Governo do Estado realiza o II Simulado do Enem para 21 mil estudantes

0
797

Com o objetivo de preparar os estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza o II Simulado Enem/2019. A prova será realizada nas escolas em condições similares ao exame oficial. O 1º dia do Simulado será nesta quinta-feira, 26, com as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Redação.

A segunda etapa do simulado será aplicada no dia 3 de outubro, com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Poderão participar estudantes regularmente matriculados na 3ª série do ensino médio, no 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na 4ª série do ensino médio integrado. O exame será realizado em 297 escolas para uma média de 21 mil estudantes.

A diretora de Desenvolvimento da Educação, Larissa Ribeiro, explicou que o simulado promovido pela Seduc é realizado em ambiente semelhante ao dia da prova do Enem. “Dessa forma, os alunos irão se familiarizar com os procedimentos que serão executados nos dias 3 e 10 de novembro, dia da aplicação do Enem/2019. Espera-se que, com essa experiência, os estudantes consigam reduzir a expectativa e a ansiedade, tendo a oportunidade de realizar uma prova de forma tranquila e com maior capacidade de raciocínio”, frisou.

Orientações

Os estudantes que irão participar do simulado devem observar o horário de chegada à escola, do fechamento dos portões, devem apresentar documento de identidade, estarem cientes dos objetivos do Enem e serem informados do tempo de realização de cada prova. Também serão vetados o uso de aparelhos eletrônicos.

No primeiro dia de simulado, os estudantes farão a redação que, posteriormente, será corrigida na própria unidade escolar, conforme as normas do Manual de Orientações para a Correção da Redação disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Depois os professores são orientados a analisarem e compartilharem os resultados com os estudantes.

Resultados e correção

Os gabaritos das provas serão disponibilizados aos estudantes ainda no mês de outubro. Nos sábados que antecedem a aplicação do Enem, dias 19 e 26 de outubro, professores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) realizarão a correção comentada dos itens mais críticos do simulado. A intenção é sanar dúvidas comuns aos estudantes na reta final de preparação para o exame nacional.

Programa #ToNoEnem

O Simulado do Enem integra as ações do projeto #ToNoEnem desenvolvido pela Seduc, que promove ações para melhorar a qualidade do ensino médio e orientar os alunos a terem êxito nas suas realizações como o Enem, vestibulares e processos seletivos para o trabalho. Outras ações do #ToNoEnem são os aulões e a disponibilização de materiais de estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui