Governo do Tocantins investe na sinalização do Parque Estadual do Jalapão

0
1245

Nesta quinta-feira, 25, o Governo do Estado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), inicia os procedimentos para viabilizar a sinalização do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Com recursos do Naturatins, obtidos através de compensação ambiental e apoio da  Ageto na elaboração do projeto,  confecção de placas indicativas de direção e distância dos atrativos; orientação de conduta para segurança dos visitantes; e de incentivo a sensibilização e educação ambiental aos frequentadores; para sinalização do PEJ, avança para a fase de contratação dos serviços.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, destaca que a iniciativa tem o objetivo de incentivar o turismo ambiental com a conscientização dos frequentados, facilitar o trânsito na unidade e em seu entorno, além de contribuir com a segurança dos visitantes.

Para o presidente da Adetur, Tom Lyra, as placas atenderão uma demanda antiga da comunidade, que por muito tempo tem reclamado da quantidade e do estado de conservação da sinalização.

Para o gerente das Unidades de Conservação do Instituto, Carlos Manuel Carvalho Carreira, as placas devem beneficiar a preservação ambiental, o deslocamento dos frequentadores e visitantes da região.

Serão implantadas placas de incentivo a redução da velocidade dos veículos, à prática do turismo ecológico, a denúncia de crimes ambientais, além de convites aos frequentadores que desejam se tornar parceiros/amigos do Parque Estadual do Jalapão.

Outra orientação que será colocada são as regras de conduta para visitação as Dunas, com indicação bilíngue quanto ao horário de funcionamento; recolhimento do lixo produzido; proibição do uso de bebidas alcoólicas, das coletas de animais e plantas; e recomendações como fazer o uso somente das trilhas de acesso, evitar produção de barulho e manter a distância da borda do paredão, para segurança dos visitantes.

Importantes indicações como, o sentido da localização e distância da Sede do PEJ, dos municípios vizinhos e da Capital, dos atrativos turísticos, das comunidades quilombolas; e ainda a indicação de pontes com suas respectivas extensões, entre elas a sobre o Rio Novo, Rio Sono e Rio Vermelho.

A equipe da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, que está envolvida na elaboração do projeto, incorporou também a confecção de placas com frases para promover a sensibilização e educação ambiental aos visitantes. Serão mensagens instaladas em vários pontos do Parque do Jalapão que alertam sobre a importância dos animais silvestres, da fauna, da flora e dos cuidados que devem ser adotados com os recursos hídricos, com o uso do fogo e com a destinação adequada do lixo produzido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui