Que fruto é esse? Espécie da Serra do Estrondo tem sabor intrigante e causa dúvidas

0
9376

Redação/Portal Benício

 

Um fruto exuberante, excessivamente doce e sua polpa tem coloração alaranjada. Essa é uma das diversidades de frutas que nesta época do ano é produzida ao lado do Centro de Vivência, na Serra do Estrondo.

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza

Algumas pessoas já tentaram degustá-la, porém, seu sabor demasiadamente adocicado e ao mesmo tempo repugnante como uma mistura de amargo com azedo mantém o mistério do fruto.

A imagem pode conter: árvore, planta e atividades ao ar livre

As opiniões sobre a espécie são várias. Alguns firmam ser o fruto Jacarandá, outros o denominam de “banha de galinha”.

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Nossa reportagem pesquisou o caso e descobriu que, aparentemente, se trata  da “Banha de Galinha”. Veja o que diz o Bioma do Cerrado:

Banha de galinha – Uma fruta do bioma Cerrado

A imagem pode conter: comida

O Cerrado possui uma diversidade de frutas ainda desconhecidas para aproveitamento. Banha-de-galinha é o nome popular desta árvore da família das Fabáceas (ex-Leguminosas), que ocorre em áreas de Cerrado. Também é chamada de Pacova-de-macaco. O nome científico é: Swartizia Langs-dorffi.
A árvore de banha-de-galinha é pequena e notável pelos frutos muito grandes (tamanho de uma manga comum) com arilos polposos, cor de laranja, de casca externa bastante resistente, e tem 4 a 5 sementes por fruto, muito suculentas de sabor e cheiro repugnantes ao homem, porém muito apreciados pela fauna, principalmente as antas.
Apesar de a polpa deste fruto ser tradicionalmente consumida por populações tradicionais, poucos relatos são encontrados sobre essa fruta visualmente muito intrigante.
A Swartzia possui efetiva atividade antioxidante e também demonstrou atividade contra o Biomphalaria glabrata, um importante molusco intermediário hospedeiro do esquistossomose ou Barriga-D’água. (Bioma do Cerrado)

FALANDO EM SERRA DO ESTRONDO:

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza

O principal ponto turístico de Paraíso do Tocantins está com status de Verde e Protegida. Um esforço de grande parte da comunidade que, junto com a prefeitura municipal, Corpo de Bombeiros, Brigadistas e algumas entidades, mais uma vez conseguiram sobrepor aos  criminosos que todos os anos tentam destruir a Serra do Estrondo.

A área está totalmente verde, o que  muda, para melhor, a paisagem e o clima da cidade de Paraíso do Tocantins. Novamente restou comemorar o sexto ano de muita luta para mantê-la protegida. Apesar de os criminosos ainda terem conseguido queimar grande parte do local.

A imagem pode conter: pessoas sentadas, árvore, planta, céu, atividades ao ar livre, natureza e água

A fiscalização no local durante o período da seca melhorou, o que garantiu a manutenção de grande área protegido. No entanto, quanto mais ações pra que a Serra esteja intacta, mais os criminosos que atuam de forma contrária vão agir.

Nos próximos anos será preciso montar uma campana na Serra, dia e noite, para que os incendiadores sejam identificados, e punidos.

Por enquanto a natureza agradece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui