SOB ORIENTAÇÃO DA OAB E ACIP, EMPRESÁRIOS DISCUTEM TAXA DE ESGOTO E ÁGUA EM PARAÍSO DO TOCANTINS

0
1837

Da Redação

 

Empresários de Paraíso foram convocados pela OAB e Associação Comercial local, para discutirem os valores das taxas de esgoto e da água, que são cobrados no município pela empresa BRK Ambiental.  A reunião foi realizada na noite desta terça-feira, no prédio da ACIP.

Durante as discussões, os empresários entenderam que os valores estão sendo abusivos e, muitas das vezes, a cobrança ocorre por serviços não ofertados. Seria o caso de um escritório de advocacia que tem as fossas nos fundo dos lotes e não tem ligação com a rede de esgoto. No entanto, os valores são cobrados normalmente.

Outra reivindicação é em relação à taxa mínima de água cobrada das empresas, que é de R$ 115,58, e equivalente ao uso de 10 mil litros mês. Os empresários alegam que a maioria das lojas e escritórios não gasta essa quantidade de água, porém, o valor é fixo. Além disso, a cobrança de 80% do esgoto, em relação ao consumo de água também entra na discussão.

Apesar de o Tocantins ter uma taxa de esgoto relativamente menor que em outros estados da federação, o preço da água é maior, o que, segundo a classe, onera ainda mais o valor do esgoto.

Para fortalecer a luta por um valor menor na cobrança de água e esgoto em Paraíso do Tocantins, a OAB e Associação Comercial já contam com a parceria do Procon, que enviou representante para a reunião desta terça-feira. Um representante da UFT também esteve presente, além de advogados da OAB, seccional Tocantins, que vieram de Palmas para acompanhar as ações dos colegas em Paraíso.

Ao final da reunião ficou definido que a Acip vai recolher algumas contas de água e, após a elaboração de um relatório, a OAB de Paraíso, presidida por Willian Maciel e pelo secretário geral, Rogério Mendonça, se reunirá com o Ministério Público na próxima segunda-feira, 21, para discutir a situação. A provocação ao MP tem como principal objetivo ampliar as parcerias em torno do assunto.

O presidente da Acip, Roberto Maia, destacou a importância da ação e colocou a Associação Comercial à disposição de todos os projetos relacionados aos interesses da população paraisense, em especial, da classe empresária.

A nova diretoria da OAB, na cidade, vai intensificar as ações de interesses sociais, que estão inseridas nas prerrogativas a Ordem.

Na opinião de alguns advogados e representante do Procon que participaram da reunião, Paraíso pode estar dando o pontapé inicial de uma discussão que interessa a todo o Estado.

BRK

Nossa reportagem entrou em contato coma BRK Ambiental, em Paraíso, e foi informada que a Assessoria de Comunicação da empresa emitirá uma nota à redação do Portal Benício.

*Asseguramos que a nota será publicada imediatamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui