Com máquina para produção de sabão, campanha de recolhimento de óleo vegetal usado é lançada em Paraíso

0
1816

Com objetivo de contribuir para o meio ambiente, através da destinação adequada do óleo de cozinha usado, e colaborar com a sustentabilidade econômica da Comunidade Terapêutica Jovens de Valos, foi lançada em Paraíso do Tocantins, na tarde desta segunda-feira, dia 18, a campanha “Óleo só é LEGAL na cozinha”. O evento de lançamento ocorreu no Auditório da Prefeitura e contou com a participação de representantes das entidades parceiras.

O projeto da campanha foi desenvolvido pela parceria entre Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paróquia São José Operário e Colégio São Geraldo. O objetivo principal é a realização do recolhimento de óleo já utilizado nas cozinhas, que será destinado a fabricação de sabão.

O resultado da parceria também contemplou a aquisição de uma máquina motorizada para a produção de sabão líquido e em barra. O equipamento foi doado a Associação Cristã Jovens de Valor, entidade mantenedora da Comunidade Terapêutica Jovens de Valor, que desenvolve trabalho na recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, como o álcool e outras drogas.

De acordo com o Pastor Leojanes Neiva, que é presidente da entidade, a produção de sabão terá papel importante para os recursos financeiros da comunidade. “Hoje está iniciando um novo momento na história da Comunidade Jovens de Valor, pois essa máquina simboliza o início de uma conquista no que tange a nossa autossuficiência financeira e por isso quero externar nossa alegria e o agradecimento ao Colégio São Geraldo, a Paróquia São José Operário e a Prefeitura”, comemora Leojanes.

Outro aspecto relevante da campanha é o fator ambiental, pois o óleo vegetal usado depositado em locais inadequados trazem riscos ao meio ambiente, como a poluição das águas, do solos e da atmosfera.

O Prefeito Moisés Avelino comentou sobre a importância desta campanha. “Quando se deixa de jogar o óleo na natureza, ajudamos a não poluir o meio ambiente e quando os seguimentos da sociedade se dão as mãos para praticar uma boa ação, surgem os benefícios para todos”, destaca o Prefeito.

O Vice-Prefeito, Celso Morais, um dos articuladores da campanha, também comentou os benefícios com a ação. “Aqui temos a junção de pessoas e instituições em prol de trazer benfeitorias para o município, em especial ao trabalho que vem sendo desempenhado pelo Pastor Leojanes, através da Associação Cristã Jovens de Valor”, ressalta.

O Padre Walteir Magalhães, que é Pároco da Paróquia São José Operário, pontuou sobre a importância da união entre pessoas e entidades, que podem ultrapassar as diferenças de ideias e crenças. “Tudo que é realizado por nossas instituições é com a missão de cuidar das pessoas e da cidade em que vivemos e este é um momento que temos a oportunidade de unir entidades religiosas, educacionais e poder público, visando melhorias e oportunidades para aqueles que estão em processo de recuperação”, comenta o Padre.

As coletas de óleo usado serão realizadas inicialmente nos seguintes pontos: Feira Coberta, Mercado Municipal, Colégio São Geraldo e Paróquia São José Operário. Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Patricia Nascimento, a campanha está aberta também para novos parceiros. “Inicialmente teremos os pontos de coleta nas próprias instituições participantes, mas quem tiver interesse em ter um ponto de coleta em seu estabelecimento comercial ou entidade, pode nos procurar aqui na Prefeitura, para firmarmos parceria”, informa a Secretária.

Além desse novo projeto de recolhimento de óleo vegetal usado, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins conta, através de parcerias, com campanhas de recolhimento de pilhas, baterias, e pneus.

Texto: Fernando Rios / Fotos: Lukas Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui