Técnicos do Ruraltins participam de curso sobre produção de Tambaqui

0
1289

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de terça, 12, a quinta-feira, 14, do curso de produção de Tambaqui em viveiros escavados e novas tecnologias. O treinamento faz parte do Projeto Peixe Mais no território do Bico do Papagaio, desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura, e ocorrerá em Araguaína, no auditório do Sebrae.

De acordo com o gerente de Aquicultura do Ruraltins, Andrey Costa, o curso tem duração de 20 horas e contará com a participação de 25 profissionais do órgão, além de piscicultores contemplados pelo projeto.

“Na oportunidade vamos fazer uma reciclagem dos conhecimentos, bem como promover uma troca de experiências entre os participantes para atender, da melhor forma possível, as demandas das 42 propriedades rurais alcançadas pelo projeto no Tocantins, respeitando as características de cada região, com a finalidade de solucionar problemas e potencializar a produção dos piscicultores. Esse trabalho é feito em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, pois são os pesquisadores que criam as tecnologias, e nós da extensão rural as transferimos para o produtor rural, assistidos pelo Ruraltins”, frisou o gerente.

A capacitação será ministrada em dois momentos, sendo o primeiro apresentando conteúdos teóricos, no auditório do Sebrae, e a parte prática será realizada no dia de campo, em uma unidade de referencia tecnológica.

“A programação traz temas importantes no desenvolvimento da cadeia produtiva do Tambaqui, como o panorama da  espécie no Tocantins, legislação vigente e licenciamento ambiental, sistemas de cultivo, manejo alimentar e nutrição na recria e engorda. E na parte prática teremos o dia de campo abordando a biometria, estimativa de biomassa do viveiro e cálculo da quantidade de ração, além do monitoramento da qualidade água e recomendações de manejo”, explicou Andrey Costa.

Peixe Mais

O projeto Peixe Mais consiste na transferência de tecnologia em piscicultura de água doce no estado do Tocantins: cultivo de Tambaqui em viveiro escavado e tanque rede, por meio de capacitações continuadas. O objetivo é formar técnicos multiplicadores em boas práticas de cultivo de Tambaqui em viveiros escavados para melhorar e aumentar a produção de pescado dos produtores atendidos pelos técnicos capacitados nesse projeto.

Programação

12 de março

8h – Abertura

8h 20 – Apresentação do projeto Peixe Mais

8h 40 – Panorama da cadeia produtiva de tambaqui no Tocantins

9h 40  – Discussão

10h 10  – Intervalo

10h 30 – Legislação vigente e licenciamento ambiental

11h 30 – Discussão

12h – Intervalo

14h – Sistemas de cultivo (extensivo, semi-intensivo e intensivo em viveiros escavados com aeração) e procedimentos para iniciar uma piscicultura em viveiros escavados

15h – Discussão

15h 10 – Infraestrutura de viveiros escavados

16h 10  – Discussão

16h 20 – Intervalo

16h 40  – Preparação de viveiros, aquisição de alevinos, transporte de alevinos e povoamento

17h 40– Discussão

18h – Encerramento.

 

13 de março

8h – Planejamento de produção

9h – Manejo Alimentar e nutrição na recria e engorda

10h – Intervalo

10h 20 – Monitoramento de qualidade da água

11h40 – Discussão

12h – Intervalo para o almoço

14h – Principais enfermidades na piscicultura

15h – Discussão

15h 10 – Tratamento de efluentes

15h 40– Intervalo

16h 40  – Despesca, conservação e beneficiamento

17h 40  – Discussão

18h – Encerramento

 

14 de março

9h – Dia de campo

Estação 1 – Biometria, estimativa de biomassa do viveiro e cálculo da quantidade de ração

Estação 2 – Monitoramento da qualidade água e recomendações de manejo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui