Governo do Estado discute regularização fundiária dos distritos industriais

0
961

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, recebeu, nessa terça-feira, 26, o prefeito de Colinas, Adriano Rabelo, acompanhado de empresários, para tratar da regularização fundiária do distrito industrial do município. Em seguida, Tom Lyra se reuniu com empresários da Capital que também vieram tratar da situação fundiária de suas áreas e dos distritos industriais.

O Distrito Industrial de Colinas fica localizado no trevo da BR-153 com a TO-335 e conta com uma área de mais de 154 mil m², divididos em 80 lotes com uma média de 1.000 m² cada um.

Segundo o prefeito de Colinas, atualmente, 200 empresas estão instaladas no município, sendo responsáveis por absorver mais de mil trabalhadores informais. Mas, para fazer novos investimentos, esbarram na questão da falta de documentação dos imóveis.

“Viemos aqui fazer uma visita de boas-vindas ao secretário e trazer, ao seu conhecimento, a situação das empresas que estão instaladas lá dentro para pedir agilidade neste processo”, afirmou o prefeito Adriano Rabelo.

Empresários da Capital

Seguindo a mesma pauta, o secretário Tom Lyra também conversou com empresários de Palmas a respeito do distrito industrial ASRNE-55 e das áreas empresariais ASR-SE-55.

Os empresários instalados no local também buscam regularização dos imóveis para fazer novos investimentos em suas empresas. Segundo o secretário, uma das preocupações do governador Mauro Carlesse é, exatamente, fomentar a geração de emprego e renda. Nesse sentido, considera como prioridade destravar estes processos, dentro da forma da lei.

O secretário informou ainda que serão levadas propostas para o Ministério Público e a Procuradoria Geral do Estado, e que todas as áreas que estão envolvidas neste processo devem ser ouvidas.

“Hoje, 70% das empresas dentro dos distritos estão gerando emprego. Então, precisamos superar mais esta fase para que possamos acelerar o nosso desenvolvimento econômico com a atração de novas empresas”, afirmou Tom Lyra.

Distritos

Os distritos industriais do Estado são espaços destinados às empresas que buscam localização estratégica para alavancar a produção. O Tocantins possui 11 distritos industriais, sendo que quatro instalados em Palmas e Colinas são projetos do Estado, com infraestrutura adequada à instalação de empresas e os demais são projetos dos municípios. Os distritos estão localizados nas seguintes cidades: Palmas (Capital), Colinas do Tocantins (região centro-norte), Porto Nacional (região central), Gurupi (região sul), Araguaína (região norte), e Paraíso (região central).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui