Em Paraíso: Prefeitura alerta sobre acidentes com escorpiões

0
1440
ESCORPIÃO APARECEU NA CALÇADA DE UMA RESIDÊNCIA DE PARAÍSO - TO ESTA SEMANA

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que conta com o serviço de Vigilância Escorpiônica, que tem como principal objetivo acompanhar o escorpionismo no município. Essa vigilância foi implantada no Estado em 2017 e desde 2018 o serviço funciona efetivamente em nosso município.

VEJA UM CASO DE APARECIMENTO EM PARAÍSO-TO

Em Paraíso, são realizadas ações de busca ativa nas residências de pessoas acidentadas para verificação de possíveis abrigos, além do controle populacional com a captura, assim como educação em saúde com orientações a comunidade e escolas, para novos acidentes sejam evitados.

O serviço é desenvolvido por uma equipe devidamente capacitada, que utiliza equipamentos de proteção individual (EPIs) e lanternas de Led UV, próprias para essa ação. O trabalho é realizado em horário diferenciado, pois esses animais são de hábitos noturnos e saem no período da noite que para se alimentarem.

Orientamos a população que caso sejam encontrados escorpiões em residências, informar o Setor de Endemias, localizado na Unidade de Saúde Araci Aires Parente (SESPE), na região central da cidade, ou que seja realizada a captura com cuidado, utilizando potes fechados (tipo de maionese), para encaminhamento ao Setor de Endemias, onde será realizada a identificação da espécie pela laboratorista de entomologia.

A gestão Municipal esclarece:

1. Esses animais são discretos, noturnos e tímidos, preferem se esconder em lugares escuros e úmidos, como pilhas de entulhos, frestas em cascas de árvores, roupas e calçados.

2. Não há infestação de escorpiões na cidade.

3. Não recuse a visita dessa equipe em sua residência, os agentes trabalham a noite e são identificados com crachás da SEMUS.

Dicas para a população seguir:

•          Não use veneno: Além de agredir o meio ambiente, este não mata o escorpião, só o paralisa e a possibilidade de acidente aumenta;

•          Denuncie vizinhos que tenham lixo/ entulho, mato alto no quintal;

•          Cuidado ao calçar sapatos, com brinquedos das crianças, barracas, eles podem se esconder nesses lugares frescos e úmidos;

•          Mostre imagens de escorpiões para as crianças para que se mantenham longe deles;

•          Mantenha cama, berço, sofá longe da parede;

•          Escorpiões não atacam, eles picam em quem encosta ou pisa neles;

Se algum acidente acontecer, leve a pessoa imediatamente ao Pronto Socorro do Hospital local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui