Paraíso do Tocantins realiza Dia D de mobilização contra a Dengue

0
511

Ascom

 

Na manhã deste sábado, dia 16, aconteceu em Paraíso do Tocantins, o Dia D de mobilização contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o vírus da zika. Ao todo 26 agentes de endemias participaram da ação, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância em Saúde.

Durante a atividade, os profissionais visitaram imóveis em diferentes localidades da cidade, com o objetivo de difundir informações, identificar possíveis focos do mosquito e eliminá-los. Na oportunidade, a comunidade também foi comunicada sobre a atuação do carro fumacê, que percorrerá as ruas de Paraíso, a partir da próxima semana. “Estamos repassando informações relacionadas a medidas que devem ser tomadas e pedimos a população que colabore com esse trabalho, vistoriando seus imóveis e eliminando os focos, pois o carro fumacê atua apenas na eliminação do mosquito adulto”, informa a coordenadora de endemias do município, Simone Oliveira.

De acordo com a agente de endemias Érika Gonçalves, que participou da ação, os agentes estão tendo dificuldades para adentrar em alguns imóveis. Ele pede a colaboração de todos para o melhor desempenho das ações desenvolvidas. “Temos uma grande dificuldade em nosso trabalho, que é a recusa dos moradores em deixar adentrarmos nos imóveis e por isso peço que colaborem com nosso trabalho, pois todos os agentes estão identificados com crachás e com o objetivo de ajudar a comunidade”, ressalta.

Diferente dos que proíbem a entrada dos agentes, o Senhor Aldo Antunes, morador do Setor Jardim Paulista, agradeceu a visita e ressaltou a importância deste trabalho. “Fico muito agradecido pelas visitas dos agentes, pois eles estão agindo em favor da nossa saúde e as informações que eles nos trazem é muito importante para ajudar a diminuir essa doença, que é a dengue”, destaca o morador.

Como eliminar o mosquito da dengue

Para eliminar o mosquito da dengue, siga essas dicas simples:

– Guarde garrafas em locais cobertos e de cabeça para baixo ou descarte-as corretamente;

– Mantenha a piscina limpa;

– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada;

– Potes com água para os animais devem ser muito bem lavados pelo menos duas vezes por semana;

– Coloque areia nos pratinhos de vasos de planta;

– Mantenha as caixas d’água, as cisternas e os poços bem fechados

– Permita sempre o acesso do agente de endemias em sua residência ou comércios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui