Grupo norueguês busca incentivos fiscais do Governo para instalação de indústria de alevinos de tilápia no Tocantins

0
1651

Nara Moura/Secom

Em busca de incentivos fiscais do Governo do Estado, representantes do  grupo norueguês, GenoMar Genetics, líder mundial em produção de tilápia de  alta qualidade, estiveram reunidos com o secretário da Indústria, Comércio  e Serviços, Ridoval Darci Chiareloto (SICS), na sede da pasta, na manhã desta segunda-feira, 08.

O grupo pretende instalar mais uma indústria de genética de tilápia no estado, desta  vez,  no município de Monte do Carmo (Fazenda Serra da Tilápia), região Central do Estado, com um investimento de R$ 7 milhões, e previsão de gerar, aproximadamente, 30 empregos diretos.

A GenoMar Genetics já atua no Tocantins, em parceria com a Fazenda Aquabel Piscicultura, que está instalada no município de Brejinho de Nazaré,   onde mantém um laboratório de alevinos de Tilápia. Agora o grupo  busca incentivos fiscais e segurança organizacional e política que possibilitem a implantação do novo projeto a longo prazo.

O grupo pretende instalar nova indústria de genética de tilápia no município de Monte do Carmo

Segundo o engenheiro ambiental e de produção, Diego Santana Reis, representante do grupo, as matrizes produzidas em Monte do Carmo serão distribuídas para o Brasil, e outros países, como México e Colômbia, por exemplo.

Atualmente a GenoMar possui filiais nas Filipinas, Singapura e China, além de parceiros espalhados pelos cinco continentes. Na América do Sul, a GenoMar possui parceiros no Brasil (Piscicultura Aquabel) e no Equador (Aquamar SA). A sede da empresa está localizada no centro de Oslo na Noruega.

“A reunião com o secretário busca consolidar a entrada da Genomar, no estado do Tocantins, com a produção de matrizes que serão distribuídas para as indústrias filiadas ao grupo para a produção de alevinos”, explicou o engenheiro ambiental e de produção.

De acordo com o diretor executivo da Genomar, Alejandro Tola Alvarez, a escolha do Tocantins se deu em virtude de   vários fatores, como a qualidade dos recursos hídricos e a ausência da indústria da tilápia no Estado o que “nos dá uma maior garantia sanitária e de ausência de enfermidades, no setor, que é muito importante para a nossa atividade genética”.

Para o diretor, outro fator determinante foi o grande potencial para a produção de tilápia no estado, além do clima, que permite produção da espécie o ano inteiro.  “A Genomar combina recursos e experiência em melhoramento aquático para fornecer produtos exclusivos ao mercado de tilápia”, afirmou.

Consolidação do projeto

O  secretário Ridoval Chiarelot  se  colocou à  disposição do grupo  para ajudar a consolidar o projeto de expansão da empresa,  tendo  em vista  que o  Governo do Estado já vem desenvolvendo ações  em polos produtivos  para alavancar o arranjo produtivo da  piscicultura, com forte investimento no  setor.

Chiareloto aguarda agora a empresa apresentar o projeto de viabilidade econômica e técnica para que a concessão dos  benefícios fiscais possam ser aprovados junto ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico [CDE]. “ O Governo do Estado tem total interesse em ajudar a viabilizar o projeto, já   que foi aprovado, recentemente,  pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, a criação de tilápia em tanques-redes nos lagos tocantinenses ”, afirmou o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui