DENGUE EM PARAÍSO: PRESIDENTE DA CÂMARA DISCUTE COMBATE COM SECRETÁRIA DE SAÚDE

0
678

Da Redação

 

O presidente da Câmara de Paraíso, vereador João Camargo, se reuniu na última quinta-feira com a secretária municipal de saúde, Rosirene Leal, para tratar de assuntos relacionados à dengue em Paraíso do Tocantins.

De acordo com o Parlamentar, os casos registrados no município têm causado preocupação à população. Ainda segundo João Camargo, a reunião foi produtiva porque a secretária teria assegurando que, nos setores aonde os casos foram registrados, o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti iniciaria imediatamente.

BORRIFAÇÃO E CASOS

Já na manhã desta sexta-feira, profissionais da saúde iniciaram logo cedo uma borrifação específica na região do Condomínio Santa Lúcia e setores Marista e Bueno, além de outras áreas da cidade.

Um caso de dengue foi registrado no Santa Lúcia e outro no Setor Nova Esperança, que pode ser o segundo caso de dengue hemorrágica na cidade. A vítima seria uma criança. No mês passado, um morador do Setor Chapadão morreu após contrair a doença.

CARRO FUMACÊ

João Camargo informou ainda que a secretária de saúde do município havia explicado que Paraíso não está sendo considerada como uma cidade com epidemia da dengue, e que, por esse motivo, o carro fumacê ainda não foi disponibilizado. Quem decide essa situação é a Secretaria Estadual da Saúde.

“Fomos atrás tentar resolver o problema porque as pessoas têm nos cobrado muito. Fico feliz porque as providencias estão sendo tomadas nas áreas aonde casos de dengue foram registrados. Aproveito para convocar a população para ajudar nesse processo mantendo seus quintais e lotes baldios limpos” disse o presidente João Camargo.

O Vereador também lembrou que esse é mais um problema que vem sendo acompanhado de perto pela Câmara Municipal. “Se unirmos nossas forças conseguiremos pelo menos amenizar a situação. O mosquito da dengue é um grande desafio que acontece todo o ano”.

TUDO SOBRE A DENGUE

Resultado de imagem para picada do mosquito da dengue

Aedes Aegypti causador da dengue, Zika e Chikungunya, é muito parecido com o pernilongo, mas possui características especificas que o difere de qualquer outro mosquito. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquito tem alguns hábitos que ajudam identificá-lo.

O mosquito da dengue, além de silencioso:

  • Costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde;
  • Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pése a sua picada, geralmente, não dói nem coça;
  • Tem voo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.

​​Além disso, o Aedes é mais comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa.

O mosquito que transmite a dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui