Colação de grau fecha ciclo para centenas de estudantes da UFT

0
1341

Ascom

A colação de grau é um dos momentos mais esperados para quem está concluindo o ensino superior. É na tradicional cerimônia que o aluno recebe – de maneira simbólica – seu diploma certificando suas habilidades e competências para trilhar a nova carreira escolhida, pela qual passou anos estudando.

O momento é de alegria não apenas para os futuros profissionais, mas também para os familiares e amigos que acompanham com gritos e palmas a vitória do ente querido. Mateus de Lima, eletricista aposentado, formado em Pedagogia, tem 70 anos, é pai de seis filhos, quatro formados pela UFT. Sua satisfação em ver os filhos formados é tão grande, que o levou a mandar um e-mail de agradecimento ao reitor da UFT. “Sou grato à formação que meus filhos receberam aqui. Todos estão no mercado trabalhando no Estado e fora dele graças aos ensinamentos passados pela universidade. Sei que não é fácil educar, por isso minha gratidão”, destaca ele.

Sua esposa, Diva de Lima também comemora. “Nossa meta era dar formação para todos os filhos. Beatriz foi a caçula e acabamos de formar ela em Engenharia Civil na UFT, no último dia 29 de janeiro. Estamos nos sentindo realizados e parabenizamos a universidade pela organização. Chorei muito de alegria e realização, foi emocionante”.

Wualisson Chaves da Silva colou grau no último dia 8 de fevereiro, em Jornalismo. Ele pensou em não passar pela cerimônia, ia colar grau apenas em gabinete, mas sua mãe queria participar deste momento, afinal para Wualisson – que morara em Xinguara/PA – não foi fácil chegar até a formatura. Quando passou no vestibular, ele não tão tinha como chegar em Palmas nem para fazer a matrícula, um grupo de amigos da sua mãe que fez uma vaquinha para ajudá-lo.

Emocionada, sua mãe Maria Luzimar de Melo Chaves conta: “Passamos por muitas lutas para ele se formar, tinha dia que não tinha carne, eu ligava pra Wualisson pra saber se ele tinha o que comer, mas ele falava pra eu ficar tranquila, que ele ia fazer um cuzcuz. Tinha dia que eu ficava sem pagar algumas contas, sem comprar coisas pra dentro de casa, pois pensava que os meus filhos aqui perto eu acompanho e sei que o que eu comer eles comem, mas Wualisson não”. Passada as dificuldades, a mãe agora é só alegria!

E com o diploma na mão vêm os novos desafios. Se Wualisson está pronto para enfrentá-los? Ele responde: “A minha ficha ainda não caiu. É tudo muito novo, vim de uma cidade pequena, me tornei adulto aqui. Cheguei um adolescente e agora saio um homem, com novas bagagens e muita coisa para aprender ainda”.

Colações

Conforme o calendário de Colações de Grau, o Câmpus de Palmas já realizou todas. Os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, em Araguaína, colam grau no dia 22 de fevereiro. Os demais cursos do Câmpus colam nos dias 11, 12 e 13. Já no Câmpus de Arraias o curso de Pedagogia cola grau no dia 14 de março, os cursos de Turismo e Matemática no dia 15 de março e Educação no Campo no dia 07 de junho.

No Câmpus de Gurupi as colações dos cursos de Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal e Química Ambiental serão realizadas nos dias 14 e 15 de fevereiro. Em Miracema as colações estão marcadas para os dias 25 e 26 de abril. No Câmpus de Porto Nacional os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História e Letras colam grau no dia 21 de março e Ciências Sociais e Relações Internacionais no dia 22 de março. Por fim, no Câmpus de Tocantinópolis, as colações de Ciências Sociais e Pedagogia serão realizadas no dia 7 de março e Educação no Campo no dia 8 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui