Estudantes tocantinenses iniciam jornada como Jovens Embaixadores do Brasil nos EUA

0
804

Dois estudantes tocantinenses, Felipe Alves Gama, do Colégio Militar do Estado do Tocantins, de Paraíso, e João Vitor Ribeiro Lima, do Colégio Estadual Professora Ranulfa, de Aurora do Tocantins, viajam para os Estados Unidos da América nesta quinta-feira, 9, para participar do Programa Jovens Embaixadores, como representantes do Estado em 2020.

Eles chegaram à Brasília no dia 6 de janeiro e, durante esta semana, participaram de atividades de acolhimento e interação, visitaram pontos turísticos da Capital e, ainda, emitiram os vistos para a viagem internacional e receberam orientações.

Neste ano, foram inscritos mais de sete mil candidatos de todo o país. Após um processo seletivo que incluiu apresentação de documentação, comprovação de pré-requisitos, visita domiciliar e exames, escrito e oral, foram selecionados 50 jovens de todo o Brasil para o intercâmbio cultural e educacional, que acontece a partir de janeiro e tem duração de três semanas.

Felipe, de Paraíso, contou que está ansioso pelo que está por vir com a participação. “Já está sendo uma experiência incrível não só para mim, mas para todos os jovens Embaixadores. Essa oportunidade vai me ajudar em diversos aspectos após o Programa, tanto sociais, quanto pessoais”, destaca.

João Vitor, de Aurora, também compartilhou as expectativas. “Tenho certeza que as atividades que vamos participar serão importantes para minha formação e irão contribuir para que tenhamos voz e atitude. É a oportunidade dos sonhos que mais gente deveria ter”, frisa.

Durante a viagem internacional, eles ficarão hospedados em casas de famílias americanas, visitarão escolas, órgãos governamentais e terão acesso a atividades sobre voluntariado, projetos sociais e estarão imersos na língua inglesa. O retorno está previsto para o dia 29 de janeiro.

Programa

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, implementada em parceria com instituições dos setores, público e privado, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e todas as secretarias estaduais de educação. Conta também com o apoio institucional do Canal Futura, do Movimento Todos pela Educação e do grupo Mais Unidos.

O Programa visa beneficiar alunos brasileiros da rede pública que tenham destaque com perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. A ideia é ampliar os horizontes destes jovens, tornando-os exemplos na educação pública e modelos para suas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui