Dois estudantes tocantinenses são selecionados Jovens Embaixadores e viajam para os EUA em 2020

0
1084

Secom

Conhecer um novo país, a sua cultura, o sistema educacional e, ainda, participar de atividades voltadas para o protagonismo juvenil e o empreendedorismo social de forma gratuita, é a oportunidade que dois estudantes da rede estadual de ensino terão no começo do ano que vem. Felipe Alves Gama, do Centro Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar, de Paraíso, e João Vitor Ribeiro Lima, do Colégio Estadual Professora Ranulfa, de Aurora do Tocantins, foram selecionados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para representar o Tocantins na edição de 18 anos do Programa “Jovens Embaixadores”.

Neste ano, foram mais de sete mil candidatos de todo o país inscritos. Após um processo seletivo que incluiu apresentação de documentação, comprovação de pré-requisitos, visita domiciliar e exames, escrito e oral, foram selecionados 50 jovens de todo o Brasil para o intercâmbio cultural e educacional, que acontece a partir de janeiro e tem duração de três semanas.

Os estudantes tocantinenses estão animados para vivenciar a experiência. Para João Vitor, essa oportunidade contribui para que o protagonismo cresça na região em que mora. “É um mix de sensações, eu me dediquei por muito tempo para chegar até esse resultado. Foram três anos. Eu acredito que muita coisa vai mudar com o Programa. Terei voz mais ativa para ações como o “Projeto Gotinhas do Bem”. Quero que mais gente possa ter essa chance de contribuir com o mundo”, apontou.

Já Felipe contou quais são suas expectativas de aprendizado com o Programa. “Nos últimos dois meses tudo girou em torno da seleção. Eu recebi a notícia na escola e todo mundo se animou. Participar desse Programa significa muito para mim, pois é um sonho conhecer outra cultura e novas pessoas. Eu amei cada parte do processo e sei que coisas muito boas me esperam”, ponderou.

Entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2020, eles estarão em Brasília (DF) para orientação pré-partida e entrevista de visto de entrada nos EUA. A viagem internacional ocorre de 10 a 29.

Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e é uma iniciativa de responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, implementada em parceria com instituições dos setores, público e privado, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e todas as secretarias estaduais de educação. Conta também com o apoio institucional do “Canal Futura”, do Movimento “Todos pela Educação” e do grupo “Mais Unidos”.

O Programa visa beneficiar alunos brasileiros da rede pública que tenham destaque com perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. A ideia é ampliar os horizontes destes jovens, tornando-os exemplos na educação pública e modelos para suas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui