POETA BRÁULIO BESSA PROFERE PALESTRA EM PARAÍSO E ENCANTA O PÚBLICO

0
3720

Da Redação

 

O poeta cearense, Bráulio Bessa, do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, proferiu palestra em Paraíso do Tocantins na manhã desta segunda-feira, 21 de janeiro, durante abertura oficial do Ano Letivo 2019, da rede municipal de Educação.

O público, composto por aproximadamente mil pessoas, ficou encantado com a performance do poeta que, de forma simples e ao bom estilo nordestino, contou sua história e os caminhos percorridos para chegar ao sucesso, mesmo tendo como sonho apenas “dizer que era poeta e publicar seu primeiro livro de cordel”. Chegar aonde chegou, com quadro no programa da apresentadora Fátima Bernardes foi resultado de sua persistência.

Durante aproximadamente uma hora, Bráulio Bessa buscou chamar a atenção do público, grande maioria professores, para temas importantes que, ao final se transformam em realizações e força de vontade.

Várias vezes, o Poeta repetiu palavras como: atrevimento, oportunidades, falar a língua do povo, amor, paixão, saudades, transformar vidas, sacada, persistência, sonhos, ter uma ideia, autovalorização e parceria.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e multidão

Sua aspiração é o poeta Patativa do Assaré, o fazedor de poesias, o qual Bráulio Bessa faz questão de reverenciar quando cita a linguagem popular.

No contexto geral, o Artista deixou uma importante mensagem intrínseca ao papel do professor. No decorrer de toda palestra, a ideia era lembrar que a classe educadora tem e pode fazer o papel de transformar vidas, incentivando, acreditando e entendendo sua verdadeira função.

“O maior agente transformador que existe na sociedade do mundo é a educação. Acredito que a arte, educação, cultura, literatura, teatro a música, enfim, tudo isso são ferramentas que caminham juntas. E quando você trás tudo isso para dentro da mesma panela, ai dá um prato que alimenta a alma do povo. Hoje estamos fazendo algo necessário, falando de educação, falando de poesia, mas, principalmente, falando de transformação. Somos agentes transformadores e essa entrevista aqui agora pode estar transformando a vida de alguém, e eu tenho muita fé nisso. É por isso que não paro nunca e tenho certeza que é por isso que você não para também” disse Bráulio Bessa em entrevista exclusiva ao Portal Benício. O Poeta lançou mais um livro recentemente, desta vez com o tema “Poesia que Transforma”.

No vídeo, momento em que o Artista é aplaudido de pé, logo após recitar uma poesia e finalizar a palestra.

GESTÃO

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Lizete De Sousa Coelho De Sousa Coelho, Alípio Barbosa Neto e Celso Morais, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O prefeito Avelino lembrou que todos os anos a prefeitura trás um especialista em educação para iniciar o ano letivo em Paraíso.

“Nesses seis anos que estamos à frente da gestão municipal mostra que a educação se transformou em qualidade e quantidade. Qualidade porque melhorou nosso índice, que hoje é o melhor do IDEB no Estado do Tocantins, com 6,3 em média e em quantidade porque temos vários alunos querendo ir para as escolas municipais porque as famílias acreditam na educação que está implantada no município. Ficamos felizes porque a Educação é o passo principal para a mudança do comportamento do cidadão e da cidadã” disse Avelino.

Vários vereadores e outras autoridades paraisenses participaram a abertura do ano letivo. Evento foi realizado no Clube Solar, localizado no Setor Serrano I, em Paraíso.

A imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo Celso Morais, João Camargo e Dourival Santiago, pessoas sentadas

Demostrando simplicidade, o poeta Bráulio Bessa pousou para fotos ao lado das autoridades e dos fãs.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Alípio Barbosa Neto e Lizete De Sousa Coelho De Sousa Coelho, pessoas sorrindo, pessoas em pé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui