Adapec participará de discussões sobre fundos de emergência sanitária animal

0
1018

Com os objetivos de contribuir com as discussões sobre a proposta da criação de um fundo emergencial nacional e buscar alternativas para o fortalecimento dos fundos estaduais, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, participará da 2ª Reunião dos Fundos Emergenciais para Saúde Animal, que ocorre nos dias 19 e 20 de março, em Cuiabá (MT).

Os debates sobre a importância dos Fundos têm se intensificado com a retirada da vacinação prevista no plano estratégico 2017-2016 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). “Precisamos aumentar o poder da atuação do Fundeagro [Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins] e incentivar o retorno da arrecadação que visa auxiliar as atividades de defesa agropecuária, bem como indenizar os produtores rurais, em casos de emergência sanitária”, explica Alberto Mendes.

O presidente disse ainda que se reuniu anteriormente com representantes do Fundeagro e do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes) para ouvir as demandas e levá-las para o encontro.

Fundeagro

É um fundo privado sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da agropecuária do Estado do Tocantins, bem como trabalhar para a erradicação da febre aftosa e outras zoonoses, além do controle de pragas e doenças de vegetais.

Fazem parte do Fundeagro entidades como Faet; Sindicarnes; Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT); Associação das Indústrias de Laticínios e Derivados do Leite do Estado do Tocantins (Sindileite); Associação Sul Tocantinense de Pecuária de Corte (Apeco); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (OCB); Superintendência Federal da Agricultura e Abastecimento e a Adapec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui