Adicione o Correio do Povo nas suas redes

Notícias

Com epidemia de cesáreas 4 em cada 10 bebês nascem antes do tempo ideal

Com epidemia de cesáreas 4 em cada 10 bebês nascem antes do tempo ideal

segunda, 13 de agosto de 2018, às 06h 57min

R7/Estadão Saúde

O Brasil vive duas novas "epidemias" relacionadas aos altos índices de cesárea - a de bebês prematuros (menos de 37 semanas de gestação) e a dos chamados "termo precoce", que nascem em uma fase posterior, com 37 e 38 semanas. Estudo feito pela UCPel mostra que 4 entre 10 crianças nascidas no Brasil em 2015 tinham menos de 39 semanas de gestação, considerado período ideal.

Bebês que nascem com essa idade gestacional têm maior risco de adoecer e, no futuro, de apresentar problemas de aprendizado. "Vivemos três epidemias interligadas. É um grave problema de saúde pública, que pode trazer impacto a curto, médio e longo prazo", afirma o coordenador do estudo, professor Fernando Barros.

Publicado na revista científica BMJ Open, o trabalho alerta para as consequências desse fenômeno, sobretudo no momento em que o País enfrenta uma crise econômica, com cortes nos investimentos de saúde pública e educação. Ele tinha como objetivo mensurar o impacto das cesáreas na frequência de partos antes do período considerado mais seguro para o nascimento, compreendido entre a 39 e 41 semanas da gestação.

Há tempos especialistas suspeitam que a cesárea, sobretudo de data agendada, aumentava o risco de partos precoces. A pesquisa comprovou a hipótese. "Os dados são importantíssimos e mostram a necessidade de se tomar medidas para reduzir a cesáreas no País" avaliou Maria Albertina Santiago Rego, do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Para fazer o estudo, pesquisadores analisaram individualmente 2 9 milhões de registros de nascimentos ocorridos em 2015. Além disso, os autores avaliaram municípios que apresentaram diferentes taxas de cesáreas e concentraram a atenção naqueles que tinham mais de mil registros de nascimento anuais. Ao todo 520 se encaixavam nessas características; juntos respondiam por 82% dos relatos.

Nas cidades que apresentavam taxas de cesárea superiores a 80%, o indicador de partos prematuros era 21% maior do que naquelas que registravam menor proporção (com 30% de cesáreas). Mas a diferença mais significativa foi identificada na frequência dos nascimentos a "termo precoce" (37-38 semanas). Nas cidades onde as taxas de cesárea superam os 80%, a prevalência dos nascimentos de bebês nesta fase da gestação foi 64% superior quando comparado com municípios que tinham menos de 30% de cesáreas.

Barros avalia que as três epidemias interligadas preocupam igualmente. Crianças prematuras têm maior risco de morte e adoecimento nos primeiro período de vida e de problemas cognitivos mais tarde. Algo que acende o sinal de alerta, sobretudo quando se leva em consideração de que o Brasil tem o dobro da prevalência de prematuridade de países riscos. No caso de crianças nascidas entre 37-38 semanas, embora o impacto para saúde e desenvolvimento cognitivo seja menos acentuado, o número de crianças nessas condições é maior.

Prematuros respondem por 10% dos nascimentos no País e os pré-termo, por 30% (900 mil nascimentos por ano). "O risco é mais discreto, mas ele pode produzir uma carga de problemas importantes." Não menos significativa é a ameaça de problemas de saúdes para a mãe.

Grávida de gêmeos, a servidora pública Tatiana Malta há quatro anos pediu para fazer cesárea. "Fiquei com medo da dor. Não sabia qual seria meu limite, com dois partos seguidos", recorda. Ela, no entanto, fez questão de o procedimento ser feito só depois do início do trabalho de parto. "Queria que os bebês estivessem prontos para nascer. E acho que fez diferença."

Evidências

"As famílias têm de ser informadas. O direito de escolher a forma do parto não pode competir com o direito das crianças de nascerem depois das 39 semanas", afirma Barros. O coordenador cita uma série de estudos internacionais. Um deles, realizado em Belarus com crianças com 6 anos, mostra que o QI de crianças nascidas com 37 semanas é significativamente menor do que o daquelas nascidas entre 39 e 41 semanas de gestação.

Outro trabalho, da Escócia, mostra que crianças nascidas a termo precoce têm mais necessidades de recorrer a cursos especiais de educação do que as que nascem após 39 semanas. Por fim, taxas de suecos entre 23 e 29 anos que recebem algum auxílio por problemas de saúde ou incapacidade é maior entre aqueles que nasceram com 37 e 38 semanas de gestação do que entre aqueles que nasceram entre 39 e 41 semanas.

Partos por cirurgia

Dados preliminares do Ministério da Saúde - que ainda precisam ser confirmados - mostram que 55,75% dos partos em 2017 foram por cesáreas. Os números indicam que as taxas são maiores do que as registradas no ano anterior, quando foram 55,51%, e chamam a atenção sobretudo pelo fato de ocorrerem logo depois de uma série de iniciativas para tentar reduzir a epidemia de cesáreas no País.

O Brasil apresenta a segunda maior taxa de cesáreas do mundo, atrás da República Dominicana, com 56,4% de procedimentos em 2013. Diante de números tão expressivos, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Conselho Federal de Medicina lançaram ao longo dos últimos dois anos medidas para reduzir essa prática. O Ministério da Saúde não comentou o caso.

Já o CFM recomenda desde 2016 que a cesárea, a pedido do paciente, seja realizada a partir da 39.ª semana. "Justamente para evitar que partos ocorressem entre 37.ª e 38.ª. Muitos médicos tinham dúvidas se seria ético já realizar a cesárea a partir dessa fase", afirma a médica integrante da Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina, Adriana Scavuzzi. Ela diz que não há ainda condições de saber qual o impacto da medida.

Fernando Barros, coordenador do estudo sobre cesáreas, também diz não haver condições de mensurar. Mas observa que a prevalência de cesarianas pode ter chegado ao máximo no País. No entanto, é preciso que todos saibam que nascer antes de 39 semanas pode acarretar problemas.

Dados da ANS mostram que as medidas tomadas até agora trouxeram um aumento de 2% dos partos normais e redução de 5% das cesáreas entre 2016 e 2017. Mesmo assim, no ano passado, foram 432.675 cirurgias, quase cinco vezes mais do que os 87.947 partos normais em planos de saúde.

A pesquisa coordenada por Barros revela ainda que entre mulheres com mais de 12 anos de escolaridade a maior parte das cesáreas é antes da entrada no trabalho de parto: 49,2%. Outros 30,5% ocorrem em trabalho de parto. Nesse grupo, 20,3% são por parto normal.

A situação é bem diferente quando se analisam mulheres com menos de 4 anos de estudo. Nesse grupo, 62,2% dos partos são normais, 24,6% das cesáreas ocorrem em trabalho de parto e 13,2% são feitos com data marcada.

PAIS DE PARAÍSO E REGIÃO PODEM RECEBER UNITINS DE PRESENTE, EM BREVE

PAIS DE PARAÍSO E REGIÃO PODEM RECEBER UNITINS DE PRESENTE, EM BREVE

domingo, 12 de agosto de 2018, às 06h 47min
Da Redação

“O melhor bem que um pai pode dar a seu filho é o estudo”.

Na última sexta-feira, 10 de agosto, as comissões de estudos para implantação da Unitins em Paraíso do Tocantins se reuniu pela primeira vez para debater assuntos importantes que definirão como a Universidade do Tocantins atuará na região.



Presentes, o professor Amarair Tavares, coordenador da comissão que representa a Unitins e a comissão que representa as comunidades de Paraíso e do Vale do Araguaia, que é composta pelo vereador Professor Deley Oliveira, vereador Whisllan Maciel, as professoras Kénia Paulino, Meyrivane Arraes além dos membros Wiliam Assunção, Rafael Verti, Daniel Alencar Bardal e Elizabeth Toledo.

Entre os assuntos, os cursos que poderão ser oferecidos à população, sede provisória da Unitins, cursos já existentes em outras cidades, questões financeiras e pedagógicas e otimização do tempo, que é a questão política.



A comissão paraisense apresentou uma lista de cursos para que a Unitins faça uma avaliação e defina a possibilidade de colocá-los à disposição da comunidade. Os cursos solicitados foram: Direito, Engenharia Agronômica, Geografia, Estética, Educação Física e Enfermagem.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal. O presidente da Casa, Professor Deley Oliveira, informou que, além de estreitar os laços entre as comissões da Unitins e de Paraíso, as discussões podem provocar agilidade na implantação da Universidade no município.



“Nós analisamos os cursos que a Unitins já tem, os cursos que Paraíso já tem nas faculdades particulares e no caso da IFTO, e propomos a eles alguns cursos, para que  análisem e deem um retorno o mais rápido possivel. Em breve teremos uma audiência pública para tratar do assunto” disse Deley Oliveira.

Na próxima semana as comissões voltam a se reunir para fazer uma análise do público que virá a ser beneficiado em relação ao polo da Unitins em Paraíso.

DIA DOS PAIS

A notícia chega como um grande presente para os pais, principalmente aqueles que têm dificuldades em manter os estudos de seus filhos. Os esforços da Câmara de Vereadores e das comissões responsáveis pelos estudos podem e devem ser comemorados pelos chefes de famílias neste seu dia.

O retorno da Unitins a Paraíso representará um divisor de águas no desenvolvimento educacional e econômico do Município.




ANÚNCIO ============



Advogados escolhem Gedeon Pitaluga Jr e Janay Garcia para liderarem grupo de oposição na eleição da OAB Tocantins

Advogados escolhem Gedeon Pitaluga Jr e Janay Garcia para liderarem grupo de oposição na eleição da OAB Tocantins

domingo, 12 de agosto de 2018, às 06h 33min

Ascom




Um grupo com mais de 250 advogados e advogadas se reuniu na noite desta quinta-feira (09) para definir os nomes que vão liderar a oposição no processo eleitoral da Ordem dos Advogados (OAB) Seccional Tocantins. Representantes de várias regiões do Estado se reuniram em Palmas e escolheram os nomes dos advogados Gedeon Pitaluga Jr, como pré-candidato à Presidência da OAB pelo grupo e como vice, Janay Garcia.

A escolha foi feita por aclamação pelos advogados, que tiveram oportunidade de expor suas necessidades e frustrações com a atual gestão da Ordem. Entre as maiores queixas com a atuação da OAB atualmente está a falta de uma defesa contundente e atuante das prerrogativas dos advogados. A advogada Tereza Ibiapina, numa fala inicial do evento, pontuou que o fortalecimento da classe passa fundamentalmente pela atuação da Ordem na defesa das prerrogativas dos advogados.

Outros advogados como Sérgio do Vale, Kellen Pedreira, Walter Viana e Nile Willian também reforçaram a importância da formação desse grupo num momento como este e da construção de um projeto que possa fazer com que a OAB atue fortemente em seu papel fundamental que é a defesa dos advogados.

O grupo contou com grande representatividade do interior, como de Araguaína dos advogados Paulo Roberto e João Olyntho, e de Gurupi de Thiago Lopes Benfica e Verônica Disconzi, assim como a participação maciça de jovens advogados.

Falando já como pré-candidato à Presidência da OAB pelo grupo de oposição, Gedeon Pitaluga Jr fez um discurso emocionado. “Esse nosso projeto representa um grande desafio que precisa do apoio de cada um de nós para que consigamos levar a proposta que tem como principal bandeira o fortalecimento da advocacia”, pontuou.

Na reunião, ficou deliberado que será escolhida uma nova data para discutir os nomes que comporão chapa que irá disputar à diretoria da OAB para os próximos anos.

PARAISENSE

Gedeon Pitaluga pertence a uma família tradicional de Paraíso do Tocantins. ele é filho do advogado Gedeon Pitaluga e sobrinho do presidente da Associação Comercial local, Roberto Maia.

Processo Seletivo tem inscrições abertas pela Prefeitura de Gurupi - TO

Processo Seletivo tem inscrições abertas pela Prefeitura de Gurupi - TO

sábado, 11 de agosto de 2018, às 06h 55min

A Prefeitura de Gurupi, no Estado do Tocantins, recebe a partir de ontem, 10 de agosto de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo que visa formar cadastro reserva de profissionais de nível Médio e Superior.

Estão disponíveis o cargo de Professor Graduado das áreas de Ciências Biológicas ou Biologia (10); Matemática (5); História (5) e Agronomia (5) e Agente Administrativo com Curso de Braile (5) e Curso de Libras (5).

Os profissionais que forem admitidos nestas funções devem cumprir jornadas que variam de 20h a 40h semanais de trabalho, com remunerações que alternam de R$ 954,00 a R$ 2.301,34 ao mês.

As inscrições podem ser efetuadas diretamente na Secretaria Municipal de Educação, que fica localizada na BR - 242, Km 407, saída para a cidade de Peixe, parte do loteamento Fazenda Santo Antônio, até o dia 16 de agosto de 2018, nos horários de 14h30 às 17h30.

Os candidatos à estas oportunidades devem ser classificados por meio de avaliação curricular e entrevista, conforme consta no edital disponível para consulta em nosso site.

Este Processo Seletivo é válido pelo período de doze meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Governo vai propor adiamento de reajuste de servidores para 2020

Governo vai propor adiamento de reajuste de servidores para 2020

sábado, 11 de agosto de 2018, às 06h 51min

Agência Brasil

O presidente Michel Temer vai encampar a recomendação do Ministério do Planejamento segundo a qual não é possível dar aumento salarial ao funcionalismo em 2019.

A sugestão de suspender o aumento, que beneficia diferentes categorias, foi levada ao presidente pelo ministro do Planejamento, Esteves Colnago. O Palácio do Planalto já recebeu a proposta, que deverá ser transformada em Medida Provisória (MP). A medida será enviada em breve ao Congresso. A decisão final sobre o adiamento do reajuste para 2020 caberá ao Legislativo.

Com o orçamento apertado, o governo sustenta que haverá cortes bilionários nos programas sociais no ano que vem se não houver a suspensão do aumento, previsto para ser pago em janeiro, quando o novo presidente já terá assumido o cargo. A medida acarretaria uma economia de até R$ 11 bilhões no orçamento de 2019, considerando todos os servidores, entre civis e militares. Se o reajuste for adiado apenas para os civis, o impacto seria de R$ 6,9 bilhões, informou o Planejamento.

A previsão é que as despesas com pessoal da União em 2019, como salários e encargos, seja de R$ 322 bilhões. O ministro do Planejamento já informou, em entrevista recente, que, se o presidente concordasse com o adiamento do reajuste, uma proposição deveria ser enviada ao Legislativo antes do projeto do Orçamento de 2019, conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA 2019). Conforme a legislação, o governo precisa enviar até 31 de agosto a peça orçamentária para o ano seguinte.

Reajuste do Judiciário

O governo também já decidiu que irá esperar o Congresso se posicionar sobre a proposta de aumento de 16% nos salários do Judiciário, apresentada nesta quinta-feira (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme antecipou a Agência Brasil, o reajuste irá onerar a folha de pagamento do Executivo em R$ 243 milhões. Se considerado o "efeito cascata" nos demais poderes e também nas unidades da Federação, as despesas podem aumentar em até R$ 4 bilhões, segundo projeções de técnicos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Somente no Judiciário, o impacto seria de R$ 717 milhões ao ano. Nesta sexta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) também anunciou a mesma proposta de reajuste para procuradores.

Polícia Civil prende casal suspeito de aplicar golpe utilizando site de compra e venda nacional

Polícia Civil prende casal suspeito de aplicar golpe utilizando site de compra e venda nacional

sábado, 11 de agosto de 2018, às 06h 44min

Ascom


A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia (1º DP) da Capital prendeu na tarde desta sexta-feira,10, em Palmas, um casal suspeito de praticar crimes de estelionato utilizando-se de cheques falsos. De acordo com a Polícia Civil, Adenilson Pereira Neves,41, e Letícia Laiana de Souza Rodrigues, de 20 anos utilizava-se de um site nacional de compra e venda de produtos e eletrônicos e emitiam cheques falsos como forma de pagamento às vítimas.

De acordo com o delegado adjunto da 1ª DP, Cassiano Ribeiro Oyama, os criminosos entravam em contato com as vítimas e no momento do recebimento e pagamento pelo produto inventavam uma desculpa de que haviam sido roubados e como garantia pelo pagamento, entregavam cheques nominados a uma construtora presente no Estado. “Os suspeitos inclusive apresentavam cartões de visita da referida empresa como comprovação da idoneidade da ação. Vale ressaltar que a dupla sempre marcava em horários posteriores ao fechamento das agências bancárias para evitar que as vítimas tentassem descontar o cheque naquele mesmo dia”, afirmou.

Produtos

De acordo com a Polícia Civil, com os criminosos foram encontrados 06 (seis) celulares, 01 (um) computador de mesa modelo All in One, 01 (um) retroprojetor e 10 (dez) pares de sapatos, certa quantia em dinheiro, cartões de visita e folhas de cheque sendo algumas preenchidas. Após a prisão os suspeitos foram encaminhados para a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e a Unidade Prisional Feminina de Palmas, respectivamente.



Secretaria de Saúde de Paraíso promove blitz educativa sobre a Leishmaniose

Secretaria de Saúde de Paraíso promove blitz educativa sobre a Leishmaniose

sexta, 10 de agosto de 2018, às 16h 49min

Ascom


A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde/ Diretoria de Vigilância em Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 10, na Avenida Bernardo Sayão, uma blitz educativa sobre a Leishmaniose. A blitz fez parte da campanha de conscientização que teve início no último dia 6 e contou com ações voltadas a comunidade.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Nayara Brandão, a doença oferece riscos aos seres humanos. “As Leishmanioses visceral e tegumentar são doenças graves. Na zona urbana, o cachorro é o principal reservatório da doença, que pode ser transmitida ao ser humano através da picada do mosquito palha. A doença pode ser letal ao ser humano”, informa.

Apesar de grave, a doença tem tratamento gratuito ao ser humano, disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde. Os sintomas da Leishmaniose são febre, perda de peso, fraqueza, barriga inchada e anemia.


 

Prefeitos de Campos Lindos e Santa Terezinha declaram apoio a Siqueira para o Senado e Eduardo Siqueira para AL

Prefeitos de Campos Lindos e Santa Terezinha declaram apoio a Siqueira para o Senado e Eduardo Siqueira para AL

sexta, 10 de agosto de 2018, às 15h 24min

ASCOM


As candidaturas do ex-governador Siqueira Campos (DEM) ao Senado Federal e do deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM) à reeleição para a Assembleia Legislativa seguem ganhando apoios importantes e as duas campanhas que compõem a base de apoio à reeleição de Mauro Carlesse (PHS) ao Governo do Estado, estão sendo preparadas para ganhar as ruas a partir do dia 16.



Nesta semana, o prefeito Jessé Caetano e o vice-prefeito Deusimar Junior, de Campos Lindos, estivem com os candidatos para declarar apoio. O prefeito Jessé relembrou que Campos Lindos foi um município criado por Siqueira Campos e destacou a importância da implantação do projeto agrícola de Campos Lindos. “Hoje Campos Lindos é o 12º maior município gerador de ICMS no Estado”, afirmou o prefeito, mostrando que esse projeto de Siqueira Campos está levando desenvolvimento para a região. “Agora queremos continuar esse trabalho gerando oportunidades para nossa gente com os projetos de desenvolvimento que Siqueira irá trabalhar no Senado e que Eduardo Siqueira dará apoio ao nosso município na Assembleia”, complementou o Prefeito.



A prefeita Professora Itelma e o vice-prefeito Cícero Araújo, de Santa Terezinha do Tocantins, também declararam apoio a Siqueira Campos para o Senado e ao deputado Eduardo Siqueira para a Assembleia Legislativa, em virtude, segundo ela, da importante parceria que Siqueira e Eduardo fizeram com Santa Terezinha durante a última gestão de Siqueira Campos. “Eles sempre foram municipalistas e levaram diversos benefícios como os ônibus escolares, os tratores, as ambulâncias, a manutenção das estradas e sei que tanto Siqueira no Senado, como Eduardo na Assembleia, vão continuar nosso município. E nosso Estado só tem a ganhar com eles”, declarou a Prefeita.

Tanto Siqueira Campos quanto Eduardo Siqueira agradeceram o apoio e afirmaram que essa manifestação faz crescer a responsabilidade que ambos têm com o interior do Tocantins. “São dois municípios de regiões importantes e que merecem nossa atenção e nosso trabalho para melhorar a vida das pessoas que lá vivem. E essa será nossa missão”, declarou Siqueira Campos.

 

Adolescentes são suspeitos de matar homem para roubar R$ 600 em Paraíso

Adolescentes são suspeitos de matar homem para roubar R$ 600 em Paraíso

sexta, 10 de agosto de 2018, às 15h 24min

Dois adolescentes de 16 anos são suspeitos de matar Ivan Moreira dos Santos, de 41 anos, em Paraíso do Tocantins. Os dois foram apreendidos pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (9). O crime teria sido motivado para roubar cerca de R$ 600 que a vítima tinha na carteira. Ele tinha recebido o primeiro salário de um novo trabalho na noite anterior.



A família informou aos policiais que Ivan tinha sido contratado a pouco tempo para trabalhar na propriedade rural e que estava em Paraíso fazendo os exames adminissionais necessários para assinar a carteira de trabalho. Ele tinha ido a um bar na noite da quarta-feira (8) e depois não foi mais visto.

O corpo foi descoberto por moradores do setor Vila Regina durante a manhã. Ele teria sido esfaqueado na região do abdômen e morrido no local. Os dois adolescentes teriam deixado R$ 5 na carteira para tentar despistar a polícia.

Na casa dos suspeitos foram encontradas facas e peças de roupa com manchas de sangue. Eles estão em um centro de internação para menores. O corpo da vítima já foi liberado para o enterro.

 

A fertilidade masculina está caindo. E a solução pode estar na samba-canção

A fertilidade masculina está caindo. E a solução pode estar na samba-canção

sexta, 10 de agosto de 2018, às 14h 57min

Não tá fácil para os papais em potencial. Os últimos estudos em diversos países mostram uma situação grave: a qualidade média do sêmen dos homens está caindo desde a década de 1930. No Brasil, uma pesquisa da Unicamp, feita com 18.902 amostras, revelou que a concentração seminal caiu de 86,4 milhões de espermatozoides por mililitro (ml), nas amostras coletadas entre 1989 a 1995, para 48,32 milhões/ml visto entre 2011 e 2016.

Pesquisas estimam que 50% dos casos de infertilidade entre casais -que afetam cerca de 48,5 milhões de pessoas no planeta- tenham como causa algum problema masculino. Mas há como melhorar, ao menos um pouco, essa situação. E a solução pode estar na boa e velha samba-canção.

É o que afirma um estudo da Universidade Harvard, que analisou o impacto das roupas íntimas na qualidade e quantidade do esperma. Segundo os pesquisadores, homens que usam cuecas mais largas mantêm os testículos “resfriados”, resultando na produção de 25% a mais de espermatozoides. Além disso, eles liberam 17% mais espermatozoides em cada ejaculação do que os homens que optaram pelas tradicionais cuecas slip. O estudo fez testes com 656 homens.

“Os resultados deste estudo são muito práticos. Os homens poderiam melhorar sua produção de esperma mudando o tipo de roupa íntima.”, disse Lídia Mínguez-Alarcón, co-autora do estudo.

Testes adicionais mostraram que aqueles que usavam cuecas mais apertadas tinham, em média, níveis 14% mais altos do hormônio folículo-estimulante no sangue. O aumento desse hormônio, que é produzido pela hipófise para impulsionar a produção de espermatozoides, é um sinal de que o corpo está tentando recuperar a produção normal de células reprodutoras masculinas em testículos que são prejudicados pelo superaquecimento, de acordo com os cientistas.

Mas não é de hoje que os estudiosos sabem que a escolha da roupa íntima de um homem tem impacto sobre o funcionamento de seus testículos. Existe um consenso geral de que roupas íntimas apertadas podem levar ao “aquecimento escrotal”, que prejudica as células essenciais para a produção de espermatozoides nos testículos. Para que a produção de espermatozoides ocorra normalmente, os testículos devem estar 3ºC a 4ºC abaixo da temperatura corporal (36ºC a 37ºC).

Não vale mais zuar seu pai por usar samba-canção: se ela não existisse, talvez você nem estivesse lendo este texto.


Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Portal Benício - Compromisso com a Verdade - Todos direitos reservados
Rua Araguaia, 600. Centro - Paraíso do Tocantins - (63) 3602-1366 - 9.9975-8218 - elvecinobenicio@hotmail.com
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet | Agência Digital | Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web