ELEIÇÕES 2020: EM PALMAS CINTHIA RIBEIRO É A TERCEIRA COLOCADA. RAUL LIDERA

0
7471

Do Correio do Povo

 

O segundo levantamento de intenções de votos para prefeito 2020, em Palmas, capital do Tocantins, foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, e mostra um cenário onde o eleitor aponta possíveis mudanças no comando da gestão, pelo menos na avaliação deste momento, quando faltam 12 meses para as eleições municipais.

Porém, o surgimento de Raul Filho como líder nas pesquisas não significam que as possíveis mudanças viriam através de seu nome. Em 2016, no primeiro levantamento realizado, Raul Filho tinha 23% à frente de Carlos Amastha. No decorrer da Campanha o Colombiano venceu a eleição com 20,95% como apontava a pesquisa Correio do Povo.

RESULTADO

Se as eleições fossem hoje, Raul Filho teria 32% das intenções de voto contra 16% do segundo colocado, o deputado estadual Júnior Geo. A atual prefeita, Cinthia Ribeiro, viria com 15% e o vice-governador, Wanderley Barbosa seria o quarto colocado com 13%. O deputado federal Ely Borges teria 9% e Vanda Monteiro alcançaria 5%. Irajá Abreu aparece com 4% e Thiago Andrino com 3%. Luana Ribeiro tem 2% das intenções e o ex-senador Ataíde Oliveira é o último com 1%.

RESULTADO ANTERIOR

Em maio de 2019, sem a presença de Raul Filho e com a presença da deputada federal, Dulce Miranda na pesquisa, o cenário era o seguinte: Cinthia Ribeiro e Júnior Geo apareciam com 11% cada um. O segundo lugar tinha Vanda Monteiro e Eli Borges com 10%. Wanderley Barbosa era o terceiro com 9%. Em seguida vinha o ex-senador, Ataíde Oliveira com 8% e, em último lugar, a deputada federal Dulce Miranda (MDB) com 6%. Eleitores indecisos ou que não sabiam em quem votar na época eram 35%.

Os indecisos atualmente se repetem quando são incluídos no resultado final. Porém, a classificação dos pré-candidatos permanece, como também ocorre na pesquisa espontânea, com alguns nomes sendo lembrados, como o ex-prefeito Carlos Amastha, que só poderá concorrer à eleição caso haja mudança na legislação eleitoral até abril de 2020.

REJEIÇÃO

A prefeita Cinthia Ribeiro é a mais rejeitada entre os pré-candidatos. Ela aparece com 44% de rejeição contra 30% de Raul Filho. Wanderley Barbosa, Thiago Andrino e Irajá Abreu surgem juntos com a terceira maior rejeição que é de 22%. Ataíde Oliveira tem 13% e Luana Ribeiro é rejeitada por 9% dos palmenses. Ely Borges é rejeitado por 3% e Júnior Geo tem a menor rejeição neste momento, 2%. Eleitores indecisos ou que não sabem em quem votar somam 45%.

AVALIAÇÃO DA GESTÃO CINTHIA RIBEIRO

A Pesquisa também ouviu a opinião do eleitor quanto à gestão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Para 3% dos entrevistados, a administração atual é considerada Ótima. 18% consideram ser uma gestão Boa e 42% afirmam ser uma administração Regular. Para 16% é Ruim e outros 17% dos eleitores de Palmas dizem ser uma gestão Péssima. 4% dos entrevistados não souberam responder.

AVALIAÇÃO ANTERIOR

Apesar de cair na intenção de voto, a avaliação da gestão de Cinthia Ribeiro teve pequena melhora. Em maio passado, a pesquisa Correio do Povo apontava que apenas 1% do eleitor da capital entendia que a gestão municipal era Ótima. 11% afirmavam ser uma Boa gestão e 36% que se trata de uma gestão Regular. Para 19% do eleitorado entrevistado, na época, a administração era Ruim e 28% afirmavam ser uma administração Péssima. 5% diziam não saber.

DADOS

A Pesquisa Correio do Povo foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, com 500 eleitores das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade de Palmas, Tocantins. A Margem de Erro é de 3% e a Margem de Acerto de 95%, tendo como colaborador o estatístico João Soares de Araújo Neto. A Pesquisa, que segue à risca as normas da Justiça Eleitoral, teve formulário com nomes dos candidatos em ordem aleatória.

Atenção: No Jornal Correio do Povo (impresso) leia-se Palmas, no lugar de Paraíso do Tocantins. O Correio do Povo é a empresa proprietária do Portal Benício

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui