Fábrica de Touros Senepol ganha representação em Santa Rosa do Tocantins e Iacanga (SP)

0
2057
Essa é a primeira franquia de genética bovina do País, que nasceu de uma parceria entre a holding SMZTO e a Senepol Nova Vida.

Ascom

O produto escolhido foi o touro da raça Senepol, trazido para os pastos brasileiros no ano 2000. O franqueado Flavius Rubira, que é pecuarista e médico-veterinário, projeta grande sucesso da Fábrica de Touros Senepol, a primeira franquia de genética do País, lançada pela holding SMZTO e a Senepol Nova Vida, detentora do maior acervo genético da raça no mundo.

O Senepol é extremamente precoce, dócil e adaptado às necessidades da pecuária nacional. Nosso foco será o mercado de touros do Tocantins, com a oferta de uma genética consolidada, afirma Flavius Rubira, dono de fazendas em Iacanga (SP) e Santa Rosa do Tocantins (TO).

Já são 25 anos de atuação no agronegócio, com ampla experiência na produção de cana-de-açúcar, laranja, caprinos, bovinos leiteiros, gado de corte e plantio de madeira nobre. Com o novo investimento na franquia, a venda de touros Senepol pode vir a ser um de seus negócios mais rentáveis, ao menos essa é sua expectativa.

Investir na Fábrica de Touros Senepol é meio caminho andado. Desenvolver a própria marca demandaria tempo e com a franquia tenho acesso a genética pioneira selecionada pela Senepol Nova vida, que foi responsável pelas primeiras importações de animais Senepol, há 18 anos. Trazknow-how e gera credibilidade, complementa o pecuarista.

Fábrica de Touros Senepol é semente para projeto de integração

Nesta fase inicial, o criador está produzindo 140 touros Senepol com a aquisição de duas franquias, uma para cada propriedade. Ao participar, ele precisou apenas reservar as matrizes que foram enxertadas pelos técnicos da franquia com embriões sexados de machos. Vamos aumentar a produção de acordo com a demanda. Ao mesmo tempo, apresentaremos o que esses touros são capazes de produzir. Compramos antecipadamente dez reprodutores da Nova Vida e cobrimos parte de nossa vacada Nelore para que os clientes vejam in loco o desenvolvimento precoce dos bezerros, explica. Animais F1 Senepol costumam apresentar desempenho 30% superior, chegando a 20@ aos 20 meses em regime de pasto, com suplementação mineral.

Aproveitando a estrutura e os recursos sazonais disponíveis em suas fazendas, o pecuarista deve lançar, nos próximos anos, um projeto de integração com outros pecuaristas para fornecer à indústria frigorífica carne de Senepol padronizada com regularidade. A ideia é fornecer genética de touros melhoradores para que os participantes cubram a vacada comercial. Receberão assistência técnica e garantia de compra a preços mais atraentes.

Senepol em números

Uma das principais características do Senepol é a produção de carne macia, entretanto, provas de ultrassonografia identificaram linhagens capazes de transferir marmoreio, aquela gordura entremeada que confere características gourmets aos cortes.

Quanto mais produtores experimentam essas vantagens, mais o Senepol avança, contabilizando atualmente quase 900 criadores e 100 mil animais registrados em mais de 17 Estados. Cerca de 300 mil doses de sêmen de touros Senepol foram vendidas apenas no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).

Os plantéis mais consistentes estão em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. O Centro-Oeste é maior consumidor de touros e um novo mercado está se abrindo ao Norte, apontado como uma das mais novas fronteiras pecuárias do País, complementa Flavius.

O crescimento anual do rebanho Senepol gira em torno de 20% ao ano e deve expandir ainda mais após o surgimento de projetos como a Fábrica de Touros Senepol. Em decorrência dos ganhos gerados pelo choque de sangue nos cruzamentos, o Senepol consegue elevar a rentabilidade do pecuarista comum acima de 30%.

Os touros Senepol cobrem uma média maior de vacas e são ativos por até dez anos. O índice de prenhez da vacada com touro Senepol é superior a 90%. Outro importante diferencial de quem usa touro Senepol para cruza é a obtenção de 100% de heterose.

“A Fábrica de Touros é um projeto muito importante, dada a pujança do Senepol no Brasil. É uma iniciativa alinhada com as estratégias e diretrizes estabelecidas pela ABCB Senepol. São ações como essa que têm levado ao crescimento sustentável do Senepol”, observa Pedro Crosara, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

Senepol Nova Vida e SMZTO, marcas líderes

Foi no ano 2000 que a Senepol Nova Vida importou os primeiros animais vivos da raça Senepol, produzindo mais de 2.000 bezerros puros de origem em apenas um ano, com o auxílio da tecnologia de FIV Fertilização In Vitro, quase desconhecida na época. Genética melhoradora rapidamente difundida e que hoje está presente em praticamente todos os plantéis de Senepol do Brasil.

Pioneirismo, tradição e domínio de tecnologias, além do know-how construído pela Nova Vida nos 18 anos do Senepol no Brasil, foi o que mais chamou a atenção do empresário José Carlos Semenzato, referência no mundo do franchising, sócio fundador de marcas consagradas, como a Casa X e ou Instituto Embelleze.

Após um estudo aprofundado sobre as oportunidades do agronegócio, a equipe de analistas do empresário identificou a pecuária de corte como um investimento sólido, com retorno a médio prazo, sendo o touro Senepol a opção mais rentável por sua adaptação ao clima tropical e capacidade de produzir carne de qualidade em sistema de pasto, sem regalias.  E assim nasce a Fábrica de Touros Senepol, a primeira franquia de genética bovina, cuja meta é produzir 20.000 touros Senepol PO/ano.

———–

Central Senepol LAB FIV amplia operações

Lançada há apenas três anos pelos empresários Aluisio Favaro e Wanderley Zucoloto, a Central Senepol LAB FIV projeta um crescimento acima da média, pautado pela expansão raça Senepol nos grandes centros produtores de carne bovina. Para atingir essa meta, a empresa especializada em reprodução animal planejou um calendário robusto com leilões, shopping de animais, dias de campo, além da ampliação do circuito Rota do Senepol, um diferencial que tem beneficiado muitos criadores, especialmente os pequenos e médios.

“Nunca houve tanta procura pelo Senepol quanto agora. A raça é adaptada ao clima tropical e os touros cobrem a vacada a campo, ajudando a reduzir o ciclo da pecuária e transferir qualidade à carne. A demanda por touros Senepol provados é gigantesca, a oferta ainda é restrita e este cenário não só valoriza a raça como também movimenta investidores”, pontua Aluisio Favaro, diretor da Central Senepol LAB FIV, que está empenhado em democratizar informações técnicas, genética superior e soluções em reprodução com o maior número possível de produtores.

A Central Senepol LAB FIV, que também atende outras raças, marcará presença em exposições estratégicas, principalmente na tradicional Exposição Agropecuária de Uberlândia – CAMARU ‘2019, palco principal do Senepol no Brasil.  O calendário prevê participação na Expo Umuarama (março), Expogrande (abril), Expo Araçatuba (julho), Exapit, em Tupã/SP (agosto) e CAMARU’2019 (setembro), entre outras.

Ampliação nas vendas de genética

O grande diferencial da Central Senepol LAB FIV está na entrega de projetos completos. Iniciam na execução da fertilização in vitro em laboratório próprio e terminam com a entrega das receptoras com prenhes confirmada ou bezerro ao pé. “Incentivamos a participação do gado em provas de eficiência alimentar, de aspiração folicular e também no Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), de forma a proporcionar maior credibilidade, além de um histórico completo da produtividade do gado”, complementa Wanderley Zucoloto, sócio de Aluisio.

Apenas em 2018, a Central Senepol LAV FIV, que atende em torno de 70 fazendas, gerou quase 5.000 embriões, entre congelados e transferidos, a partir de um acervo de 500 doadoras e mais de 40 touros diferentes. A previsão é que nasçam 1.200 bezerros este ano. Toda essa produção fez a empresa aumentar seus remates. Aliás, esse é outro diferencial exclusivo da Central Senepol LAB FIV, ao oferecer canais de comercialização aos clientes. O primeiro grande evento será quase uma semana de vendas pelo Canal do Boi, de 1 a 4 de abril.

Produtos específicos serão ofertados a cada dia: 60 touros na segunda-feira, 50 receptoras com bezerro ao pé (macho) na terça-feira, doses de sêmen e aspirações na quarta-feira e embriões na quinta-feira, às 14 horas. Já às 20h30, o 2º Leilão Virtual Central Para os Amigos encerra essa primeira etapa, com 65 doadoras em oferta.

Em junho, convidados especiais visitarão as instalações empresa, sediada na fazenda experimental da Universidade de Marília (UNIMAR), durante o 2º Dia de Campo Central Para os Amigos. A programação contará com palestras sobre inovações tecnológicas, manejo, mercado pecuário, além de um shopping de animais Senepol PO.

Já em setembro, dia 5, será a vez da 1ª Leilão Reserva Central Para os Amigos, um dos principais destaques da CAMARU’2019, em Uberlândia (MG). “Reservamos a melhor genética para este leilão, que costuma atrair grandes nomes entre criadores e investidores. Destaque para as doadoras de melhor classificação nas provas de performance e no programa de melhoramento genético oficial da raça”, complementa Favaro.

O calendário encerra-se no final do anocom mais uma semana de vendas pelo Canal do Boi, de 3 a 7 de novembro. No último dia, 7 de novembro, haverá outra grande oferta de doadoras, com a 3ª edição do Leilão Central Para os Amigos.

Rota do Senepol passa por 40 fazendas

Circuito que tem ajudado dezenas de pecuaristas, a “Rota do Senepol” passou por mais de 40 fazendas em SP, MG, GO, TO, MT, MS, RO, ES, PR, PA, RJ e RR. Nessas visitas, os técnicos da central avaliam as condições de pasto e o sistema de manejo dos criadores para recomendar acasalamentos que favoreçam o melhoramento genético do Senepol.  “Ao mesmo tempo que presenciamos o crescimento da raça nos deparamos com diferentes perfis de pecuaristas, muitos deles antes sem condições de aspirar suas doadoras em laboratório. Também descobrimos raçadores incríveis, mas pouco explorados comercialmente”, relata Aluisio.

Exportação de embriões ao Paraguai

No mês de abril, a Central Senepol LAB FIV deve embarcar os primeiros 150 embriões de Senepol ao Paraguai, berço do Senepol na América Latina. Em outubro do ano passado, a empresa foi visitada pela Família Baumgarten, da La Blanca Agropecuária, que investiu em sete doadoras e uma cota de 50% da Queen Victória da Brisa, animal com fenótipo desejado na raça. “Essa incrível doadora é a melhor de sua safra, desmamando com 310 quilos e ganhando muito peso ao sobreano. Sua conformação reúne, de forma equilibrada, padrão frigorífico, racial e fertilidade”, complementa Zucoloto.

As matrizes permanecem em coleta e seus oócitos são destinados a acasalamentos dirigidos, com foco no refrescamento de sangue da linhagem paraguaia 4×4.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui