Bombeiros Militares comemoram Dia Nacional e destacam avanços

0
1000

A imagem de super herói conquistada pelos Bombeiros Militares vai além daquela em que o bravo soldado é visto saindo em meio às chamas com uma vítima nos braços. Ao longo dos anos, esse agente, que está entre os mais respeitados da nação, foi muito além, e passou a ser também um protagonista da transformação, atuando completamente integrado à sociedade. E essa é também a razão pela qual se comemora o dia 02 de julho, nesta terça-feira, Dia Nacional dos Bombeiros Militares.

No Tocantins, os trabalhos da instituição foram iniciados em 14 de dezembro de 1992. Na ocasião, eram apenas 49 soldados formados. O tempo passou e muitas conquistas ocorreram ao longo desses 26 anos de atuação. Atualmente, a corporação conta com 536 praças e oficiais, além de possuir uma das melhores estruturas de salvamento, resgate e combate a incêndio da Região Norte do país.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, muito mais projetos estão por vir. “Conquistou-se um espaço muito grande junto à sociedade tocantinense e hoje executamos também a Defesa Civil no estado e ainda temos outras ações sociais, como o Projeto Bombeiros em Ação, Bombeiros Mirins, Cinoterapia, que é o trabalho de terapia com os cães, entre outros. Nosso desejo é crescer ainda mais”, afirmou.

Entre as conquistas recentes para melhorar ainda mais a atuação da instituição e também ter maior proximidade com a população está a estrutura do CAIC, na Aureny III, onde será instalada a 2ª Companhia de Bombeiros Militares, que atualmente está instalada em Taquaralto. Ainda no local vai funcionar a Academia de Formação de Bombeiros Militares. E na Praia da Graciosa deverá ser implantado um posto de guarda-vidas para atuação junto aos turistas.

Mas há um projeto que é o sonho da corporação: a construção da nova unidade administrativa do Comando geral. “O processo já está em fase de licitação e em breve teremos o lançamento da Pedra Fundamental da obra na ordem de R$ 11,6 milhões. O bombeiro é uma realidade em nosso estado e estamos crescendo muito com ajuda de parceiros e do Governo do Estado”, pontuou o coronel.

Para atendimento aos bombeiros militares da corporação e dependentes, o Comando Geral está construindo uma policlínica exclusiva. A execução dos trabalhos está entrando na fase final, com os próprios integrantes da instituição colocando mãos à obra.

Lago Sul

O Colégio Esportivo Militar foi inaugurado pelo Corpo de Bombeiros Militar em 29 de fevereiro de 2016, garantindo uma nova realidade e formação a pelo menos 1.100 estudantes. A estrutura funciona em parceria com a Prefeitura de Palmas, atendendo o Setor Lago Sul. O trabalho alcança as séries que vão do 3º ao 9º ano.

“O Colégio Militar é uma vertente que está se expandido no Brasil inteiro e não é diferente no Tocantins, com o Corpo de Bombeiros Militar fazendo parte desse processo. Queremos expandir o nosso Cemil e trazê-lo para um atendimento junto à rede estadual”, contou o coronel Leandro.

“O Corpo de Bombeiros Militar, hoje, tem um papel de grande relevância em meio à sociedade, executando ações bem além daquela que originou sua criação, que é o caso de salvar vidas. Continuamos a fazer isso, só que de outro forma, levando nossa experiência para as áreas esportivas. Dois exemplos disso é a Travessia do Lago e a Corrida do Fogo, que a cada edição reúnem mais e mais praticantes”, concluiu o coronel.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui