DRE DE PARAÍSO REALIZA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO

0
1135

Ascom

Encerrou-se na tarde do dia 30/04/2019 a formação continuada “Olimpíadas de Língua Portuguesa” com o tema O Lugar Onde Vivo, proporcionada pela Diretoria Regional de Ensino de Paraíso, com Professores e Representantes de escolas da Rede Municipal e estadual jurisdicionadas da esta Regional de Ensino.

“Estudo, reflexão, troca de experiências fizeram parte da Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa realizada na DRE de Paraíso com os professores de Língua Portuguesa e representantes das Secretarias Municipais e escolas estaduais,” disse Ana Goreth Santos, assessora de currículo(Língua Portuguesa)

Ressalta-se que foi um momento relevante para todos os envolvidos, principalmente pelo trabalho conjunto das redes de ensino público-estadual e municipal que contribuirá certamente com o ensino e aprendizagem dos alunos.

“Hoje foi um dia muito importante para o aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente. A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA tornou-se obrigatoriedade para os professores numa escola que precisa lidar com metodologias diferenciadas e diversificadas no ensino de Língua Portuguesa. O objetivo principal foi tentar oferecer subsídios para que os professores possam criar situações em sala de aula que permitam aos alunos um contato maior com os gêneros tradicionais como POEMA, MEMÓRIAS, CRÔNICAS e ARTIGO DE OPINIÃO, bem como digitais, como o DOCUMENTÁRIO (que foi uma novidade nessa 6.a edição). Esperamos que os professores consigam desenvolver a competência comunicativa dos estudantes nos âmbitos leitura, fala e escrita,” disse a Assessora de currículo (Língua Inglesa) Milla Correa Silveira

“A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma oportunidade para que nossos estudantes se aprimorem no estudo dos gêneros literários que circulam na nossa sociedade. Esta versão da olimpíada conta o gênero documentário que oportuniza o uso da linguagem audiovisual, assim, esse gênero já faz parte do cotidiano dos alunos que vivem imersos na cultura digital, o desafio agora é fazer dessa nova cultura um espaço de produção literária de narrativas digitais”. Enfatizou a professora Deusirene Magalhães.

Os gêneros foram trabalhados em forma de oficinas, realizadas pela assessora de currículo de Língua Ana Goreth Santos, a Assessora de currículo Milla Correa e parceiros. Para implementar o trabalho com o poema, a técnica Lenice Santiago participou com declamação de poema.

No gênero crônica, a parceria de Dourival Santiago que abordou sobre o tema e apresentou uma de suas crônica intitulada “A eleição.

“Fortalecer a prática pedagógica, fomentando a importância de metodologias inovadoras para aplicabilidade dos gêneros poema, memória, crônicas, artigo de opinião e documentário, este foi o foco do trabalho realizado,” disse a Diretora Regional de Educação de Paraíso, Meyrivane Teixeira Arraes.

A formação foi conduzida também pela Assessora Maria Tolentino que trabalhou uma oficina de gênero textual a Assessora de currículo (Língua Inglesa) Milla Correa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui