Iniciativas digitais desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Administração (Secad), como o Sistema de Informações de Qualificações do Servidor Público (Qualifica), o Portal do Servidor e o sistema utilizado para a construção do Plano Plurianual 2020/2023 foram destaque em matérias publicadas na revista Governança e Desenvolvimento, no mês de novembro.
Inovações realizadas no portal do “È Pra Já” para agilizar e facilitar o atendimento pelas unidades também foram matéria na 27ª edição da revista publicada pelo Conselho Nacional de Secretário de Administração (Consad). A revista foi lançada durante o 112º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, na última quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro.
A publicação mostra que no Tocantins, até 2012, os trâmites administrativos eram exclusivamente realizados com papel. O pontapé da mudança foi a implantação do Sistema de Gestão Documental, naquele mesmo ano, e desde então o Governo do Tocantins tem investido cada vez mais em ações de modernização na área de Tecnologia da Informação (TI) e outras áreas do mundo digital. Não apenas na aquisição de equipamentos, mas também nos sistemas e procedimentos, com destaque para a criação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), implantada pelo Governo atual.
Para o secretário da Administração, Edson Cabral, investir nesta área é indispensável para o desenvolvimento do Tocantins. “O uso dessas novas tecnologias beneficia todos os atores: gestão, servidores e cidadãos, acabando com a morosidade e tornando o serviço mais atraente, econômico e instigante”, destaca.
O atendimento prestado ao cidadão pelas unidades do È Pra Já de Araguaina e Gurupi também é um dos exemplos destacados pela revista, de como as transformações digitais podem melhorar o serviço público. O programa oferece mais de 200 tipos de serviço ao cidadão e registrou, este ano, mais de 400 mil atendimentos.
A Revista
A publicação é distribuída pelo Consad em todo o país e possui uma versão digital disponível para download no Portal do Consad (consad.org.br) ou anexo abaixo. O objetivo do projeto é potencializar as ações realizadas pelos estados na área de gestão, bem como fortalecer as atividades que estão sendo feitas dentro do âmbito da administração pública brasileira. Para isso, a revista conta com a participação integrada da rede de assessores de comunicação das secretarias estaduais de Administração e já vem como uma das grandes ações do Grupo de Trabalho de Comunicação retomado pelo Conselho este ano.
Nesta edição, o leitor poderá encontrar matérias com temas sobre transformação digital, controle patrimonial, aprimoramento de serviços públicos, qualificação de servidores públicos, entre outros.