Governo celebra o Dia Mundial do Turismo divulgando o Estado na 47ª Abav Expo Internacional de Turismo

0
1068

O turismo, considerado uma das mais antigas e importantes atividades do setor terciário da economia, está associado à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, especialmente, lazer e descanso. Tendo em vista a importância dessa atividade, a Organização Mundial do Turismo (OMT) estabeleceu, em 1980, o dia 27 de setembro como Dia Mundial do Turismo. No Tocantins, a data é reconhecida por meio de ações que são priorizadas pela gestão e políticas do Governo do Estado para o fomento da atividade em todas as regiões do Tocantins.

Segundo o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, os diferentes segmentos do Turismo, a exemplo do rural, ecoturismo, negócio, cultural, religioso, de aventura, de pesca esportiva, etnoturismo e observação de aves, são vertentes do turismo que o Estado está investindo para o fortalecimento sustentável da atividade, visando o desenvolvimento econômico e social das sete regiões turísticas (Serras e Lagos, Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, Praias e Lagos do Cantão, Encantos do Jalapão, Vale dos Grandes Rios e Serras Gerais).

“O governador Mauro Carlesse, com sua visão empreendedora, aposta no fomento do turismo como uma grande oportunidade para gerar emprego e renda para a população. Nesse sentido, nós estamos empenhados para tornar a atividade fortalecida e estruturada, a fim de atrair mais turistas nacionais e internacionais para visitarem os atrativos turístico do Tocantins”, frisa Tom Lyra, ressaltando que é com base nessa proposta que o Estado, em parceria com o Ministério do Turismo e entidades do segmento, vem buscando participar de eventos importantes para divulgar o potencial turístico do Tocantins, a exemplo da participação do Tocantins na 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e do 52º Encontro Comercial Braztoa.

Ainda de acordo com Tom Lyra, a participação do Tocantins na 47ª Abav Expo Internacional, que acontece justamente no período que se celebra o Dia Mundial do Turismo, vem reforçar as ações de turismo do Governo do Estado, por meio da Adetuc, na divulgação dos atrativos turístico do Tocantins. A Feira teve início nessa quarta-feira, 25, e prossegue até esta sexta-feira, 27, na Expo Center Norte, em São Paulo.

Tocantins 

O estande do Governo do Tocantins está divulgando, na 47ª Abav Expo Internacional de Turismo, quatro de suas sete regiões turísticas – Encantos do Jalapão, Serras e Lagos, Serras Gerais e Lagos e Praias do Cantão -, além da pesca esportiva. Os visitantes são contemplados com material de divulgação, bem como degustação de pratos típicos (Amor Perfeito, mini rapaduras, paçoca de carne seca e licores).

Já a Vila do Saber, que este ano reforça o conceito desta edição do evento, voltado para a transformação, oferece uma série de palestras e workshops gratuitos com os temas mais atuais do mercado de turismo. No local, também foi montado espaço para demonstração de roteiros e vivências comunitárias, que conta com a participação de representantes da Comunidade Quilombola do Prata, de São Félix, Jalapão, que divulgam suas tradições e o turismo de base comunitária.

SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui