Governo promove mutirão no HGP com procedimentos em lesão de colo de útero

0
790

Com o intuito de zerar a fila de espera por procedimentos eletivos, um mutirão de conizações na prevenção do câncer de colo do útero foi promovido neste domingo, 6, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A conização é o nome do tratamento cirúrgico que consiste na remoção de um fragmento do colo do útero (em forma de cone). Este procedimento é realizado em algumas mulheres com suspeita de câncer de colo de útero, com intuito de diagnosticar e tratar a lesão.  A iniciativa mobilizou a equipe da oncoginecologia, e equipe de apoio da unidade. No total foram 15 mulheres contempladas com a ação.

O mutirão faz parte da estratégia Opera Tocantins, criada pela Lei Nº 3.369/2018, que dá direito ao Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (Pagh-Cirúrgico) conferindo aos profissionais contemplados na norma, desde que atuem na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária, podendo o profissional atuar aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana inclusive em período noturno e madrugada.

“Este mutirão beneficiou várias mulheres na intenção de que elas não desenvolvam a doença e seja feito uma cirurgia curativa, diminuindo a proporção de menos limite no futuro reprodutivo e sexual. E vai  ser dado seguimento com acompanhamento ambulatorial para  um período mínimo de dois anos”, afirmou a médica ginecologista e obstetra Franciely Batista de Oliveira.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo “o Mutirão faz parte do Opera Tocantins e vem beneficiar as pacientes que aguardavam por este tipo de procedimento eletivo na nossa unidade. Nosso principal objetivo é zerar a fila de espera. O mutirão contou com uma equipe qualificada de profissionais dedicados à assistência destas pacientes”, destacou.

A Elivane Babosa veio do município de Paraíso do Tocantins, aguardava para fazer o procedimento. “Me ligaram me avisando do mutirão e foi bom, já vou fazer logo ”, afirmou.

A Senhora Ana Francisca da Gloria veio de Lizarda.”Foi bom este mutirão, tranquilo e já vou para casa”, declarou.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui