Cooperativismo financeiro e sustentabilidade na prática, durante os workshops do Conexão Sicoob

0
867

Até o final de 2019, um total de 51 cidades terão recebido o projeto, que já percorreu mais de 70 universidades em 12 estados

Autoconhecimento, capitalismo consciente, empresas humanizadas e ações e seus impactos na sociedade estão entre os principais temas trabalhados nos workshops durante o Conexão Sicoob, que acontece na UFT em Palmas, até sábado, 19. O evento é um projeto do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) com realização da Eureca, empresa especializada em comportamento jovem.

Nos workshops, destas quinta e sexta-feira, os jovens participam de exercícios e propõem soluções sustentáveis. É um momento para aprofundar os temas com muita dinâmica, interação e sorteios de brindes.

A facilitadora, Manu Camargo, explica que com as atividades os jovens enxergam com mais clareza o que cada um faz no seu dia a dia e como essas ações impactam a sociedade. “Quando a gente pensa nos jovens é porque a gente entende que eles têm um poder de transformação enorme, principalmente se considerarmos o bônus demográfico que temos hoje no Brasil. Trazer esse tipo de conhecimento faz com que o jovem tenha uma nova percepção das escolhas que eles têm que fazer para que as coisas sejam diferentes daqui pra frente,” explica.

Para o gerente de relacionamento da agência do Sicoob Credipar em Palmas, Bruno Vignando, o Conexão tem sido uma importante ferramenta de divulgação não só da instituição, que é reconhecida por ser uma empresa humanizada, mas sobretudo as vantagens e benefícios do cooperativismo de crédito e como o segmento abraça as causas das comunidades onde está inserido. “O conhecimento é uma peça chave para que nosso objetivo, que é promover a justiça financeira no país, seja alcançado”, destaca.

Para a acadêmica de Ciências Contábeis da UFT, Cleila Queiroz, a experiência de participar do Conexão Sicoob foi enriquecedora. “Foi emocionante. Muito bom. Me trouxe mais consciência sobre algumas coisas que eu estava deixando passar. Valeu à pena”, reforça.

Programação

Para o sábado, último dia de evento, a programação terá um Laboratório de Inovação, em que os participantes terão atividades dirigidas durante todo o dia e serão provocados a gerar soluções criativas e aplicáveis para um desafio proposto, através de metodologias inovadoras.

A equipe que desenvolver o melhor projeto leva uma premiação de R$ 2 mil. Os participantes do Lab são selecionados entre os inscritos. O critério de seleção leva em consideração as respostas dadas no ato da inscrição. Serão escolhidos 16 jovens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o meio dia desta sexta-feira.

O projeto do Sicoob já impactou mais de 10 mil universitários de todo o país desde 2017. A expectativa é de que até o final deste ano, 51 cidades brasileiras tenham recebido a intensa programação do road show. O Conexão Sicoob viaja pelo país promovendo gratuitamente eventos e workshops em universidades para levar ensinamentos sobre educação financeira, cooperativismo, capitalismo consciente, empresas humanizadas e liderança consciente, entre outros.

Sicoob

A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Eureca

Criada em 2011, a companhia se especializou no comportamento dos jovens e sua relação com o mercado de trabalho e a cultura empreendedora. Atua na realização de processos seletivos diferenciados para atração de novos talentos nas empresas e como plataforma de desenvolvimento de jovens lideranças profissionais. A Eureca aposta no jovem como chave para transformação da sociedade em uma realidade mais consciente, harmônica e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui