Em Paraíso: Câmara assina contrato para instalação e energia solar

0
1127

Dando exemplo, e em busca de economia e eficiência energética aliada aos fatores ambientais mais benéficos, a Câmara Municipal de Paraíso irá instalar no prédio sede do Legislativo, painéis para captação da energia solar – sistema fotovoltaico.

O contrato que garantirá os serviços, no valor de R$ 214. 953,22 foi assinado na manha desta segunda-feira (02/12), pelo presidente João Camargo a e por Cleberson Gonçalves Martins, sócio proprietário da Empresa Prestabem Construção e Eletrificação Eireli, vencedora do processo licitatório realizado no mês novembro que teve a participação de seis empresas, porém, somente a empresa vencedora passou na vistoria técnica, qualificando-se  para a licitação, por meio de Pregão Presencial  tomada de preço 001-2019 e publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins no dia 30 de outubro.

A solenidade foi acompanhada pelos vereadores Ataíde Rodrigues, Beto da Goiás, Dedinho, Josefa Araújo, Paulo Sérgio Diniz e Whisllan Maciel que foi quem através do requerimento 00242/2019 solicitou que fosse implantando o uso de energia limpa na sede da casa de Leis. Assim , Paraíso será a pioneira no estado do Tocantins .

Com o contrato assinado, a empresa Prestabem está autorizada a iniciar as obras com prazo estabelecido de 60 (dias) para concluir a instalação dos painéis.

“Estamos dando mais um importante passo na gestão frente ao Legislativo. Com a implantação do sistema de energia solar, vamos atender a atual demanda de sustentabilidade energética, teremos energia limpa, sustentável, renovável, com baixo impacto ambiental, que não produz ruído nem emissões que possam prejudicar o meio ambiente e isso vem de encontro ao que propomos no nosso ambiente de trabalho”, disse o presidente.

A utilização de energia solar trará economia aos cofres públicos em médio prazo, tendo em vista que o investimento financeiro se pagará em aproximadamente três anos e o sistema possui durabilidade média de 25 anos, com baixa necessidade de manutenção. A Câmara irá economizar cerca de R$ 70 mil por ano, enquanto mantém um sistema seguro e autossuficiente, com energia de alta qualidade e elevada confiabilidade.

O vereador Beto da Goiás parabenizou o presidente e todos os vereadores pela decisão de instalar a energia solar e destacou a geração de economia que trará aos cofres. “Temos que tratar com prioridade o dinheiro público”.

Josefa Araújo reforçou que não é só o impacto financeiro, mas sim o meio ambiente que será beneficiado. “Estamos no caminho da modernidade. A instalação da energia fotovoltaica no legislativo é um diferencial”.

O vereador Ataíde Rodrigues parabenizou a Comissão de Licitação pelo trabalho e os vereadores pela decisão tomada e acertada. “Todos levantaram a bandeira certa. Vamos economizar, vamos ter um impacto positivo no meio ambiente, vamos ter energia nova” disse.

INSTALAÇÃO

Com o processo administrativo concluído as obras serão iniciadas. Será instalado na Câmara Municipal Paraíso, sistema fotovoltaico com potencia de 42,40kWp, composto com 106 placas de 400W. Em situação normal, ou seja, sem sobra poderá gerar uma média 5469kWh e uma economia aproximada de 90%.

Ascom

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui