Projeto da UFT cria protótipo para conferência de combustível

0
1845

Ascom

Você estaciona seu veículo em um posto de combustível e pede para o frentista colocar 20 litros de gasolina, isso representaria meio tanque. Mas ao sair do local percebe que o ponteiro marcou bem menos… Você provavelmente acaba de ter sido vítima de uma bomba de gasolina adulterada. Esse cenário tem sido muito comum em várias regiões do país e o Conferee vem para coibir esse tipo de problema.

Desenvolvido para checagem instantânea do volume de combustível abastecido o Conferee é um protótipo portátil que vai conferir se a quantidade indicada na bomba foi a mesma depositada no tanque de combustível do carro. Essa checagem é feita por uma maquininha que é colocada no engate da bomba. Essa maquina terá conexão bluetooth que manda para o celular do usuário, em um app, a quantidade real depositada no tanque, sem necessidade de descer do carro.

Para o responsável pela pesquisa e técnico administrativo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), André Henrique Gonçalves, as inúmeras variações atormentam a rotina de quem necessita desses serviços. “Diante de tantas incertezas e possibilidades de serem lesado, os donos de veículos sabem que um dos momentos fundamentais de sua rotina é o controle do abastecimento. Porém, nem o marcador de combustível veicular e nem cálculo de medição manual são capazes de entregar um resultado preciso que elimine por completo as chances de fraudes no abastecimento”, explica ele.

Vantagem

De acordo com os idealizadores do protótipo, a principal vantagem de um sistema de medição eletrônica portátil instantânea é a sua capacidade de detectar automaticamente qualquer diferença entre a bomba e o que é abastecido no tanque. “Não é preciso realizar nenhum comando externo ou programação extra para que essa medição seja feita. Este tipo de precisão é algo que todos os consumidores querem alcançar, afinal, quanto maior e mais preciso for o seu controle, melhor serão os resultados econômicos financeiros”, destacou André.

O sistema servirá como uma contraprova para evitar desvios e fraudes, por meio de dados emitidos pelo sistema do Conferee. Os dados serão precisos o suficiente para balizar qualquer duvida entre o posto e o consumidor.

Parceria

O protótipo está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com alunos do 9º período de Engenharia Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A previsão de lançamento no mercado vai depender de mais testes e investidores. O preço estimado para o consumidor será de R$ 290,00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui