Educação ambiental é intensificada nas escolas tocantinenses com o Programa Pátria Amada Mirim

0
61
FOTO: MÁRCIO VIEIRA

Capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino para os desafios da sustentabilidade e promover a formação consciente e cidadã por meio da educação ambiental são objetivos do Programa Pátria Amada Mirim, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesta quinta-feira, 17.

O novo Programa será executado como piloto na Escola Estadual Entre Rios, em Palmas, a partir do dia 22 de outubro. Abordando competências científicas e práticas os estudantes serão preparados para todos os temas relacionados às Ciências Ambientais.

Isabella Avelino, aluna do 9º ano do ensino fundamental, destacou que o Programa irá contribuir para a sua formação e de seus colegas. “Estão acontecendo queimadas e desmatamentos no nosso país e é importante esse compromisso com a recuperação dos nossos recursos na escola”, frisou

Já a estudante Jéssica Lorrayne Alves, também do 9º ano, falou sobre a mudança na realidade das unidades escolares. “Com esse projeto vamos aprender sobre reflorestamento e vamos intensificar as atividades para cuidarmos do ambiente dentro e fora da escola”, finalizou.

Para a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, a proposta do programa alinha teoria e prática para desenvolver e fomentar a responsabilidade socioambiental. “A proposta também tem uma perspectiva social de grande significado, ao ampliar a jornada escolar, especialmente nas comunidades em situação de vulnerabilidade e trará uma mudança no olhar da própria escola e comunidade local, por possuir características como a implantação de viveiros, que mudam para melhor as nossas cidades”, apontou.

O Programa será desenvolvido nos 139 municípios tocantinenses, ampliando a jornada escolar no contra turno. Participarão os estudantes do ensino fundamental. Para os estudantes dos anos iniciais, as atividades serão uma vez por semana. Já os alunos dos  anos finais participam duas vezes por semana.

Programa

Pátria Amada Mirim é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que conta com o apoio da Naturatins e Ruraltins, além da Polícia Militar do Tocantins e do Corpo de Bombeiros.

Só no primeiro ano, serão 5.500 crianças e adolescentes atendidas pelo programa. Com a expansão, a meta é beneficiar mais de 25 mil estudantes, até 2022.

Secom/ Guilherme Gandara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui