Bicicleta: pedalar ajuda a conquistar a boa forma

0
597

Terra

Seja no parque, em uma ciclovia ou à beira-mar, a bicicleta é uma ótima companheira de exercícios. Exige disposição, mas entrega qualidade de vida, fora a chance de aproveitar a paisagem enquanto pedala. O fato de não provocar impacto nas articulações faz da bicicleta a melhor aliada para promover o emagrecimento, assim como outros benefícios.

Uma volta de bicicleta descompromissada consome 280 calorias em 1 hora. Já uma pedalada considerada leve gasta 420 calorias. Uma atividade moderada consome um pouco mais, 560 calorias em 1 hora. Uma corrida rápida queima 693 calorias. Por fim, o mountain bike consome 700 calorias em uma hora.

Fôlego

Quando se anda de bike, o seu organismo – em especial os músculos – pede cada vez mais oxigênio. Isso faz com que os pulmões trabalhem mais, para dar conta de suprimir essa demanda de oxigênio e expulsar o gás carbônico. Essa ?sobrecarga? é muito boa para aumentar a condição cardiorrespiratória.

Sem estresse

Usar bicicleta de forma regular auxilia na melhora da memória e do sono. Além disso, reduz os níveis de cortisol (que, em excesso, favorece o estresse) no organismo. Também é importante na produção de endorfina, o chamado neurotransmissor do bem-estar.

Economia

Deixar o carro na garagem e pegar a bike para ir ao trabalho, escola ou faculdade ajuda também no lado financeiro. A economia com combustível é grande. Fora que o planeta agradece.

Prevenção de doenças

Um exercício físico regular melhora o funcionamento do organismo como um todo. Por si só, já colabora para evitar o surgimento de doenças. Formar uma cultura de vida saudável é essencial e, por essa razão, a bicicleta torna-se útil nessa tarefa.

Cuidados

É bom alertar, contudo, que não dá para simplesmente pegar uma bicicleta e sair pedalando, especialmente se suas condições físicas ainda não permitem isso. Procure um médico para fazer uma avaliação.

Outra: antes de se aventurar no meio do trânsito, procure ruas calmas ou parques. O importante é não brigar com a bicicleta: corrija a trajetória com delicadeza e sem medo de cair.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui