Adicione o Correio do Povo nas suas redes

Notícias

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre atendimento público

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre atendimento público

terça, 14 de agosto de 2018, às 07h 02min

Ascom

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins participaram nesta segunda-feira, dia 13, de uma capacitação sobre atendimento ao público, promovida através da parceria entre a gestão municipal e o SEBRAE. A programação aconteceu no Auditório do SEBRAE, localizado no Setor Bela Vista.



A formação foi destinada aos atendentes das Unidades de Saúde do município, tendo como objetivo aprimorar a excelência no atendimento aos usuários do sistema público de saúde do município.

A programação contou com palestras proferidas pelo analista técnico, Amageldo Barbosa e pela comunicóloga Ana Paula Gomes. Os participantes foram divididos em duas turmas, no período matutino e vespertino.



De acordo com a analista do SEBRAE Tocantins, Renata Moura Simas, que participou da abertura dos trabalhos, o objetivo da formação é levar conhecimento aos profissionais sobre técnicas de atendimento. “É necessário que os profissionais do serviço público ofereçam um bom atendimento ao público, melhorando assim a qualidade dos serviços”, explica.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Rosirene Leal, o bom atendimento é o cartão de visita das Unidades de Saúde. “A questão de atendimento é muito importante, pois é nosso cartão de visita. Quando o usuário adentra a nossas unidades, ele quer se bem acolhido e bem atendido, sendo estas características fundamentais em qualquer instituição”, ressalta a Secretária.

Diego Castelo e Orquestra Granada do Tocantins foram atrações da Sexta Cultural em homenagens aos Pais

Diego Castelo e Orquestra Granada do Tocantins foram atrações da Sexta Cultural em homenagens aos Pais

segunda, 13 de agosto de 2018, às 14h 09min



Na última sexta-feira, dia 10, a Praça da Cultura José Torres, no centro de Paraíso, recebeu mais uma edição do Projeto Sexta Cultural. A programação contou com apresentação da Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins e do Cantor Diego Castelo.

Regida pela Professora Dorinha Brandalise, a Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins, projeto do Governo do Estado do Tocantins, em parceria com a Prefeitura de Paraíso e que conta com jovens estudantes da cidade, apresentou um repertório especial para o Dia dos Pais.



A segunda atração da noite foi o cantor Diego Castelo, que acompanhado por Diego Brito, no Baixo Elétrico e Gilvan Batista, Bateria, mostrou ao público paraisense seu repertório recheado de clássicos da Música Popular Brasileira.



A Sexta Cultural acontece semanalmente, sendo promovida pela Prefeitura de Paraíso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, tendo como objetivo promover a produção artística local e os bens culturais de Paraíso, além do lazer a comunidade.


--
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Paraíso 

Kátia Abreu emite carta aos "amigos e amigas jornalistas" do Tocantins

Kátia Abreu emite carta aos "amigos e amigas jornalistas" do Tocantins

segunda, 13 de agosto de 2018, às 13h 47min

Ascom



CARTA AO TOCANTINS


Caros amigos e amigas jornalistas,

Aceitei o grande desafio de concorrer a Vice-Presidente da República na chapa do candidato Ciro Gomes do PDT. Sua candidatura é tida como viável por todos analistas políticos do Brasil. Seu preparo, competência e honestidade já foram testados durante sua carreira na vida política.

Como candidata a Vice, tenho as melhores expectativas de participar da mudança do Brasil e por consequência do meu Tocantins.

Minha família e minha trajetória de trabalho vêm sendo construída em nosso Estado e é daqui, do convívio com nossa gente, que tiro forças e ânimo para seguir com Ciro Gomes o maior desafio da minha vida.

Sei que, com ele, o emprego será de verdade, a educação será prioridade, a vida das pessoas vai melhorar de fato e a autoestima do brasileiro será recuperada.

Olhar nesse momento para o Brasil é também olhar para o meu Tocantins. Estado atravessa um dos mais difíceis momentos da sua história. Ainda este ano andei por todas as regiões, por cada canto do Estado. E o que vi e ouvi será muito importante para dar força ao movimento de transformação que Ciro Gomes propõe. Um movimento, que antes de qualquer outra coisa, é um movimento de união nacional.

Começo aqui no Tocantins meu propósito de construir uma enorme corrente do bem, que passe por todos os estados, pessoas, ideologias e partidos. Neste momento de crise e de falta de esperança precisamos de um país unido, jamais dividido.

Ciro Gomes e eu não faremos nada sozinhos. Queremos construir com cada brasileira, com cada brasileiro, o mais importante pacto social de mudanças e transformações que o Brasil já vivenciou. Vamos precisar de todos.

Eu agradeço aos tocantinenses por tudo que me ensinaram nestes tantos anos de vida pública, por cada um dos cargos que já pude ocupar graças à confiança desse povo generoso.

Agora, com a mesma certeza de poder dar o melhor de mim, peço o apoio de vocês quando sou a primeira tocantinense a integrar uma chapa na eleição presidencial do Brasil. Quero sempre ser motivo de orgulho para o meu Estado e para o Brasil.

Confiem na minha dedicação. Sinto um enorme entusiasmo para encarar mais esse desafio e essa motivação devo a vocês. Vivo por um povo que acredita na vida e acredita em Deus.


Muito obrigado. Conto com você.

Um forte abraço da amiga,



Kátia Abreu

Candidata a Vice-Presidente do Brasil



Palmas – TO, 13 de agosto de 2018.

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa organiza conferências no Tocantins

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa organiza conferências no Tocantins

segunda, 13 de agosto de 2018, às 13h 02min
Ascom

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está organizando as Conferências Regionalizadas dos Direitos da Pessoa Idosa, com a temática “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. As conferências serão realizadas nos municípios de Augustinópolis, Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis e Porto Nacional. A primeira conferência está marcada para entre os dias 3 e 6 de setembro na cidade de Augustinópolis.

O objetivo é reunir a sociedade em geral e todos os segmentos envolvidos com a política da pessoa idosa, como explica a presidente do CEDIPI, Sandra Maria Ribeiro Leitão. “As conferências regionalizadas acontecem para que juntos possamos discutir, propor e sistematizar propostas voltadas para essa parcela da população, os idosos,e que posteriormente serão apresentas na Conferência Estadual marcada para 2019”, disse.

Eixos

Serão trabalhados quatro dentro da temática nos encontros, como: os Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, explorando os subeixos da saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer. Outros temas abordados estarão relacionados àEducação, ao Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e também doPapel dos Conselhos no Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

“No Tocantins, o CEDIPI definiu realizar regionalizadas, pois há menos de 40% de conselhos instituídos no estado. É uma política que precisa ser priorizada no estado, aproximadamente 15% da população já está nessa faixa etária, precisamos sair dessa inércia, ainda não temos uma política estadual instituída e não temos recursos assegurados especificamente para essa política”, expôs a presidente do Conselho, Sandra Maria.“Na conferência, discutiremos todos os eixos definidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI|) e definiremos o que as gestões devem investir na área do envelhecimento nos próximos 3 anos”, complementou.

Público-alvo

As conferências são abertas para membros da sociedade em geral, mas voltada principalmente para os usuários das políticas para pessoa idosa e servidores públicos das políticas setoriais. Para os municípios que tiverem conselho municipal dos direitos da pessoa idosa serão destinadas quatro vagas deliberativas, sendo duas para conselheiros do poder público e duas para conselheiros da sociedade civil.

Cronograma das regionalizadas:

Norte I – Augustinópolis: 4 de setembro de 2018

Norte II – Araguaína: 6 de setembro de 2018

Centro Oeste – Paraíso: 11 de setembro de 2018

Norte III – Guaraí: 13 de setembro de 2018

Sudeste – Dianópolis: 19 de setembro de 2018

Sudoeste - Gurupi: 21 de setembro de 2018

Centro Leste - Porto Nacional: 28 de setembro de 2018



 

TENTATIVA DE FUGA DE PRESOS É FRUSTRADA POR AGENTES EM CRISTALÂNDIA

TENTATIVA DE FUGA DE PRESOS É FRUSTRADA POR AGENTES EM CRISTALÂNDIA

segunda, 13 de agosto de 2018, às 11h 55min

Ascom


Uma tentativa de fuga foi frustrada na manhã do sábado, 11, na Cadeia Pública de Cristalândia. Agentes do Sistema Penitenciário penitenciários daquela unidade prisional, com apoio de agentes da Cadeia Pública de Pium e da Polícia Militar, descobriram uma escavação que, possivelmente, seria utilizada por reeducandos para uma tentativa de fuga em massa.



Durante a troca de turno, os agentes de Cristalândia identificaram ruídos vindo do interior da carceragem, tendo como procedimento operacional de segurança solicitado o apoio. Durante a realização do procedimento de vistoria, às 08h15, descobriram a escavação, os autores e o plano de fuga, que estava previsto para o momento do banho de sol, durante a transmissão de um jogo de futebol naquele mesmo dia, favorecidos pelo som da televisão.

A ação foi considerada um sucesso no que se refere a trabalho preventivo e não teve agentes ou reeducandos feridos. A unidade prisional de Cristalândia tem hoje 52 reeducandos.

PIS/Pasep: resgate começa amanhã para trabalhadores de todas as idades

PIS/Pasep: resgate começa amanhã para trabalhadores de todas as idades

segunda, 13 de agosto de 2018, às 11h 12min

Agência Brasil

A partir desta terça-feira (14), trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus recursos. O prazo ficará aberto até 28 de setembro.

Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir de amanhã, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos. A partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Até 2017, o saque das cotas era permitido quando o trabalhador completasse 70 anos, em caso de aposentadoria e em outras situações específicas. Desde o ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso e até setembro pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro.

Em julho, o pagamento foi suspenso para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. Na primeira etapa do cronograma, encerrada no dia 29 de junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, retirando uma soma de R$ 1,5 bilhão.

Agência Brasil

Prazo para solicitação de kits digitais termina nesta terça-feira, 14

Prazo para solicitação de kits digitais termina nesta terça-feira, 14

segunda, 13 de agosto de 2018, às 10h 45min

Falta apenas um dia para que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações faça o desligamento do sinal analógico em Palmas e quem ainda não solicitou o kit gratuitamente tem até esta terça, 14, das 8 às 18 horas, para fazer agendamento nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital ou pelo site do Seja Digital.

Mesmo aqueles que possuem TV de tubo podem fazer a conversão do sinal analógico para digital. Para isso basta instalar o kit TV Digital, que é composto por um conversor digital, antena e controle remoto. Com este kit será possível assistir aos canais abertos com a qualidade de TV digital. Até a última sexta-feira, 10, cerca de 80% dos beneficiários retiraram seus kits

A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Valquíria Rezende, destaca que a parceria entre a Seja Digital e os Cras tem proporcionado a muitas famílias a oportunidade de atualizar seus aparelhos de TV e, dessa forma, diminuir despesas e preservar o meio ambiente.

Segundo a porta-voz da Seja Digital, Silvania Réquia, no sinal digital a imagem é muito mais nítida, com som de qualidade, sem ruídos e interferências, com possibilidade de mobilidade e interatividade, e o melhor, continua sendo grátis. Ela também explica que a TV Digital veio com o objetivo de aumentar o sinal, iniciar a nova faixa de frequência para celulares e ainda melhorar a qualidade de sons e imagens oferecidas em território nacional.

Critérios

De acordo com a Seja Digital, para adquirir o kit digital, o interessado deve ser cadastrado no CadÚnico, haja vista que é por meio deste cadastro que é gerado o Número de Inscrição Social (NIS); ser representante de família de baixa renda entendida como aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos. 

De olho no G6, Fluminense busca vitória contra o Internacional no Maracanã

De olho no G6, Fluminense busca vitória contra o Internacional no Maracanã

segunda, 13 de agosto de 2018, às 10h 36min

De olho na reabilitação e no G6 - a zona de classificação à Copa Libertadores. Assim o Fluminense entra em campo na busca pela vitória contra o Internacional, nesta segunda-feira, às 20 horas, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela partida que encerra a 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Pelo Brasileirão, o Fluminense vem de uma derrota para o Ceará, em Fortaleza, e de um empate por 1 a 1 com o Bahia, no Rio de janeiro. Por isso, soma 22 pontos, na nona colocação, e quer encurtar a distância para o G-6 - hoje o sexto colocado é o Palmeiras, com 30.

O treinador Marcelo Oliveira sabe que o jogo é importante, uma vez que o Fluminense perdeu pontos importantes contra o Bahia na rodada passada. "Em uma competição como é o Campeonato Brasileiro não podemos perder pontos em casa. Portanto, o que aconteceu contra o Bahia não pode se repetir contra o Internacional, mesmo este sendo um postulante ao título", explicou.

A vontade de ganhar e o momento do Internacional, que está na quarta colocação e sonha até com o título, geram respeito pelo lado do Fluminense. "Vamos enfrentar um grande adversário, que merece o nosso respeito pela tradição e por estar fazendo uma grande campanha. O importante é o Fluminense jogar com tranquilidade e concentração, minimizando os erros", disse o volante Aírton.

Marcelo Oliveira não sabe se poderá contar com o meia equatoriano Junior Sornoza, que sofreu um edema na coxa esquerda contra o Bahia e pode ser vetado. Caso isso aconteça, Daniel, que teve o seu retorno solicitado ao Oeste após se destacar pelo clube paulista na Série B do Campeonato Brasileiro, vai assumir a condição de titular.


Estadão Conteúdo

Membros do MPE e da Polícia Civil discutem formas de agilizar procedimentos criminais

Membros do MPE e da Polícia Civil discutem formas de agilizar procedimentos criminais

segunda, 13 de agosto de 2018, às 10h 30min

Foi realizada na sexta-feira, 10, na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas, reunião do grupo de trabalho que estuda mecanismos de otimizar os trabalhos e desburocratizar a tramitação de inquéritos criminais no Tocantins. A reunião foi conduzida pela assessora especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes, e contou com a participação de delegados da Polícia Civil, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e membros do MPE.



“O Procurador-Geral de Justiça entendeu que era necessária a formação de um grupo de trabalho envolvendo membros para definir a melhor forma de dar celeridade aos inquéritos criminais. Nós, no entanto, entendemos por bem estender as tratativas com os delegados, uma vez que trabalhamos com uma única finalidade: efetivar a comunicação direta entre MP e SSP”, comentou Thaís Cairo.

Participaram da reunião os promotores corregedores Octahydes Ballan Júnior e Pedro Evandro de Vicente Rufato; o presidente da Associação Tocantinense do MP, Promotor de Justiça Luciano César Casaroti; além do coordenador do Caop do Patrimônio Público e Criminal, Promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva.

Durante a reunião, a coordenadora do E-proc no MPE, Natália Fernandes Machado, alertou que o sistema já possui ferramenta que torna mais ágil a tramitação das informações. Agora o grupo formalizará o pedido para requerer a implementação da ferramenta na comunicação entre os Promotores de Justiça que atuam na área criminal e os delegados da polícia civil. (João Lino Cavalcante)

Morre fundador da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo

Morre fundador da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo

segunda, 13 de agosto de 2018, às 07h 06min

O jornalista e matemático Cláudio Weber Abramo, de 72 anos, morreu ontem (12) em São Paulo. Ele se submetia a um tratamento de combate ao câncer no Hospital Samaritano, na capital paulista.



Referência no trabalho de combate à corrupção e na defesa da ética, Abramo é um dos fundadores da organização não governamental (ONG) Transparência Brasil. Era vice-presidente do Conselho Deliberativo da entidade e foi diretor executivo.

Além de jornalista, era bacharel em matemática pela Universidade de São Paulo e mestre em filosofia da ciência pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil, entre outros.

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Portal Benício - Compromisso com a Verdade - Todos direitos reservados
Rua Araguaia, 600. Centro - Paraíso do Tocantins - (63) 3602-1366 - 9.9975-8218 - elvecinobenicio@hotmail.com
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet | Agência Digital | Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web