Prefeito Moisés Avelino visita obras em andamento em setores de Paraíso

0
1190

Ascom

 

O prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, vistoriou na tarde desta terça-feira, dia 17, o andamento da obra de ampliação da unidade básica de saúde Wilfran Marinho Ferreira, no setor Jardim Paulista. O gestor estava acompanhado do secretário de Infraestrutura, Ubiratan Carvalho, e foi recebido pela secretária municipal de Saúde, Rosirene Leal e por parte da equipe da UBS.

“É uma obra que está sendo reconstruída. Derrubou o velho para fazer de novo, só sobraram as paredes e a parte nova que está sendo ampliada. Acreditamos que depois da entrega desta obra o atendimento à comunidade será ainda melhor e poderemos oferecer mais conforto para nossos funcionários”, pontuou Moisés Avelino. “Uma importante obra muito esperada pela comunidade e os servidores que serão melhores acolhidos na unidade de saúde”, acrescentou Rosirene Leal, secretária de Saúde.

A ordem de serviço para a execução da obra foi assinada em junho deste ano pelo então prefeito em exercício, Celso Morais. A empresa Argo Engenharia Eireli está responsável pelo andamento do projeto que deve ser entregue em 180 dias. Os recursos são federais e totalizam mais de 230 mil reais.

PREFEITO FOI AO SERRANO II ACOMPANHAR ANDAMENTO DE OBRAS

Na manhã desta terça-feira, dia 17, o Prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, esteve no Setor Serrano I, onde conferiu o andamento da obra de pavimentação asfáltica que contemplará 13 setores da cidade. Acompanharam o Prefeito na visita, o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais; o Secretário de Infraestrutura, Ubiratan Carvalho; e o Diretor de Obras do Município, Kilmes Fortaleza.

No Setor Serrano I, local de início das obras de pavimentação, o grupo conferiu as ruas e avenidas do setor, que já estão recebendo a terraplanagem, dentre elas o trecho da Avenida João XXIII, que ligará o Serrano I ao Serrano II.

Em toda a cidade de Paraíso serão contempladas 123 ruas com pavimentação e a recuperação de outras 38 ruas, por 13 setores da cidade. A obra está sendo realizada pela gestão municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

Durante a visita, Avelino pontuou sobre o início das obras e seu desenvolvimento. “Estamos na expectativa de que tudo será realizado em tempo adequado, trazendo benefícios a toda nossa comunidade. Estou vendo que todas os finais de ruas serão asfaltadas para o bem estar dos moradores”, destaca.

O Vice-Prefeito Celso Morais também comentou sobre a importância desta obra. “Hoje estamos no trecho da Av. João XXIII, que ligará o Setor Serrano I ao Serrano II e facilitará o acesso as duas localidades. Estamos animados com o início da obra”, ressalta.

Já o Secretário Ubiratan Carvalho, destacou que a obra também está fomentando a economia local. “Esta é uma obra de grande impacto para Paraíso e além de benefícios aos moradores, está trazendo emprego e renda ao município, com a contratação de muitos trabalhadores”.

Além do Serrano I e Serrano II, serão contemplados ruas dos setores Aeroporto, Alto Paraíso, Bela Vista, Interlagos, Jardim Paulista, Nova Esperança, Parque dos Buritis, Pouso Alegre, Setor Oeste, Setor Sul e Vila Oeste.

VISITA AO CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL

O Prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, acompanhado do Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais; do Secretário de Infraestrutura, Ubiratan Carvalho; e do Diretor de Obras do Município, Kilmes Fortaleza; visitou na manhã desta terça-feira, dia 17, a obra do Centro Administrativo Municipal, no Setor Oeste.

Localizada ao lado da Escola Municipal 23 de Outubro, a obra, iniciada em gestões anteriores, se encontra em estágio avançado. A retomada da construção se deu no mês de julho, após assinatura de ordem de serviço. A execução está sendo realizada com recursos próprios do município, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças.

De acordo com Moisés Avelino, a conclusão do Centro Administrativo trará benefícios a toda comunidade. “Parte do prédio já foi cedido a Escola Municipal 23 de outubro e a outra parte abrigará o Centro Administrativo, onde serão instaladas algumas das secretarias municipais, facilitando o acesso a comunidade e possibilitando economia para a administração municipal”, informa o Prefeito.

O Vice-Prefeito Celso Morais também destacou a importância deste novo Centro Administrativo. “Esta obra estava parada, mas com a dedicação do Prefeito Moisés Avelino, foi retomada e com certeza será entregue este ano a população. Aqui vamos sediar secretarias que hoje se encontram em prédios alugados, o que nos possibilitará uma redução de custos”, destaca.

Após sua conclusão, prevista para o fim do ano corrente, o Centro Administrativo da Gestão Municipal deverá sediar as secretarias municipais de Saúde; Educação e Cultura; Assistência Social e Habitação.

 

ASSINATURA DE ACORDO DE COOPERAÇÃO

A organização social Comunitas, por meio do Programa Juntos, realiza nesta quarta-feira, dia 18, a solenidade de assinatura de acordos de cooperação com sete municípios do Estado do Tocantins. O evento acontece em Palmas e o município de Paraíso do Tocantins será representado pelo prefeito Moisés Avelino.

Ao assinar os acordos de cooperação, as cidades de Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Miranorte, Paraíso, Taguatinga e Colinas passam a integrar o Programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, da Comunitas. E, desta forma, começam a receber consultoria da entidade para melhorar as finanças públicas do município e também a segurança e a rede de saneamento públicos. A consultoria tem prazo de 10 meses, mas o trabalho das administrações públicas continua a ser acompanhado pelo Programa Juntos até o fim dos mandatos dos prefeitos.

O Programa Juntos é formado por grandes líderes empresariais de todo o país que investem não só recursos financeiros nos projetos, mas também toda experiência e competências técnicas, assumindo o compromisso e a responsabilidade do setor privado como colaborador do desenvolvimento social e econômico do Brasil. Não há dinheiro público envolvido nas parcerias com as prefeituras. Todos os recursos são provenientes de investimentos privados.

Serão desenvolvidos, nas sete cidades, projetos cujo objetivo é buscar o equilíbrio sustentável das contas públicas, com ações também voltadas para o aumento da arrecadação. Serão formatados ainda programas estratégicos de saneamento básico para melhorar e aumentar a rede de esgoto, beneficiando uma parcela maior da população destes municípios. Também será feito um diagnóstico da violência urbana nestes municípios para a formatação de soluções que visam baixar os índices de criminalidade e melhorar a segurança dos moradores.

Estas três áreas – finanças públicas, segurança e saneamento básico – foram definidas por meio do modelo de governança compartilhada estabelecida pelo Programa Juntos, que leva em consideração as necessidades do município, compreende a vontade política do prefeito, a capacidade de execução das equipes da administração municipal e a possibilidade de geração de um legado para o futuro.

Serão apresentadas demandas de curto, médio e longo prazos, com o objetivo principal de contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O trabalho será desenvolvido com o apoio de diversos parceiros, entre eles a BRK Ambiental.

“Mais importante ainda que as ações que serão implementadas é o acompanhamento da gestão de forma transparente e compartilhada, possibilitando que todos, inclusive os cidadãos, possa participar das conquistas e de seus resultados. Isso porque acreditamos que a gestão é realmente pública”, diz a diretora de Relações Institucionais da Comunitas, Ronyse Pacheco.

A Comunitas e o Programa Juntos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Fazem parte da rede do Programa Juntos cidades como São Paulo, Salvador, Caruaru e Porto Alegre. Além dos Governos dos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui