Naturatins fiscaliza queimadas em Serra de Paraíso do Tocantins. Ato criminoso virou rotina na cidade

0
1417

Da Redação

Fiscais do Naturatins estiveram na manhã desta terça-feira, 27, fiscalizando as queimadas que estão ocorrendo no lado esquerdo da Serra do Estrondo em Paraíso do Tocantins. De acordo com as primeiras informações, o fogo teria iniciado na quinta-feira, segundo relato de moradores do Setor Chapadão, que fica próximo ao locais que já foram destruídos pelas chamas.

A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, planta, grama, atividades ao ar livre e naturezaMisteriosamente fogo consegue ultrapassar a TO-080 e atingir a parte principal da Serra do Estrondo

Os agentes ouviram moradores e chacareiros e descobriram que proprietários de fazendas localizadas na região estão tendo que contratar pessoas para tentar conter as chamas. Uma dassas fazendas pertence ao prefeito da cidade, Moisés Avelino. O fogo já destruiu grande parte da Serra e segue devorando a vegetação.

A imagem pode conter: céu, carro, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Os autores do crime usam a mesma estratégia todos os anos para destruir o local. O fogo sempre inicia na parte baixa da serra que fica em frente aos setores Chapadão e Milena na região norte de Paraíso e, de forma misteriosa, e sempre no período da noite,  as chamas atravessam a TO-080, e atingem a parte principal da Serra do Estrondo.  Foi o que ocorreu até o ano passado. Existe a suspeita de que a ação visa a renovação de pastagens, ou crime premeditado contra o meio-ambiente.

A imagem pode conter: céu, árvore, montanha, atividades ao ar livre e natureza

Até o momento ninguém foi responsabilizado por esses crimes que já se tornaram rotina em Paraíso, que tem a Serra do Estrondo como seu principal ponto turístico.

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

Outro problema que está sendo levantado, é o fato de o Corpo de Bombeiros ter um limite para de área para agir. Nossa reportagem tenta buscar mais informações sobre essas áreas que, segundo levantamentos, teriam que ser próximas à cidade, em área de APA, por exemplo.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

DERRUBADA DE ÁRVORES NA SERRA DO ESTRONDO

Nossa reportagem ainda aguarda as informações oficiais por parte da prefeitura, em relação à derrubada de árvores e destruição de uma área na Serra do Estrondo no Setor Serrano I. Na semana anterior o Naturatins também esteve na cidade para acompanhar a ação que destruiu árvore centenária e mudou a estrutura da Serra.

ENTENDA O CASO NA MATÉRIA ABAIXO:

Naturatins fiscaliza área desmatada na Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins

 

==ANÚNCIO==

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui