenvolvimento das plantas. Com o fruto do nosso trabalho, estamos melhorando nossa alimentação. Temos comido bem e ainda estamos doando a alimentos para as escolas”, comemora.

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso e do Egresso da Seciju, Ricardo Araújo, fala sobre o projeto de hortaliças, o Plantando a Liberdade, que é mantido na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, um dos maiores em desenvolvimento. “No Barra da Grota, os internos trabalham em 54 canteiros e vendem as hortaliças para a empresa que foi contratada para servir refeições dentro da unidade. São hortaliças fresquinhas saindo dos canteiros para os pratos dos reeducandos”, explica.

Já em Palmas, na Casa de Prisão Provisória, o projeto Plantando a Liberdade entrou em uma nova fase de expansão. O canteiro, que antes ocupava uma área de apenas 200 metros quadrados, agora tem dois mil metros quadrados. “A ideia do projeto é beneficiar cada vez mais outras dezenas de reeducandos”, ressaltou o gerente.

Além destas duas maiores unidades prisionais, outras de menor porte possuem hortas que são auto-sustentáveis, pois parte do dinheiro conseguido com a venda é destinada às suas manutenções, além do que faz parte do cardápio servido para os reeducandos.


Amastha entrega plano de governo a dirigentes do comércio e garante incentivos para fortalecer o setor

Amastha entrega plano de governo a dirigentes do comércio e garante incentivos para fortalecer o setor

quinta, 16 de agosto de 2018, às 11h 38min

Ascom

O candidato a governador pelo PSB, Carlos Amastha, entregou na manhã desta terça-feira, dia 14, cópias de seu plano de governo a dirigentes e empresários tocantinenses. Ele foi recebido pelo presidente da Acipa (Associação Comercial e Industrial de Palmas), Fabiano do Vale. Durante a reunião, ele debateu com os representantes do setor medidas para melhorar a economia do Estado.



Propostas para o desenvolvimento econômico formam o segundo eixo de diretrizes do plano de governo de Amastha. Entre as propostas estão o fortalecimento das cadeias produtivas,

No encontro, Amastha além de abordar os principais pontos do chamado “PG-40” ao empresariado, discutiu medidas que deem garantia jurídica aos empreendedores. “Não vou retroagir nos incentivos fiscais já concedidos e vamos criar sistemas indutores de desenvolvimento”, declarou.

Amastha também garantiu a implementação de política tributária “igualitária e eficiente”. “Temos que crescer a base da pirâmide, fortalecer a cadeia produtiva, gerando novos empregos. Os empresários que estão no Estado serão os primeiros a incentivos”, complementou.

---------

Amastha recebe apoio de prefeitos e líderes políticos do sudeste do Tocantins: “Comigo vocês não vão precisar mendigar recursos”



O candidato a governador do Tocantins, Carlos Amastha (PSB), recebeu manifestação de apoio para a sua campanha de prefeitos e lideranças políticas da região sudeste do Tocantins. Acompanhado dos senadores Vicentinho Alves (PR) e Ataídes Oliveira (PSDB) e do candidato a vice-governador, Oswaldo Stival, o ex-prefeito de Palmas apresentou aos líderes detalhes do plano de governo lançado nesta terça-feira, dia 14, e discutiu medidas para desenvolvimento da região.

Participaram da reunião, na manhã desta terça-feira, os prefeitos de Combinado, Lindolfo Prado, o “Dolfin”; de Lavandeira, Roberto Cesar Ferreira de Oliveira, o “Cesar”, de Rio da Conceição, Mauro Júnior, e de Almas, Wagner Nepomuceno Carvalho, o Waguinho.

 “Comigo uma coisa é certa: os prefeitos não vão precisar mais ficar mendigando recursos. Vamos descentralizar a gestão do governo do Estado. Tem cidades que você visita e quem gera emprego é município, estado e posto de gasolina. Isso tem que acabar. E nós vamos virar essa página”, disse Amastha aos prefeitos.

GESTÃO DESCENTRALIZADA

Amastha detalhou algumas das medidas contidas no plano de governo, que tem cinco eixos de diretrizes dos mais diversos segmentos produtivos do Estado e um total de 450 propostas. “Aliás, só nós temos plano de governo. Um absurdo. Quem está à frente do Palácio Araguaia não se preocupa nem mesmo com o mínimo de planejamento para executar as ações”, comentou.

Uma das principais medidas é a descentralização da gestão. Conforme o PG-40, a estratégia de gestão prevê a divisão do Estado em “10 Redes”, que são regiões administrativas. “Ouço sempre prometerem “governo municipalista”. Gente, isso é só frase de efeito. O que faremos? Vamos descentralizar a gestão. Serão 10 redes. Vai parar a romaria a Palmas em busca de recursos. O prefeito vai ser atendido e rápido na sua própria região, vai resolver tudo ali mesmo”, disse.

  

ACIP convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária

ACIP convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária

quinta, 16 de agosto de 2018, às 11h 18min

Ascom


A Associação Comercial e Empresarial de Paraíso – Acip, realiza no próximo dia 24, Assembleia Geral Extraordinária para tratar sobre dois assuntos de extrema importância para a Entidade.

O Convocação foi publicada oficialmente nesta quarta-feira, 14 de agosto, conforme Edital a seguir:


 

COM APOIO DA PM, POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE FURTO EM SUPERMERCADO DE PIUM

COM APOIO DA PM, POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE FURTO EM SUPERMERCADO DE PIUM

quinta, 16 de agosto de 2018, às 09h 55min

Ascom

A Polícia Civil de Pium prendeu em flagrante Pablo Efésios Castro Negre pela prática de furto em estabelecimento comercial ocorrido na madrugada do dia 15, em Pium. A ação contou com a irrestrita e indispensável parceria com a Polícia Militar do Estado, através da 4ª CIPM.



Quanto ao crime, o autor teria invadido um mercado na cidade, juntamente com um menor, por volta das 04h30min da manhã. Para tanto, teriam danificado a porta dos fundos que dá acesso ao mercado. Após as diligências foi possível identificar o paradeiro do possível autor, sendo que ao chegar ao local, os policiais encontraram diversos produtos ainda lacrados e com etiquetas do estabelecimento.



Em razão disso foi dada voz de prisão a um dos autores, que ficará à disposição do Poder Judiciário e também foi lavrado o procedimento em desfavor do menor, que após assinatura de termo de compromisso foi entregue aos pais. Todos os bens recuperados foram restituídos à vítima.


---------
 

Polícia Civil apreende menor suspeito de ato infracional de furto em Paraíso


Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins 

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 3ª Delegacia de Paraíso do Tocantins apreendeu em flagrante delito, no final da manhã desta quarta-feira (15) um adolescente suspeito de ser o autor de um ato infracional análago a crime de furto em uma residência daquela cidade.

Conforme o Delegado José Lucas Mello, o menor foi apreendido após ter sido encontrado em seu poder diversos utensílios domésticos que, suspostamente o mesmo havia furtado. Ainda segundo o Delegado, os policiais civis diligenciaram no sentido de recuperar os bens subtraídos tão logo chegou ao conhecimento a prática da infração.

Assim que recuperaram os bens da vítima, também foi identificado o autor, o qual foi prontamente reconhecido. O menor foi conduzido à Central de Flagrantes de Paraíso, onde a autoridade policial lavrou o auto de apreensão em desfavor do adolescente infrator.

Em razão do seu histórico, principalmente pelo fato de ter sido autuado há poucos dias por ato infracional análogo a tentativa de homicídio, no que fora posto em liberdade após 45 dias, restou inviável a sua liberação.

O menor agora fica recolhido à disposição do poder judiciário e do Ministério Público Estadual. Os bens furtados foram periciados e devolvidos ao legítimo proprietário. 


 

Suspeito de praticar vários atos infracionais de roubo é preso em Guaraí



A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Guaraí, apreendeu na tarde desta quarta-feira (15) José Wilson Pereira dos Santos, de 18 anos de idade.

Conforme o Delegado Adriano Carrasco, a apreensão se deu em cumprimento a um mandado judicial de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e Juventude de Guaraí, em razão de diversos atos infracionais análogos ao crime de roubo, praticados por José Wilson, nos últimos meses, enquanto ele ainda era menor de idade.

Após os procedimentos legais cabíveis, o preso aguardará vaga no sistema socioeducativo, onde deverá cumprir medida de internação. Outros comparsas de José Wilson, o maior Yan Marcos, vulgo "melancia", e o adolescente P.D.R.G, já haviam sido capturados pela Polícia Civil, nos últimos dias. O trio aterrorizou as ruas da cidade de Guaraí, com inúmeros roubos à mão armada, 05 (cinco) dos quais praticados em uma única noite


Fotos: Polícia Civil

Paulo Mourão registra candidatura o Senado e demonstra otimismo

Paulo Mourão registra candidatura o Senado e demonstra otimismo

quarta, 15 de agosto de 2018, às 22h 06min

Ascom


Agora é oficial. O deputado estadual Paulo Mourão (PT) registrou sua candidatura ao Senado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na tarde desta quarta-feira, dia 15, pela coligação Frente Alternativa (PT, PCdoB, PTB, PDT, REDE, PRTB, PSD e PV). O senadoriável estava acompanhado da sua suplente, Germana Pires (PC do B) do candidato ao senado Irajá Abreu (PSD) do candidato a governador pela coligação, Márlon Reis (Rede) e seu vi-governador Zé Geraldo.



Na saída do TRE, Paulo Mourão falou sobre o momento político, ressaltando o sentimento profundo da sociedade de desesperança e desejo de mudança. “Eu tenho a certeza de que se nós os políticos não fizermos uma reflexão profunda sobre o que é representar a sociedade, essa desaprovação e esse sentimento de abandono que a sociedade brasileira e o tocantinense sentem se aprofundará”, afirmou.

Paulo Mourão entende que é preciso que a classe política faça uma revisão de suas ações. “Eu tenho feito de tudo para demonstrar - ao longo de minha carreira política –que é preciso que a sociedade civil e a classe política, mudem suas atitudes para que possamos construir um país e o estado do Tocantins desenvolvido e justo socialmente”, declarou.

Paulo Mourão afirmou ainda que está com muita expectativa de que a classe política tocantinense possa representar melhor o seu povo, assim como deseja a sociedade. “Eu me encaixo nesse perfil e eu desejo isso, assim como a sociedade, temos que fazer mudanças profundas, tanto a forma de escolher um candidato, como esse candidato depois de eleito representar dignamente o seu povo e cumprir com seu papel”, reforça.

Márlon Reis registra candidatura e diz que apresentará um projeto que renovará a esperança do povo com o futuro do Tocantins

Márlon Reis registra candidatura e diz que apresentará um projeto que renovará a esperança do povo com o futuro do Tocantins

quarta, 15 de agosto de 2018, às 22h 04min

Ascom




O ex-juiz e criador da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis, registrou na tarde desta quarta-feira sua candidatura ao Governo do Estado para a eleição de outubro. A coligação tem como candidato a vice o ex-deputado José Geraldo (PTB) e como candidatos ao Senado Irajá Abreu (PSD) e Paulo Mourão (PT).

Márlon Reis disse que o projeto que apresentará para o Estado retomará a esperança do povo com o futuro do Tocantins. “O projeto foi construído o cuidado e dedicação de muitas pessoas, de diversas áreas, e renovará a esperança do povo com o futuro do Tocantins. É um projeto que pretende tirar o nosso Estado da crise administrativa, moral e política em que se encontra e recolocar o Tocantins no rumo do desenvolvimento”, adiantou.

Acompanhado de José Geraldo, Paulo Mourão e Irajá Abreu, Márlon Reis disse que o trabalho começará de imediato e que todo grupo está muito motivado e empenhado em rodar todo o Tocantins, para apresentar soluções eficazes para os problemas vividos pela população tocantinense.

“O Tocantins precisa de cuidados. Temos que acabar com a corrupção que destruiu nosso Estado e dar a atenção imediata aos problemas mais sérios que vêm maltratando nosso povo. Nessa hora, é preciso ter o nosso Tocantins no coração e trata-lo com carinho e respeito”, acrescentou Márlon Reis.

A equipe de coordenação da campanha de Márlon Reis se reúne nesta quinta-feira para traçar as primeiras ações de campanha.


SIQUEIRA DESISTE DE CANDIDATURA AO SENADO POR PROBLEMAS DE SAÚDE. ASSESSORIA EMITE NOTA

SIQUEIRA DESISTE DE CANDIDATURA AO SENADO POR PROBLEMAS DE SAÚDE. ASSESSORIA EMITE NOTA

quarta, 15 de agosto de 2018, às 20h 52min

O Ex-governador, Siqueira Campos (DEM) desistiu de ser candidato a senador nesta quarta-feira, 15, após ele mesmo informar que sua 'carreira política teria chegado ao fim'.

O ex-govarnador está internado no Hospital Santa Tereza, em Palmas. Segundo as informações, Eduardo Gomes, que seria o primeiro suplente, assume a candidatura. Siqueira irá para primeira suplência do ex-deputado federal.



Por volta das 19h30, o o deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos, filho do ex-governador, recebeu a informação de que seu pai não teria tido melhoras nesta tarde.

Eduardo atendia naquele momento a prefeita de Pugmil, Maria de Jesus e lideranças de vários municípios. O deputado chegou a chorar ao receber a informação e seguiu direto para o Hospital.

O ex-governador liderava com folga todas as pesquisas para o senado. Nesta tarde, o nome de Siqueira já havia sido registrado como candidato ao Senado na chapa de Mauro Carlesse (PHS). A chapa será invertida, com Eduardo Gomes como titular e siqueira na suplência.


NOTA DA ASSESSORIA

Comunicado

O ex-governador Siqueira Campos (DEM) informa que nesta quarta-feira,15, por volta das 10h, foi internado no hospital Santa Tereza, em Palmas, e diagnosticado com anemia e desidratação.

Ao final da tarde desta quarta-feira, por iniciativa própria, ligou para o editor-chefe do Jornal do Tocantins, jornalista Tião Pinheiro, e comunicou sua decisão de não mais ocupar a cabeça de chapa para o Senado Federal. Não pela sua idade, mas sim por fatos como estes que ocorreram nesta data e que o impediriam de visitar os 139 municípios tocantinenses. De poder abraçar e corresponder com a sua presença, o desejo que o eleitor tem de conduzi-lo ao Senado da República.

Após entendimentos mantidos com a presidente do Democratas, deputada federal Dorinha Seabra, e com seu companheiro de chapa, ex-deputado Eduardo Gomes, Siqueira Campos comunicou que continuará na chapa, mas na condição de primeiro suplente. Podendo assim, quando chamado, continuar contribuindo com o Tocantins.

Siqueira Campos lembrou ainda que seu antepassado Toninho Siqueira Campos e o Brigadeiro Eduardo Gomes fizeram história no famoso episódio dos 18 do forte de Copacabana. E que aos 17 anos, inspirado no Brigado Eduardo Gomes, filiou-se à União Democrática Nacional (UDN), que é o DNA de seu atual partido, o Democratas. “Comecei a minha vida pública com o Brigadeiro Eduardo Gomes e parto para finalizá-la com jovem Eduardo Gomes, meu companheiro de chapa, que desde os seus 17 anos me acompanha na vida pública”, encerrou.


Élcio Mendes
Assessoria de Imprensa 

Médico é cedido para outro estado e 24 cidades do TO ficam sem atendimento

Médico é cedido para outro estado e 24 cidades do TO ficam sem atendimento

quarta, 15 de agosto de 2018, às 16h 41min

A cessão do único médico otorrinolaringologista do Hospital Regional de Augustinópolis para o Estado do Maranhão foi parar na Justiça. O Ministério Público Estadual entrou com uma ação para obrigar o governo do Tocantins a anular a portaria num prazo de 30 dias. A promotoria alega que os moradores da região estão desassistidos.



A Secretaria Estadual da Saúde informou que a gestão ainda não foi cientificada sobre a ação do MPE, e assim que isso acontecer tomará as providências cabíveis. Sobre a cessão do servidor, disse que o governo está tomando ciência dos fatos para adotar as procedimentos necessários.

O MPE diz que o hospital é responsável pela cobertura do SUS em toda a região do norte do Tocantins, conhecida como Bico do Papagaio, onde moram 200 mil pessoas em 24 municípios. O afastamento do médico Pedro Serafim de Sousa Neto da unidade deixou a unidade sem cobertura na área de otorrinolaringologia.

A cessão do médico foi feita sem consulta prévia à direção do hospital, segundo o MPE. Entre os anos de 2016 e 2017, o profissional já havia sido afastado para atuar no outro estado.

“Os pacientes da rede pública não dispõem desse atendimento há quase dois anos no Hospital Regional de Augustinópolis, uma vez que o profissional foi cedido, mesmo sabendo-se que era o único médico otorrinolaringologista desta Unidade de Saúde”, afirmou o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida.

Na ação, o MPE requer o retorno imediato do médico ao quadro do Hospital Regional de Augustinópolis para prestação adequada, contínua, ininterrupta, eficiente e segura dos serviços de saúde na Unidade. Em caso de descumprimento, a promotoria pediu a aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil.

 

Unidade prisional de Cariri será referência em colônia agrícola no Tocantins

Unidade prisional de Cariri será referência em colônia agrícola no Tocantins

quarta, 15 de agosto de 2018, às 16h 28min
Ascom

O Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, construído em 1978, na época que o Tocantins ainda era território do norte goiano, voltará a ter sua função para o qual foi concebido: uma colônia agrícola, destinada ao cumprimento da pena de reeducando em regime semi-aberto. Com 24 alqueires de área total, 32 cabeças de bovinos e 70 de suínos, a unidade prisional tem grande potencial para abrigar e agregar projetos de avicultura, suinocultura e piscicultura, principalmente, além de sistema de produção de hortaliças.

Para tanto, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que é a pasta que administra o Sistema Penitenciário, e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagro) já trabalham em projetos com esta finalidade. Os gestores das duas secretarias Heber Fidelis, da Seciju, e Thiago Dourado, da Seagro, acompanhados de equipes técnicas, já estiveram na unidade prisional apontando a necessidade de estudos e licenças para desenvolver projetos. “A primeira coisa que vamos providenciar será a regularização fundiária do espaço, bem como a regularização ambiental e a escolha de atividades que possam estar alinhadas com a própria necessidade da unidade”, aponta Dourado.

As secretarias também pretendem investir na produção de proteína animal e de algum tipo de carboidrato que venham a fazer parte da rotina do Sistema Prisional. Segundo Fidelis, vocação e terreno a unidade tem de sobra, bem como água abundante e de qualidade. Diante disso, um projeto de piscicultura também será estudado para instalação, bem como um sistema irrigado de milho, ou seja, a ideia é investir em alguma cultura que possa, constantemente, alimentar a avicultura, a suinocultura e a própria piscicultura dentro do espaço. “Nossa ideia é movimentar a atividade laboral na unidade prisional, promovendo capacitação in loco e gerando renda para os próprios projetos se manterem e para os reeducandos”, completa.

Ainda segundo Fidelis, faz-se necessária as regularizações fundiária, ambiental e animal, pois são questões primárias para que se possa captar verba para os projetos. Como a produção bovina requer grandes áreas, na unidade de Cariri ela não deverá ser expandida, mas mantida no sentido da produção leiteira. “Já a suinocultura é possível de expansão dentro do espaço existente, com uma produtividade maior e associada com a pecuária intensiva”, antecipa o gestor da Seagro.

Reinserção social

A oferta de projetos e atividades laborais diversas no CRSLA, tornando a unidade definitivamente uma colônia agrícola, será um fator positivo para os reeducandos da unidade prisional. Eles voltarão ao convívio social extramuros com certificação e qualificação na produção agrícola em uma série de culturas e atividades pecuárias.

O reeducando F.J.S.S, 35 anos, condenado a nove anos de prisão pelo artigo 213, está há três anos na unidade prisional de Cariri e trabalha na suinocultura, cuidando de porcos. Para ele, não tem como explicar a oportunidade dada de poder trabalhar internamente. “Aqui aprendi como lidar com os porcos e acabei tendo grande carinho por eles”, diz ele, que aguarda para o próximo mês de setembro o alvará de soltura. “Minha ideia ao sair é poder trabalhar nesta área, numa chácara ou fazenda, de preferência se for minhas mesmo”, avisa.

 

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Portal Benício - Compromisso com a Verdade - Todos direitos reservados
Rua Araguaia, 600. Centro - Paraíso do Tocantins - (63) 3602-1366 - 9.9975-8218 - elvecinobenicio@hotmail.com
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet | Agência Digital | Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web