Reunião de Planejamento para o Censo 2020 é realizada no auditório da prefeitura de Paraíso

0
963

O Auditório da Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins, no centro da cidade, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 30, a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020. Na oportunidade foram apresentados os métodos que serão utilizados para a realização do Censo e divulgação do processo seletivo para profissionais que atuarão no processo.

Destinada a representantes de instituições, entidades, associações e do poder público municipal, a reunião foi conduzida pelo coordenador operacional do Censo no Tocantins, Roniglese Tito, e o coordenador operacional de Paraíso, Derci Junior.

A Prefeitura de Paraíso é parceira do IBGE na realização do Censo 2020 e foi a instituição responsável por mobilizar o público para a reunião. De acordo com a Secretária Municipal de Administração e Finanças, Ingrid Rebelo, o objetivo principal da ação é mobilizar a população. “A Prefeitura tem todo o interesse em auxiliar no que for possível e fazer o seu papel neste trabalho. A Prefeitura tem um papel fundamental de fazer a divulgação e mobilizar a população para participar do Censo”, explica.

Ingrid Rebelo também falou sobre a importância dos dados que serão obtidos com o novo Censo. “O Censo é responsável pelos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Atualmente está sendo utilizado o índice de 2010, na época em que Paraíso tinha 49 mil habitantes. Somos sabedores que a população local hoje é superior a 52 mil habitantes. Por isso peçamos para o bem do município, que a população receba os recenseadores e respondam o questionário”, ressalta a Secretária.

Além da Secretária Ingrid Rebelo, a Prefeitura de Paraíso também foi representada pela Secretária Municipal de Saúde, Rosirene Leal; pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Ubiratan Carvalho; e a Secretária em exercício de Assistência Social, Edilene Alves; e representantes da Secretaria de Educação e Cultura.

O Censo Demográfico tem previsão de ser realizado entre os meses de agosto a outubro de 2020. Em Paraíso, a previsão é que sejam visitados 15.636 domicílios. O município contará com 1 Posto de Coleta, onde aturarão 1 coordenador, 7 supervisores e 44 recenseadores.

O processo seletivo simplificado para contratação dos profissionais está sendo realizado em todo o Brasil. As inscrições para os cargos de Coordenador Censitário Subárea (CCS) e Agente Censitário Operacional (ACO), nível médio, já estão abertos através do site da Fundação Getúlio Vargas https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019

. Outros editais serão lançados em 2020.

Texto: Fernando Rios / Fotos: Rogério Ramos


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui