Aplicativo Sine Fácil realizou mais de 3 mil encaminhamentos de emprego no primeiro semestre

0
936

Quem está à procura de um emprego fica sempre atento aos jornais, cartazes afixados nos mais diferentes lugares, nos avisos em grupos de contatos e redes sociais, além das constantes visitas ao Sistema Nacional de Empregos (Sine). No intuito de simplificar essa procura foi criado, há dois anos, o Aplicativo Sine Fácil que possibilita tanto ao trabalhador, quanto ao empregador acessar alguns dos serviços disponíveis na Rede Sine, de forma rápida e prática, de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet. A ferramenta está disponível na versão Android e IOS.

De janeiro a junho de 2019 o Aplicativo (App) realizou 3.025 encaminhamentos ou auto-encaminhamentos de trabalhadores ao mercado de trabalho, somente no Tocantins. Isso significa agilidade, economia e comodidade para pessoas como Wdson Rodrigo Alves de Almeida que está à procura de um emprego e aprendeu no Sine de Palmas a baixar o aplicativo e manuseá-lo. “Esse recurso facilita demais a minha vida. Nele consigo consultar a vaga, marcar a entrevista e até mesmo emitir a carta de encaminhamento. Semana passada fiz uma entrevista e estou aguardando o retorno,” elogia o trabalhador.

O que o App disponibiliza

Com o Aplicativo, o trabalhador pode pesquisar vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil, candidatar-se às vagas que estejam de acordo com o perfil profissional e agendar entrevistas. Pode, ainda, acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego, consultar o abono salarial, verificar os vínculos empregatícios, bem como atualizar seu cadastro profissional.

Já o empregador pode cadastrar as vagas, pesquisar perfil profissional de candidatos selecioná-los para as entrevistas, acompanhá-las pelo calendário disponível, bem como dar o resultado final no processo seletivo.

Como instalar o Sine Fácil

Segundo a chefe de Unidade do Sine Palmas, Jéssica Ferreira da Silva, qualquer pessoa pode baixar gratuitamente o APP entrando na Play Store e explica: “ Os trabalhadores que procuram o Sine são orientados por nossos atendentes quanto a forma de baixar e usar a ferramenta em seus celulares. Também passamos a eles o QR Code que é uma das opções de acesso ao Aplicativo”, disse Jéssica.

Existem duas formas de entrar no Aplicativo, ao baixá-lo haverá a opção ENTRAR COM GOV.BR  e ENTRAR COM QR CODE, que é o código disponibilizado nas unidades do Sine. Caso o trabalhador não queira ir ao Sine para ser orientado e pegar o código, pode apenas clicar na opção ENTRAR COM GOV.BR  e preencher os campos com os dados CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Todo o processo de instalação e preenchimento é autoexplicativo.

Vale ressaltar que as vagas de emprego que aparecerão para o trabalhador serão filtradas conforme o que ele tiver preenchido no campo Objetivos Profissionais, portanto muita atenção ao fornecer essa informação.

Caso tenha dúvidas na instalação do APP acesse empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui