Vigilância Sanitária de Paraíso orienta produtores rurais sobre o uso de agrotóxicos

0
1339

Ascom

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação na tarde de quarta-feira, dia 15, a respeito do uso correto de agrotóxicos. Coordenada pela equipe da Vigilância Sanitária e em parceria com a diretoria de Meio Ambiente e Turismo e com estudantes dos IFTO o alvo da ação foram os feirantes da Feira do Produtor Rural e Gastronômica do município.

Na ocasião foram entregues cartilhas com dicas de como evitar intoxicações por essas substâncias químicas e com informações sobre o uso seguro de agrotóxicos. A publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária também instrui os agricultores sobre as informações de classificação toxicológica dos agrotóxicos e as cores de rótulo e bula relacionadas a cada uma dessas classes.

Outros pontos tratados pela cartilha dizem respeito à forma correta de transportar, utilizar, guardar e descartar agrotóxicos. O material ensina, ainda, o trabalhador rural a compreender melhor as informações de rótulo e bula desses produtos.

De acordo com Lívia Nevack, coordenadora de Vigilância Sanitária, “é importante que os produtores se conscientizem que é preciso ter um cuidado especial com o manuseio e a aquisição de agrotóxicos. O uso inadequado ou o acesso podem provocar vários problemas de saúde”. Na ação os agricultores também foram orientados a procurarem atendimento médico caso sintam alguma alteração como coceira, vômitos ou irritação na pele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui