Em Paraíso: Serra do Estrondo está sendo preparada para receber turistas durante a Semana Santa

0
1625

A tradição de subida à Serra do Estrondo, que já dura mais de 55 anos, faz de Paraíso do Tocantins a cidade tocantinense com maior movimento religioso e esportivo  no período em que se comemora a Semana Santa. Todos os anos milhares de pessoas sobem o principal ponto turístico da cidade, para cumprir promessas, participar da Corrida da Aleluia, e de vários eventos religiosos que acontecem no alto nesse período.

A programação inicia já no próximo domingo, 14, com a Missa de Ramos, que é tradicionalmente celebrada pela Igreja Católica, no Centro de Vivência, na escadaria da Serra. A missa campal que reúne centenas de fiéis que saem em procissão da Capela do Espírito Santo, no Setor Serrano II, e seguem  até ao Centro de Vivencia, é considerada uma das melhores celebrações da época.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

ESTRUTURA

A prefeitura de Paraíso já está finalizando toda estrutura para receber o público. Serviços de roçagens das duas trilhas e no alto do morro já foram realizados, além da iluminação da trilha que parte da escadaria da Serra. Este ano, a promessa é de que a iluminação será melhor que a do ano passado. A rede será permanente para atender ao público que sobre a Serra todos os dias.

A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

NOVA IGREJA

A Capela de Santa Cruz, localizada no alto da Serra do Estrondo foi totalmente reformada. Os serviços foram feitos pela Igreja Católica com ajuda da comunidade. A “Igrejinha da Serra” como é conhecida, recebeu novo teto, piso, pintura, revertimento em paredes, quadros e novas imagens. Os serviços serão totalmente concluídos até esta sexta-feira, 12.

A imagem pode conter: céu, árvore, planta, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

VANDALISMO

Todos os anos, a programação da Semana Santa na Serra do Estrondo é ampla e agrada a população. No entanto, no momento mais importante, noite de Quinta-Feira Santa, para a Sexta-Feira da Paixão, assim que termina a programação por volta das 24 horas, toda estrutura de som e segurança é desmontada e a “Igrejinha da Serra” passa a ser abrigo de vândalos e pessoas que utilizam o local para uso de bebidas e drogas.

A imagem pode conter: área interna

Este ano, com a chegada de novos padres na Paróquia de Paraíso e a reforma da igreja, a comunidade espera que seja mantido um esquema de segurança para evitar vandalismo dentro da Capela, que é o local onde os fiéis entregam seus jejuns praticados durante a quaresma. Além disso, a manutenção de um som ambiente, de caráter religioso, pelo menos até às 8 horas de sexta-feira, também contribuiria para finalizar a programação da Semana Santa de acordo com a exigência do público e sua tradição.

Em 217 e 2018, dezenas de casais utilizaram a igreja para outros fins, o que causou transtornos aos fiéis que há mais de 50 anos sobre a Serra do Estrondo na madrugada da Sexta-Feira Santa. É hora de corrigir.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A imagem pode conter: árvore, céu, planta, casa e atividades ao ar livreA imagem pode conter: árvore, céu, planta, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, planta, atividades ao ar livre e naturezaANTES
A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: nuvem e céu

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui