Governo espera realizar 150 procedimentos cirúrgicos em outubro através do Opera Tocantins

0
859

Mais de 70 cirurgias foram realizadas em apenas 10 dias

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), está realizando o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar, o Opera Tocantins. Esta é a segunda edição do programa que já realizou cerca de 70 procedimentos nós últimos 10 dias, o que está diminuindo o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos no Estado. No mês de outubro, está prevista a realização de mais de 150 cirurgias eletivas.

As cirurgias ocorrem em diversas unidades hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciados, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.

Na noite dessa terça,15, e quarta-feira, 16 , foram realizadas no Hospital Regional de Paraíso, 11 cirurgias do aparelho digestivo, e, nesta semana, ainda serão realizadas mais 10 cirurgias do Opera na Unidade e mais 22 da especialidade de otorrinolaringologia estão previstas para os dias 24, 25, 27 e 28 deste mês. Ainda no Hospital de Paraíso, neste mês de outubro, foram realizadas 50 cirurgias de catarata e mais 50 serão realizadas nos próximos dias.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, esta é uma ação que trará benefícios aos pacientes, reduzirá procedimentos de emergência, além de redução de despesas ao SUS e às famílias. “Estamos mudando a forma de realizar os procedimentos no Tocantins, além de diminuir a demanda de cirurgias eletivas com o Opera Tocantins, estamos ampliando a quantidade de cirurgias realizadas dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), principalmente reduzindo o tempo de internação que já chega a 20 dias, antes a média era de 45 dias. Mais de 400 procedimentos ortopédicos foram realizados no último mês, hoje não temos pacientes internados no HGP aguardando por cirurgias no pé e tornozelo, estamos comprometidos com o usuário do SUS no Tocantins”, disse.

Outras especialidades

No Hospital Geral de Palmas, 20 pacientes foram atendidos com procedimentos de retirada cirúrgica da vesícula por videolaparoscopia (feitos por meio de pequenas incisões no corpo), hérnias inguinais, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e hérnias femorais. Outras 15 mulheres foram atendidas na unidade com a realização de cirurgias ginecológicas no último dia 6 de outubro; nesta semana, ainda serão realizadas cirurgias urológicas e plásticas. Já no dia 26, ainda no HGP, acontece novo Mutirão de Cirurgia do Aparelho Digestivo.

O Hospital Regional de Miracema também realizou 20 cirurgias do aparelho digestivo.

Especialidades contempladas

Este ano, as especialidades contempladas no Opera Tocantins para realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos são: cirurgia geral (1.275), ortopedia (1.340), ginecologia (468), cabeça e pescoço (296), urologia (425), vascular (95), oncologia (196), mastologia (36), otorrino (27), plástica (113), pediátrica (328), torácica (08), oftalmologia (171), cardiologia (168), neurologia (96), bariátrica (52), proctologia (50) e bucomaxilo (28), totalizando mais de cinco mil procedimentos.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui