Miranorte receberá ações do projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos nesta quarta-feira

0
888

Miranorte é o primeiro município tocantinense a receber a edição do projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Welcton de Oliveira 

Os pequenos produtores rurais dos municípios de Miranorte, na região central do Estado, receberão nesta quarta-feira, 05, ações do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, que acontecerá no Parque de Exposição Agropecuária da cidade, no período entre as 9h e 16h. O projeto é desenvolvido em parceria do Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), associações de revendas de agrotóxicos e prefeituras municipais.

Nos últimos dias, a Adapec vem intensificando um trabalho de visitas às propriedades com orientações aos produtores rurais sobre uso correto e seguro de agrotóxicos, tríplice lavagem das embalagens, armazenamento e devolução destas embalagens.

O diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda disse que o projeto foi consolidado entre os pequenos produtores rurais porque oferece condições adequadas à realidade destes produtores para fazerem a devolução de suas embalagens de forma correta. “O projeto proporcionou além da retirada do passivo do campo, uma consciência entre os pequenos produtores de que é importante fazer todo o processo seguro no uso de agrotóxicos e no final devolver estas embalagens num local adequado”, pontuou Alex Sandro.

A Agência orienta os pequenos produtores rurais a fazerem a devolução de suas embalagens tríplices lavadas e com apresentação de notas fiscais de aquisição do produto. No ato da devolução os agricultores receberão comprovantes da entrega que deve ser guardado pelo prazo de um ano.

A realização do projeto de RI já foi confirmada para este ano em 15 municípios tocantinenses.

Calendário

Miranorte: 05 de junho

Porto Nacional – Projeto São João: 12 de junho

Araguatins: 17 de junho

Augustinópolis: 18 de junho

Dianópolis: 19 de junho

Buriti do Tocantins: 19 de junho

Axixá do Tocantins: 24 de junho

Ananás: 25 de junho

Riachinho: 25 de junho

Sítio Novo: 26 de junho

São Miguel: 26 de junho

Aguiarnópolis: 28 de junho

Araguaçu: 24 de agosto

Paraíso: 12 de setembro

Divinópolis: 13 de setembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui