Adicione o Correio do Povo nas suas redes

Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em Paraíso com plantio de mudas

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em Paraíso com plantio de mudas

terça, 05 de junho de 2018, às 20h 53min

Ascom


Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, dia 5, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Diretoria de Meio Ambiente e Turismo, realizou com a participação de alunos o plantio de 20 mudas de árvores, na Escola Estadual São José Operário, situada no Setor Jardim Paulista.

A ação, que teve início às 8h, contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ubiratan Carvalho, da Diretora de Meio Ambiente e Turismo, Neuza Helena Inácia Rua e do Coordenador de Meio Ambiente, Marcelo Souza, além do Diretor da Escola, Deusimar Santana e professores da instituição de ensino.

Antes do plantio, foi realizado o momento cívico, com temas relacionados ao meio ambiente. Na oportunidade, os alunos do 2º ano falaram sobre o processo de reciclagem. A programação contou ainda com apresentações musicais e exposição de desenhos e pinturas.

Esta é a segunda escola da rede estadual que recebe o projeto, que já percorreu todas as escolas da rede municipal de ensino e a Escola Estadual Amâncio de Moraes. Na ação são utilizadas mudas de oiti e de Ipê Amarelo, árvore símbolo da cidade.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ubiratan Carvalho, a ação, além de possibilitar uma melhor arborização ao espaço, tem o objetivo de conscientizar os jovens. “Existe uma preocupação sobre o que essa geração vai deixar para as gerações futuras, por isso, como poder público temos que conscientizar os alunos sobre a importância de cultivar e preservar a natureza”, ressalta.

O Secretário propôs ainda que cada turma da escola, o total de 18, além da equipe administrativa e dos professores, fique responsável por uma muda e acompanhe seu desenvolvimento. “Essa proposta foi aceita pela direção da escola e no final do ano estaremos aqui de volta para acompanhar o desenvolvimento de cada muda plantada”, informa o Secretário.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas no ano de 1972, tendo como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

ExpoBrasil começa a ganhar corpo com montagem de estruturas

ExpoBrasil começa a ganhar corpo com montagem de estruturas

terça, 05 de junho de 2018, às 19h 08min

Da Redação


Palco, camarote, barracas, parque de diversões, arena do rodeio e outras estruturas já estão sendo montadas no Parque de Exposições Newton José de Moraes, em Paraíso do Tocantins, para realização da XXIII Exposição Agropecuária da cidade, a ExpoBrasil.



Este ano, a diretoria do Sindicato Rural antecipou a limpeza e preparação do local para receber a grande estrutura da festa.

Já na quinta-feira, dia 7, acontece o Baile Country, para escolha das garotas que vão representar a ExpoBrasil 2018. Na sede do Sindicato acontecem as vendas de mesas para o baile, e passaporte para os cinco dias de shows.



Uma das preocupações da entidade foi garantir uma grade de shows que agradassem ao público, ao mesmo tempo em que os preços permitissem a presença de todos na ExpoBrasil.



“Estamos confiantes de que faremos uma grande festa e que contará com a presença de um grande público” disse o presidente do Sindicato Rural, Rogério Moraes.



SHOWS


Já na sexta-feira, tem show com Leonardo e no sábado, show com Kleo Dibah. No domingo, 10, acontece a Cavalgada da Confraternização. Dia 13 tem Maiara e Maraisa e dia 14 Diego e Arnaldo. Dia 15, sexta, tem Mário e Thizil e no dia 18, Léo Magalhães encerrando os shows da ExpoBrasil.

OSIRES DAMASO AGRIDE E DIZ QUE MATÉRIA SOBRE ENCONTRO COM AVELINO É “MENTIROSA”

OSIRES DAMASO AGRIDE E DIZ QUE MATÉRIA SOBRE ENCONTRO COM AVELINO É “MENTIROSA”

terça, 05 de junho de 2018, às 15h 41min

Da Redação


Em áudio divulgado nas redes sociais, o deputado estadual Osires Damaso (PSC) desmente informações repassadas à nossa reportagem sobre um possível encontro entre ele e o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (MDB), para tratar sobre apoio ao candidato Vicentinho Alves no segundo turno das eleições suplementares.

Essa reportagem aí do Portal Benício é mentirosa eu nunca sentei com Moisés Avelino nem fiz acordo de apoiar ninguém não. Eu não sei qual a intenção do Jornalista ou de alguém que passou essa informação para ele para poder obter algum resultado, mas eu, Osires Damaso não fiz acordo de apoiar ninguém, nem procurei Moisés Avelino e nem conversei esse assunto. O candidato que eu for apoiar pode ter certeza, que não será através do Moisés Avelino ou de outro líder de Paraíso, será uma decisão do nosso grupo, nossos companheiros, e que sempre ‘esteve’ junto comigo” disse o deputado Osires Damaso em um áudio que ele distribuiu nas redes sociais.

DEPUTADO MENTIU 



O deputado Osires Damaso não disse a verdade quando falou que não conversou com Avelino sobre a questão de apoio a Vicentinho. Por telefone, Damaso e Avelino conversaram sobre o assunto e o deputado teria dito ao prefeito que iria discutir o assunto com seu grupo.

No entanto, o braço direito de Damaso, em Paraíso, O ex-vice-prefeito, Ary Arraes, já avisou ao deputado que não apoiará Vicentinho e que já marcou um encontro com seus companheiros para tratar do assunto.

Segundo o próprio Ary Arraes, em conversa com nossa reportagem agora à pouco, (às 15h09) Damaso recebeu uma ligação do Secretário de Esportes de Paraíso, Osmarivan Moreira que a repassou para Avelino. Os dois conversaram sim, apenas não confirmaram a questão do apoio.

No caso de apoio a qualquer um dos candidatos, seja Vicentinho ou Carlesse, Damaso não terá muito que oferecer. Sua candidata teve votação pífia em Paraíso e o máximo que ele pode fazer, agora, é pegar uma carona com um dos dois grupos.

SOBRE O QUE ELE DISSE

Não é a reportagem que é mentirosa, até porque ela não afirmou, apenas disse que poderia ter havido o encontro para “possível união”.

A mentira parte do deputado que, demonstrando nervosismo e agride a imprensa ao se esconder atrás do fracasso imposto A ELE pelos paraisenses, nas urnas.

 

AVELINO E DAMASO TERIAM DISCUTIDO POSSÍVEL UNIÃO PARA APOIAR VICENTINHO EM PARAÍSO

AVELINO E DAMASO TERIAM DISCUTIDO POSSÍVEL UNIÃO PARA APOIAR VICENTINHO EM PARAÍSO

terça, 05 de junho de 2018, às 14h 10min

Da Redação


Uma conversa que possivelmente teria ocorrido logo após o primeiro turno da eleição, em Paraíso do Tocantins, pode selar um acordo entre o prefeito Moisés Avelino (MDB) e o deputado estadual, Osires Damaso (PSC), para garantir apoio ao senador, Vicentinho Alves (PR), no segundo turno das eleições suplementares.



A informação foi repassada à nossa reportagem por uma pessoa ligada ao grupo emedebista.

No primeiro turno, Damaso era o líder da senadora Kátia Abreu em Paraíso e Avelino comandava o grupo de Vicentinho. Juntos, os dois obtiveram 3.601, sendo 2. 222 para Vicentinho e 1.379 para Kátia Abreu. Nos dois casos, os líderes não teriam ficado satisfeitos com o resultado.

Nesta segunda, 4, uma reunião entre membros do MDB analisou o resultado das eleições. Em Paraíso, Amastha obteve a primeira colocação com 4.412 votos e Carlesse, 4.090 votos. Márlon Reis venceu Vicentinho e Kátia, obtendo 2.430 votos. O grande objetivo agora é unir forças para conquistar os votos de Amastha, Márlon e Kátia Abreu.

No caso de confirmação de união entre Damaso e Avelino, é possível que também haja acordo para as eleições de outubro de 2018. Damaso afirma que é candidato a deputado federal e Avelino já teria desistido de apoiar a deputada federal Dulce Miranda.

Uma situação inesperada, a união entre Avelino e Damaso, pode se revelar a qualquer momento, provocada pela necessidade de resolver a situação imposta pelos resultados das urnas no primeiro turno da eleição suplementar em Paraíso do Tocantins, tanto para Vicentinho, quanto para Kátia Abreu.

No dia 24 de junho, o eleitor volta às urnas para escolher em definitivo quem será o governador que vai completar o mandato de Marcelo Miranda (MDB), cassado no dia 22 de março.

Em Paraíso, o deputado Damaso e o prefeito Avelino iriam enfrentar o grupo de Mauro Carlesse, que é formado por vereadores, líderes rurais e autônomos. O embate prometer ser interessante.
 

Abel Braga considera que derrota em Curitiba foi merecida

Abel Braga considera que derrota em Curitiba foi merecida

terça, 05 de junho de 2018, às 07h 35min

Gazeta Press

O técnico Abel Braga não perdeu a serenidade com a derrota do Fluminense. Na entrevista coletiva, o técnico do Tricolor das Laranjeiras afirmou que sua equipe só entrou no jogo depois de sofrer o segundo gol e que a vitória do Paraná foi merecida, apesar dos lances polêmicos que decidiram a partida pelo Brasileirão.

"Não vamos entrar no mérito do pênalti ou se bola que entrou ou não entrou", afirmou o treinador tricolor. "Perdemos do último. Vamos ter que fazer muito mais para ganhar do líder", disse, referindo-se ao confronto da próxima quinta-feira, contra o eterno rival Flamengo.

Para o técnico da equipe carioca, faltou concentração aos jogadores do Fluminense durante a maior parte do jogo. Ele disse que o time se mostrou disperso e cometeu muitos erros, principalmente na organização das jogadas de ataque.

Abel não usou a ausência do atacante Pedro como desculpa para derrota. Ele disse que o substituto João Carlos tentou de tudo, mas foi prejudicado porque poucas bolas chegaram aos seus pés em boas condições.

O treinador do Flu se confessou preocupado com o confronto diante do Flamengo. Ele considera certo o desfalque de Marcos Júnior que se sofreu uma lesão muscular no início do jogo e disse que as chances de Pedro enfrentar o rubro-negro, quinta-feira, em Brasília, são muito remotas.

Para o capitão Gum, o Fluminense errou demais na construção das jogadas e isso deu ao Paraná a chance de se organizar a alcançar a vitória. Em entrevista ao Sportv, o capitão tricolor disse que o time cometeu muitas falhas, principalmente no primeiro tempo. Sobre a polêmica que envolveu o segundo gol do Paraná, marcado por Biteco, Gum explicou que não tem certeza se a bola entrou ou não por causa da sua posição em campo na hora do lance.


PRESIDENTE TEMER ADIA REUNIÃO SOBRE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS

PRESIDENTE TEMER ADIA REUNIÃO SOBRE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS

terça, 05 de junho de 2018, às 07h 30min

Agência Brasil

Marcada para hoje (4), a reunião do Grupo de Trabalho composto por técnicos dos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia (MME), além da Agência Nacional do Petróleo (ANP), foi adiada e ainda não tem uma nova data para ocorrer. A iniciativa foi anunciada na sexta-feira (1º) pelo MME. Na ocasião o ministério informou, por meio de nota oficial, que a reunião buscaria criar uma "política de amortecimento dos preços dos combustíveis ao consumidor".

A suspensão da reunião foi determinada pelo presidente Michel Temer, segundo apurou a Agência Brasil. Temer considerou inoportuno e indelicado o governo discutir eventuais mudanças nos prazos de reajustes de preços da gasolina e demais combustíveis, no momento em que o novo presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, mal assumiu o cargo.

O presidente Temer orientou seus auxiliares a conduzir os estudos internamente e compartilhá-los mais tarde com a Petrobras, antes de anunciar publicamente qualquer intenção ou proposta. A ordem no Palácio no Planalto é que se consolidem primeiramente a redução efetiva do preço do diesel nas bombas em todo o país e, em seguida, as medidas legais para compensação do desconto de R$ 0,46 por litro, antes de se iniciar o debate sobre a gasolina e gás.

Segundo o MME, a iniciativa não tocaria na política de preços da Petrobrás. Uma das possibilidades seria repassar as variações nos preços da gasolina mensalmente, em vez de acompanhar diariamente as variações do mercado.

"Essa política de proteção terá que preservar a atual prática de preços de mercado para o produtor e importador, o que é tido pela atual administração como um ponto fundamental para a atração de investimentos para o setor. Vai trazer previsibilidade e segurança ao consumidor e ao investidor", sustentou o MME na última sexta-feira.

Ainda segundo o Ministério de Minas e Energia, seria formado um Grupo de Trabalho para ouvir especialistas sobre o assunto a fim de “ajudar a construir uma solução que permita, por um lado, a continuidade da prática de preços livres ao produtor/importador e, por outro, o amortecimento dos preços ao consumidor.”   

JC repudia declaração de Ciro Gomes que comparou igrejas a traficantes

JC repudia declaração de Ciro Gomes que comparou igrejas a traficantes

terça, 05 de junho de 2018, às 07h 23min

Ascom


Na manhã desta segunda-feira, 04, durante a sessão ordinária na câmara municipal, o vereador JC utilizou seu momento de fala para repudiar a declaração do pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, que comparou igrejas a traficantes e disse ainda que “evangélicos têm poder de fraudar eleição”.

“Foi uma declaração infeliz. Eu não sei qual é a igreja que ele frequenta, mas as igrejas que nós conhecemos não trabalham dessa forma. São parceiras do poder público, são igrejas que tem um trabalho relevante prestado à sociedade combatendo o uso de drogas, melhorando a vida das pessoas. As igrejas previnem às pessoas de entrarem no mundo das drogas, da depressão, e a sociedade sabe a importância das instituições religiosas. Ciro Gomes demonstrou que não tem equilíbrio emocional”. Disse JC, que apresentou uma moção de repúdio ao político.

Na mesma linha de pensamento, o vereador Adriano Moraes pediu aparte e reforçou a importância do papel da igreja na sociedade e se colocou á disposição para assinar a moção de repúdio no qual foi autorizado.

Sindiposto emite nota orientando repasse de desconto ao consumidor

Sindiposto emite nota orientando repasse de desconto ao consumidor

terça, 05 de junho de 2018, às 07h 20min

Ascom


NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

Palmas/TO, 04 de Junho de 2018.


SINDICATO DOS REVENDEDORES DE COMBUSTÍVEIS DO ESTADO DO TOCANTINS – SINDIPOSTO - CNPJ nº. 37.344.843/0001-15, considerando suas obrigações estatutárias, onde objetivando resguardar direitos e atender as determinações legais havidas vem através de sua Diretoria, prestar esclarecimentos a todos os Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins bem como aos consumidores em geral que, considerando que foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União a Portaria Nº 735, de 1º de junho de 2018, editada pelo Ministério da Justiça, a qual em síntese determina que todos os revendedores que comercializam óleo diesel devem repassar a redução do valor desse produto nas refinarias ao consumidor final, senão vejamos:

“Art. 1º A redução do valor do óleo diesel nas refinarias deverá ser imediatamente repassada aos consumidores pelos postos revendedores de combustíveis.

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo deverá ser divulgado pelos postos de combustíveis.”


Desse modo, orientamos que, tão logo o Revendedor de combustível receba produto com o desconto da Distribuidora, deverá o mesmo repassar integralmente e imediatamente o desconto ao consumidor.

Alertamos que, o descumprimento dessa determinação poderá gerar a aplicação de multa; suspensão temporária da atividade; interdição, total ou parcial, do estabelecimento ou de atividade; e cassação da licença do estabelecimento ou de atividade.

Além do repasse integral e imediato dos descontos no preço do óleo diesel, recomendamos que os revendedores afixem diversas cópias legíveis da Portaria 735/2018 em locais de fácil visualização ao consumidor, para cumprimento do parágrafo único do art. 1º da referida norma.

Contudo, caso o Revendedores que eventualmente venham a receber da Distribuidora óleo diesel com reduções inferiores às adotadas pelas refinarias, deverão comunicar imediatamente ao SINDIPOSTO-TO, como também ao Ministério Público e ao PROCON de sua cidade o ocorrido, enviando cópia da penúltima e da última nota fiscal junto para conhecimento dos mesmos e assim evitarmos possíveis autuações.

Muito embora discorde absolutamente do que está sendo imposto à revenda, o SINDIPOSTO-TO recomenda que, até que seja cassada/revogada/declarada inconstitucional a Portaria nº. 735 do Ministério da Justiça, seja a mesma rigorosamente observada pelo revendedor, a fim de evitar o agravamento das enormes perdas econômicas já suportadas pelo setor até a presente data.
 

Setor Pouso Alegre receberá a 4ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de Paraíso

Setor Pouso Alegre receberá a 4ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de Paraíso

segunda, 04 de junho de 2018, às 18h 54min

Ascom


A Escola Municipal Luzia Tavares, no Setor Pouso Alegre, sediará na próxima terça-feira, dia 5, a “4ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins”. A programação terá início às 18h e será aberta a participação de toda a comunidade.

Na oportunidade serão discutidas e levantadas propostas para serem inclusas no novo Plano Diretor do município, que servirá de base para as políticas dos próximos 10 anos. De acordo com a Coordenadora Técnica Bia Velasques, é importante a participação popular nas Audiências Públicas.

Ao todo serão 12 Audiências Públicas, que serão realizadas quinzenalmente e contemplarão as diferentes regiões da cidade. As demandas levantadas serão utilizadas para elaboração do Plano Diretor Participativo, que depois de aprovado terá vigência de 10 anos. “O Plano é definido pelo Estatuto da Cidade (lei 10.257/2001), que orienta que o mesmo deve ser realizado de forma participativa, colhendo as opiniões, comentários e sugestões da população que reside no município”, informa.

A Coordenadora também pontuou sobre as áreas que são tratadas nas Audiências. “O Plano Diretor trata de aspectos urbanísticos, mas também de questões mais amplas, como educação, saúde, desenvolvimento econômico e todos os aspectos que são próprios da vida urbana e rural”, ressalta.

Ao todo serão 12 Audiências Públicas, realizadas quinzenalmente, contemplando as diferentes regiões da cidade. Após a esta fase o Plano Diretor Participativo será encaminhado a Câmara de Vereadores e depois de aprovado se tornará Lei Municipal.

Justiça determina fornecimento de energia elétrica a propriedade de casal de idosos em Araguaçu

Justiça determina fornecimento de energia elétrica a propriedade de casal de idosos em Araguaçu

segunda, 04 de junho de 2018, às 18h 53min

Ascom

A Justiça condenou a Energisa Tocantins - Distribuidora de Energia S/A pelo não fornecimento de energia elétrica a propriedade na zona rural de Araguaçu. A concessionária terá que indenizar os autores da ação em R$ 20 mil e tem prazo de 60 dias para iniciar a construção da rede elétrica na localidade. A decisão, proferida nesta segunda-feira (4/6), é do juiz Nelson Rodrigues da Silva, da Comarca de Araguaçu.

Conforme consta nos autos, um casal de idosos é proprietário de imóvel rural situado no município de Araguaçu e não tem acesso à energia elétrica, mesmo tendo realizado cadastro no programa Luz para Todos.

Na sentença, o magistrado pontua que, de acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Resolução Homologatória n° 1.994 estabelece um tempo limite para a implantação do programa “Luz Pra Todos” e, no município de Araguaçu, o prazo já terminou. “A legislação deixa mais do que claro, que é um direito de todos os moradores do meio rural, ter acesso à energia elétrica, sendo que para os moradores do município de Araguaçu, esse direito deveria ter sido implementado até o ano de 2015”, afirmou.

Sobre o pagamento de danos morais solicitado na ação, o juiz ressaltou que não resta dúvida que a privação dos benefícios que a energia elétrica proporciona ao cidadão e o desconforto que a falta dela traz interferem na dignidade da pessoa. "Viver sem energia elétrica é viver fora dos tempos atuais”, concluiu.

Diante do exposto, a Energisa foi condenada a indenizar o casal em R$ 20 mil e terá de iniciar a construção da rede elétrica para atender a propriedade no prazo de 60 dias, devendo a obra e o início do fornecimento de energia serem concluídos no prazo de 210 dias (incluso os 60 dias de carência). 

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Portal Benício - Compromisso com a Verdade - Todos direitos reservados
Rua Araguaia, 600. Centro - Paraíso do Tocantins - (63) 3602-1366 - 9.9975-8218 - elvecinobenicio@hotmail.com
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet | Agência Digital | Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web