Em Paraíso: Informações sobre aumento de vereadores é fake news

0
1378

Muitas discussões e opiniões circularam, e ainda circulam, nas redes sociais em Paraíso do Tocantins sobre um suposto projeto que aumentaria o número de vereadores na Câmara Municipal local.

As informações não passam de notícias falsas, ou seja, fake news criados sem nenhum embasamento concreto, mas apenas com o objetivo de confundir o eleitor paraisense.

A Câmara sequer chegou a discutir o assunto, muito menos apresentar projeto neste sentido. O que houve foi o fato de um dos parlamentares ter citado essa possibilidade, já que a população de Paraíso passou de 50 mil habitantes e a Lei permite que em cidades com população acima desse número, o Legislativo pode ser composto por 15  vereadores.

Mesmo que ocorresse o aumento de 13 para 15 vereadores o repasse feito pelo Executivo ao Legislativo não aumentaria. Ou seja, as despesas continuariam sendo as mesmas, assim como aconteceu com o aumento de 9 para 13 parlamentares. Mesmo assim, não foi apresentado nenhum projeto neste sentido.

SEMELHANÇA

As discussões são semelhantes a uma situação ocorrida em uma Entidade local. Pessoas que se tornaram especialistas em fake news, na cidade, divulgaram em um site humoristico e de informações fictícias, notícias sobre o afastamento de um de seus diretores. Assim que eles criaram o link e espalharam nas redes sociais locais, a informação foi retirada do ar.

Veja o que diz o próprio site quando o link é aberto atualmente:]

A imagem pode conter: texto

Este é um site de entretenimento, as notícias são criadas pelos usuários. As notícias são de conteúdo humorístico e fictício; não devem ser levadas a sério ou utilizadas como fonte de informação” informa o site que aparece com bandeiras de vários países, menos o Brasil.

Neste caso, a intenção não foi levar a informação ao público, mas a de denegrir a imagem de pessoas e de uma Entidade que nasceu em Paraíso e hoje é referência no Estado.

Aliás, na cidade, já é sabido que pessoas, já quase identificadas, se especializaram neste tipo de crime. Os fake news (notícias falsas) criadas por elas têm um único objetivo, que é denegrir políticos locais, órgãos públicos e entidades. Trata-se de um pequeno grupo praticando tal crime. O objetivo principal é assumir cargos públicos.

ELEIÇÕES 2020

Em 2016, a eleição de prefeito e vereador em Paraíso do Tocantins não sofreu os golpes fatais dos fake news, apenas algumas situações ocorreram no facebook. No entanto, a previsão para as eleições do próximo ano, 2020, podem surpreender a Justiça Eleitoral.

Ainda não há informações de como as autoridades vão reagir a esse crime que pode gerar conflitos durante a campanha de prefeito e vereador. O que ocorre neste momento, em Paraíso, é apenas uma prévia do que vem pela frente.

Para se defender, o eleitor deve ficar atento em relação às informações que vão chegar a ele. Ou seja, certificar-se de que a fonte é segura e não atende a interesses políticos de determinados grupos.

 

===ANÚNCIO===

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui