Sebrae e Seduc assinam Termo de Cooperação para levar educação empreendedora a escolas do campo

0
1099

Ascom

O Sebrae Tocantins e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) assinaram Termo de Cooperação Técnica para aplicar implantar o Programa Escola Empreendedora, em sete escolas da rede estadual de ensino, que ofertam a modalidade de educação no campo. A assinatura ocorreu durante o Fórum de Educação Empreendedora na noite desta segunda-feira, 10.

O programa conta com formação de professores, material específico para o desenvolvimento da temática no currículo escolar e acompanhamento nas atividades para o desenvolvimento territorial e aproveitamento das potencialidades locais. O início desse programa está previsto para o mês de agosto, com a capacitação de cerca de 120 professores e vão atender mais 2.500 alunos.

As escolas contempladas com o Termo de Cooperação Técnica são: Escola Família Agrícola Zé de Deus, de Colinas do Tocantins; Escola Família Agrícola, de Porto Nacional;  Escola Família Agrícola José Porfírio de Souza, de São Salvador; Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, de Chapada de Natividade; Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, localizada no povoado Mumbuca, em Mateiros; Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, de Esperantina;  e a Escola Estadual Beira Rio, de Luzimangues.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, ofertar o Programa Escola Empreendedora promove um ambiente favorável ao empreendedorismo na escola e na família. “ Com iniciativas como essa, o Sebrae Tocantins pretende desenvolver as características comportamentais com foco no empreendedorismo e habilidades para gestão de negócios. Além de contribuir para despertar e desenvolver o potencial empreendedor e criativo de estudantes, e assim, dispor das suas competências empreendedoras e aplicá-las no mundo do trabalho e da produção”, destacou.

Fórum da Educação Empreendedora  

Além da assinatura do termo de cooperação com a Seduc, durante o fórum, o Sebrae Tocantins anunciou os vencedores do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.  São eles:

-Categoria Ensino Fundamental

Instituição: Ana Macêdo Maia de Porto Nacional

Professora: Marilene Pereira Guimarães

Projeto: “Sou monitor de matemática Tematic”

-Categoria Ensino Médio

Instituição: IFTO Palmas

Professora: Adriana de Oliveira Gomes

Projeto: “Eco Friends”

-Categoria Ensino Profissional

Instituição:

Professor: Dêmis Carlos Fonseca Gomes

Projeto: “A robótica despertando empreendedores”

-Categoria Ensino Superior

Instituição: Ceulp Ulbra

Professora: Cintia Fernandes

Projeto: “Rumos do Tocantins

Os premiados receberam troféus e vão concorrer a premiação nacional, prevista para o segundo semestre de 2019, em Brasília.

A palestra “Professor, qual é o seu legado?” ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey encerrou o Fórum de Educação Empreendedora. O palestrante contou sua trajetória profissional, abordou pontos de transformação pela educação e citou exemplos de sua vida para ilustrar situações cotidianas vividas por professores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui