Vestibulandos destacam expectativa com novo Câmpus da Unitins em Paraíso do Tocantins

0
779

A População de Paraíso do Tocantins e região vive boas expectativas com a ampliação no ensino superior público e gratuito no município, desde que o governador do Estado, Mauro Carlesse, autorizou no dia 25 de outubro a implantação do Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na cidade.

Com as inscrições do vestibular abertas, os estudantes já se preparam para as provas. “Antes, minha única opção era Palmas. Agora tenho a chance de tentar uma vaga na Unitins daqui. Ficando em Paraíso estarei perto da minha família e da minha avó que eu cuido”, contou o estudante Ítalo Brenu, de 24 anos.

Já a vestibulanda Luiza Carolainy, de 18 anos, relata que saiu de sua cidade, Marianópolis (TO), para fazer cursinho em Paraíso, e que sempre quis cursar Direito. “Vim para cá fazer cursinho e meu plano era de ir embora para Palmas. Com o Câmpus da Unitins aqui não precisarei mais me deslocar para a Capital”, explicou.

O estudante Gabriel Aires, de 22 anos, disse que já iniciou o curso de Direito em uma instituição privada, na Capital, porém, não teve condições de continuar. “A expectativa para a chegada da Unitins aqui é a melhor possível porque, como o curso é gratuito e eu preciso trabalhar para pagar o meu sustento, não terei mais que me deslocar a Palmas para estudar, então, fica mais cômodo para gente”, relatou.

A coach (treinadora) educacional Fernanda Borges relata que os professores e alunos ficaram bastante motivados com ida da Unitins para Paraíso. “Nós ficamos muito entusiasmados com a vinda da faculdade para cá. A gente conhece a realidade dos alunos e entende que nem todos conseguem entrar e terminar a faculdade por questões financeiras. Agora, com a Unitins, eles estarão aqui, em casa, perto da família. Isso é um ânimo a mais para que não desistam”, concluiu.

Entenda

A implantação do Câmpus de Paraíso do Tocantins foi autorizada pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo governador Mauro Carlesse, sendo viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Osires Damaso. O Câmpus universitário funcionará nas instalações do Colégio Estadual Trajano Coelho Neto, que tem localização centralizada e estratégica no município.

Para a implantação, em junho do ano passado foi instituída uma comissão responsável por avaliar a viabilidade do câmpus e levantar informações sociais e estruturais para a unidade, considerando quais cursos atenderiam melhor a região do Vale do Araguaia nesse primeiro momento.

Agora, a Unitins e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) organizam a liberação do prédio e estruturação de equipes e equipamentos necessários para o pleno funcionamento a partir de 2020. A Universidade já está elaborando os projetos dos cursos e preparando os pontos pedagógicos necessários para o início das atividades na unidade.

Inscrições Abertas

As inscrições para o vestibular 2020/1 do câmpus da Unitins em Paraíso já estão abertas desde o dia 20 de novembro e prosseguem até 2 de janeiro de 2020. Interessados podem se inscrever no site da instituição: www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro, e as aulas começarão em fevereiro seguindo o calendário dos câmpus de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.

Estão sendo ofertadas 120 vagas distribuídas em três cursos: Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio, sendo 40 vagas para cada. Todos os cursos de graduação ofertados são gratuitos e presenciais. Há pagamento de taxa somente para a inscrição no processo seletivo, no valor de R$ 120.

Brener Nunes/Antonio Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui