Governador entrega salas de aulas e autoriza climatização de Escola de Tempo Integral em Luzimangues

0
1132

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, visitou, na manhã desta terça-feira, 16, a Escola Estadual de tempo Integral Beira Rio, localizada no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. Na oportunidade, ele entregou seis novas salas de aulas, a reforma dos banheiros e autorizou a climatização da unidade escolar. As obras demandaram um investimento de R$ 413.350,23. A visita do governador foi marcada pela apresentação da Banda de Música da Escola Estadual Vila União e de dança, com alunos do Colégio Estadual São José.

O governador ressaltou que os jovens são o futuro do Tocantins e do Brasil, daí a importância dos investimentos que estão sendo realizados na educação. “Vocês são o futuro do Brasil e a educação é o caminho. O nosso Governo está empenhado em promover ações para melhorar cada dia mais as nossas escolas, as condições de aprendizagem para os alunos e de trabalho para os professores de demais servidores”, disse.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a sensibilidade do governador em atender as demandas da área da educação. “É um governo voltado para melhorar o Estado e uma sensibilidade muito grande com as questões que envolvem a educação”, disse. A titular da pasta da Educação, Adriana Aguiar, agradeceu pelo empenho e pela dedicação do governador com as causas que envolvem a educação.

A Escola

A Escola Estadual de Tempo Integral Beiro Rio conta com 1.237 alunos matriculados nas modalidades dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos, sendo 16 turmas no período matutino, 17 no vespertino e seis no noturno. A unidade desenvolve ainda os programas Mais Educação e de Treinamento Esportivo. A estrutura da escola conta com 19 salas de aulas, sala de vídeo, laboratório de informática, quadra poliesportiva, biblioteca e salas administrativas.

Protocolos

Ainda no período da manhã, o governador Mauro Carlesse participou da solenidade de entrega de certificados de técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Ao todo, foram entregues 57 certificados do curso de Formação de Monitoramento e Avaliação de Gestão Escolar. O curso foi ministrado com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional integrado e Sustentável (PDRIS). A solenidade foi realizada no prédio da Escola Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, onde também foram assinados Protocolos de Intenções que autorizam o uso compartilhado de unidades escolares de Palmas pelo Comando Geral da Polícia Militar, ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O primeiro Protocolo de Intenções foi celebrado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, e prevê a disponibilização da estrutura física da Escola Estadual Girassol de Tempo integral Augusto dos Anjos à Polícia Militar, para fins de formação e capacitação de servidores e outras atividades educacionais. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras, no local será implantada a Academia de Polícia, com cursos de formação de policiais, treinamentos, habilitação e aperfeiçoamento. “Além da formação, a presença da Academia vai ampliar ainda mais a presença e a sensação de segurança nessa região da Capital”.

Com o Corpo de Bombeiros, o Protocolo de Intenções estabelece o aproveitamento compartilhado da estrutura física do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), para o desenvolvimento do Projeto Educacional Bombeiros Mirins (Proebom) e também como a academia de formação de bombeiros. “Esse projeto educacional já é desenvolvido em Gurupi e agora chega em Palmas. A intenção é que seja estendido para todas as unidades da corporação do Estado”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva. Segundo ele, os alunos do Proebom recebem noções de primeiros socorros, salvamento, prevenção de afogamento, ética e cidadania, combate ao uso de drogas, noções de informática, educação física, ordem unida, noções de teoria de incêndio, aulas de música, educação ambiental, educação para o trânsito e temas transversais.

Também foi assinado o Protocolo de intenções com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), para o aproveitamento das instalações da mesma unidade escolas para atendimento à comunidade, quanto à prestação de serviços relacionados à segurança pública e outras atividades vinculadas à pasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui