Governador Mauro Carlesse entrega 1º certificado de adesão ao sistema de inspeção com equivalência federal

0
947

O governador do estado, Mauro Carlesse e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, entregaram o 1° certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) aos representantes da empresa Carinho. O evento ocorreu no gabinete do governador, na Agrotins, instalado no Centro Agrotecnólogico de Palmas. Com isso, a empresa, que é do município de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, passa a comercializar seus produtos em todo território nacional, pois o selo tem a mesma equivalência federal.

Ao governador foi apresentado a importância do Sistema para o crescimento econômico e ele ficou satisfeito com o resultado. O presidente da Adapec explicou que a adesão do Tocantins ao SISBI foi efetivada, em junho de 2018, após mais de sete anos de trabalhos realizados pela Adapec na área de inspeção estadual. ” Esse é o resultado de muito trabalho, uma grande conquista que vem colaborar com o crescimento da indústria tocantinense para expansão comercial, criação de emprego e renda”, disse o presidente ressaltando que a Agência tem incentivado os empresários, por meio de orientações técnicas.

A empresa, que tem 19 anos no mercado tocantinense, era registrada com o Selo de Inspeção Animal (SIE), que garantia a comercialização dos produtos dentro do Estado. Sua capacidade de produção é de 40 mil litros de leite. Hoje, 90% são para fabricação de mussarela. “São quase duas décadas produzindo produtos lácteos, iogurte, queijos, e estamos buscando a diversificação de produtos para atender a demanda, que acreditamos que deverá crescer muito”, disse Ygor Mota, representante da empresa.

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Com a adesão do Tocantins, por meio da Adapec, tem-se a equivalência federal no serviço de inspeção, isso significa, que a instituição pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País.

Para aderir, o empresário deverá solicitar a Adapec e cumprir as exigências previstas na legislação. Durante a Agrotins, é possível tirar dúvidas, no estande do órgão que está no Portal da Pecuária.

Participaram da entrega do certificado o secretário da agricultura, pecuária e aquicultura, César Halum; o deputado estadual Amélio Cayres e servidores da Agência.

Estados que aderiram ao SISBI

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema dez estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui