Governo contempla região do Jalapão com ações ambientais e turísticas

0
884

Durante as atividades referente as consultas públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023, ocorrida em São Félix do Tocantins, região do Jalapão,  na sexta-feira, 9, o governador Mauro Carlesse, assinou ordens de serviço e anunciou medidas como a construção da estrada que vai permitir a ligação do Jalapão à capital, Palmas, além de infraestrutura para os atrativos turísticos locais.

“Estamos trabalhando e vamos construir o mais rápido possível a estrada ecológica, que vai ligar o Jalapão a Palmas. É uma vontade minha e um sonho do povo daqui”, sustentou explicando que a estrada será construída com bloquetes, o que vai demandar menor custo, aproveitamento da mão de obra local e menor dano ambiental.

Outros assuntos importantes também estiveram em pauta, como iniciativas que serão adotadas em parceria com os órgãos ambientais, para combater as queimadas durante o período com ausência de chuvas. Ocasião que as altas temperaturas aliada aos ventos fortes favorecem os incêndios florestais.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Cordeiro, falou sobre a logística do governo do Estado para este período de estiagem. Contou que será instalado na área do Parque Estadual, um Posto Avançado do Corpo de Bombeiro. “Esta é uma ação de iniciativa Comandante-Geral dos Bombeiros Reginaldo Leandro da Silva, mas estamos colocando a estrutura do Parque para trabalhar em conjunto, não só com os bombeiros e Defesa Civil, mas em parceria com a Polícia Ambiental e as Brigadas Municipais Contra Incêndios Florestais, juntamente com as Brigadas do Parque Estadual do Jalapão”, reforçou.

O gestor também explicou “Nós do Naturatins, também vamos apoiar com uma aeronave do órgão, que será usada para o combate aos focos de incêndio não só na área do Parque Estadual, mas em toda região do Jalapão. Esta aeronave irá auxiliar no monitoramento das queimadas”, disse o presidente.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, relatou que durante a visita a São Félix do Tocantins, o governador Carlesse inaugurou o circuito de sinalização turística que compreende mais de 800 km de rodovias. “Foram utilizadas mais de 90 placas com informações ambientais, rodoviárias e turísticas. Estas placas com as identificações é um avanço para toda a região”, considerou.

Ordens de Serviço

O turismo na região do Jalapão recebe reforço por meio de ordens de serviço para a construção de um quiosque de apoio nas Dunas e na Prainha, além da reforma dos sanitários do local, reforma da trilha da Serra do Espírito Santo e a construção de uma praça no povoado do Prata. Estas obras estão orçadas em R$ 1.658.792,04, recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRIS), do Banco Mundial.

Acompanhou o presidente do Naturatins ao Jalapão, o vice-presidente do órgão, Rafael Roque Felipe. Na ocasião, a equipe do Naturatins também visitou o escritório da Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui