Assembleia homenageia advogados nos 30 anos da OAB/TO

0
276

Os 30 anos de fundação da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB) foram comemorados em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, 05. A homenagem, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Antônio Andrade (PHS), foi solicitada, via requerimento, pelo deputado Ricardo Ayres (PSB).

O ponto alto da solenidade foi a entrega de títulos de cidadãos tocantinenses e de placas comemorativas aos advogados que se destacaram por relevantes serviços prestados ao Estado do Tocantins.

As homenagens começaram com a entrega de títulos de Cidadão Tocantinense aos advogados Helvécio de Brito Maia Neto, Edson Paulo Lins e Recato Jácomo. Em seguida, foram entregues placas comemorativas aos profissionais que se destacaram na consolidação da instituição ao longo dos 30 anos de sua fundação no Estado: Coriolano Santos Marinho, Luciano Ayres da Silva, Ercílio Bezerra de Castro Filho, Walter Ohofufi Júnior, Epitácio Brandão Lopes e o atual presidente da OAB/TO, Gedeon Batista Pitaluga Júnior. Foi homenageado, in memoriam, Augusto de Sousa Pinheiro.

Também foram homenageados por ativa participação na fundação da OAB/TO Sônia Maria França, Jesus Cândido Assunção, Hebert Brito Barros, Juarez Moreira Filho e, postumamente, Sílvio Domingues Filho e Mário Martins Santana. Além deles foram condecorados os advogados Raimundo Rosal Filho, Renato Jácomo, Bolivar Camelo Rocha e, in memoriam, Ernestro Cardoso Leite Neto.

Ainda foram agraciados advogados representantes das subseções da OAB em todas as regiões do Estado: Luiz Carlos Lacerda Cabral (Paraíso), João Francisco Ferreira (Porto Nacional), Sebastião Alves Mendonça Filho (Tocantinópolis), José Adelmo dos Santos (Araguaína), José Ferreira Teles (Guaraí), José Marcelino Sobrinho (Colinas), Palmeron de Sena e Silva (Taguatinga), Renato Santana Gomes (Araguatins), Teresa de Maria Bonfim Nunes (Pedro Afonso) Jales José Costa Valente (Dianópolis), Trajano Coelho Neto (Miracema), Miguel Chaves Ramos (Alvorada) e, in memoriam,  Manoel Bonfim Furtado Correia.

O rito solene foi finalizado com o anúncio de uma homenagem à servidora pioneira da OAB/TO, Soraia Glória de Aquino Pinheiro, pelos anos de dedicação à instituição.

O discurso inicial foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, que se pronunciou em nome dos novos agraciados com títulos de cidadãos tocantinenses. Ele disse que a homenagem aos 30 anos da OAB/TO configura um marco histórico da maturidade da instituição, que a cada dia ganha mais notoriedade e respeitabilidade. “Não posso deixar de registrar que as instituições e Poderes aqui representados enaltecem sobremaneira as balizas da Constituição Federal, com seriedade, respeito e responsabilidade”, afirmou Maia Neto.

Os demais pronunciamentos foram feitos por Luiz Carlos Lacerda Cabral, representando todos os homenageados, Kellen Pedreira do Vale, conselheira federal da OAB/TO, Gedeon Pitaluga Júnior, presidente da OAB/TO, pelo deputado Ricardo Ayres, autor do requerimento da concessão das homenagens, e Antônio Andrade, presidente da Assembleia Legislativa.

A solenidade contou, além disso, com momentos artísticos como a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins e do cantor Timeraçuí, que interpretou a música “Aos meus Heróis”. (Penaforte Diaz)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui