Governo entrega caminhão e equipamentos para estruturar a Central de Distribuição da Agricultura Familiar de Palmas

0
872

O Governo do Tocantins entregará nesta quarta-feira, 2, às 8h30 equipamentos para modernizar a Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar de Palmas, resultado de um contrato de repasse firmado entre o Executivo Estadual com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). O investimento do contrato é de mais de R$ 5,7 milhões, entre verba federal e contrapartida do Governo do Estado.

O evento ocorre na Feira da 304 Sul, em Palmas, onde está localizada a Central de Abastecimento.

Para a Central de Palmas, será entregue um caminhão baú refrigerado, um computador, uma impressora multifuncional, duas balanças, sendo uma de 30 kg e outra de 300 kg; uma mesa de escritório, duas cadeiras estofadas e paletes de polietileno. Numa próxima etapa será entregue o restante dos equipamentos: monoblocos, freezers horizontais e verticais, condicionador de ar e câmara fria.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, destacou, mais uma vez, que os equipamentos vêm para beneficiar a agricultura familiar e a política de segurança alimentar e nutricional do Estado. “Vem fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais conhecido como Compra Direta e também as entidades que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, explicou.  Afirmou também que com os equipamentos a Central de Abastecimento terá mais agilidade na operacionalização dos programas, com mais qualidade para atender as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

“Essa iniciativa é importante porque fornece estrutura e apoia a Central na melhor distribuição e conservação dos alimentos, garantindo qualidade aos produtos e agilidade na entrega”, explica a responsável pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Setas, Jéssica Santana, destacando ainda que o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) está acompanhando todo o processo de aquisição e implantação dos equipamentos.

Compra Direta

O  PAA é um programa de compras do governo federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.  Os alimentos adquiridos, como hortaliças, frutas, verduras e produtos processados com certificação sanitária, são destinados a escolas ou doados para entidades da rede socioassistencial, a exemplo de creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), dentre outros órgãos públicos.

Podem participar do programa agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, extrativistas, piscicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais, demais povos e comunidades tradicionais, que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui