Tocantins é destaque em revista nacional de administração

0
761

Iniciativas digitais desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Administração (Secad), como o Sistema de Informações de Qualificações do Servidor Público (Qualifica), o Portal do Servidor e o sistema utilizado para a construção do Plano Plurianual 2020/2023 foram destaque em matérias publicadas na revista Governança e Desenvolvimento, no mês de novembro.

Inovações realizadas no portal do “È Pra Já” para agilizar e facilitar o atendimento pelas unidades também foram matéria na 27ª edição da revista publicada pelo Conselho Nacional de Secretário de Administração (Consad). A revista foi lançada durante o 112º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, na última quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro.

A publicação mostra que no Tocantins, até 2012, os trâmites administrativos eram exclusivamente realizados com papel. O pontapé da mudança foi a implantação do Sistema de Gestão Documental, naquele mesmo ano, e desde então o Governo do Tocantins tem  investido cada vez  mais em ações de modernização na área de Tecnologia da Informação (TI) e outras áreas do mundo digital. Não apenas na aquisição de equipamentos, mas também nos sistemas e procedimentos, com destaque para  a criação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), implantada pelo Governo atual.

Para o secretário da Administração, Edson Cabral, investir nesta área é indispensável para o desenvolvimento do Tocantins. “O uso dessas novas tecnologias beneficia todos os atores: gestão, servidores e cidadãos, acabando com a morosidade e tornando o serviço mais atraente, econômico e instigante”, destaca.

O atendimento  prestado ao cidadão pelas unidades do È Pra Já de Araguaina e Gurupi também é um dos exemplos destacados pela revista, de como as transformações digitais podem melhorar o serviço público. O programa oferece mais de 200 tipos de serviço ao cidadão e registrou, este ano, mais de 400 mil atendimentos.

A Revista

A publicação é distribuída pelo Consad em todo o país e possui uma versão digital disponível para download no Portal do Consad (consad.org.br) ou anexo abaixo. O objetivo do projeto é potencializar as ações realizadas pelos estados na área de gestão, bem como fortalecer as atividades que estão sendo feitas dentro do âmbito da administração pública brasileira. Para isso, a revista conta com a participação integrada da rede de assessores de comunicação das secretarias estaduais de Administração e já vem como uma das grandes ações do Grupo de Trabalho de Comunicação retomado pelo Conselho este ano.

Nesta edição, o leitor poderá encontrar matérias com temas sobre transformação digital, controle patrimonial, aprimoramento de serviços públicos, qualificação de servidores públicos, entre outros.

Arquivo(s)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui