Governo inicia entrega de casas no Jardim Taquari em fevereiro

0
755

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), vai começar a entregar as unidades habitacionais no Jardim Taquari, na região sul de Palmas, em fevereiro deste ano. A previsão é de que 40 famílias cadastradas no programa, consideradas prioritárias, recebam suas moradias nessa primeira etapa da entrega.

O superintendente de Habitação da Seinf, Hilton Pereira Lima, explica que a previsão é de que as 183 moradias de interesse social, em fase de conclusão, sejam entregues em quatro etapas. “Todas as unidades habitacionais devem ser entregues até o final deste ano, quando encerra o contrato de construção”, ressalta. A empresa responsável pela obra é a Só Terra Construções e Projetos LTDA.

As famílias já cadastradas pré-selecionadas para receberem as moradias, nesse primeiro momento, atendem a critérios de prioridade definidos por legislação estadual, tais como: estar em situação de vulnerabilidade; ser chefiada por mulher; estar morando em área de risco; ter membro idoso; ter membro que tenha sido vítima de violência doméstica, dentre outros.

O superintendente informa também que as famílias pré-selecionadas estão sendo contatadas por telefone ou pessoalmente por técnicos da pasta. “O próximo passo para quem foi chamado é reunir e apresentar a documentação exigida para a confirmação dos dados e se ainda se enquadra nos critérios de moradia de interesse social”, reforça.

As 183 famílias já foram pré-selecionadas. Caso alguma família cadastrada não atenda mais ao perfil do programa de habitação social, deve ser retirada da lista. Nessa situação, a vaga deve ser preenchida por outra família inscrita no cadastro de reserva.

Moradia

As casas foram construídas no mesmo padrão com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço externa sem cobertura, facilitando obra de ampliação. As famílias receberão os imóveis com os serviços de luz e água instalados. E cavalete para instalação de hidrômetro.

A obra, das casas que serão entregues no próximo mês, está em fase de acabamento, com a colocação de pisos e azulejos da parede, pintura, assentamento de vaso sanitário e pia. Ainda está sendo realizada a limpeza dos terrenos e outros pequenos serviços que são necessários para a conclusão da construção das unidades.

Investimento

As famílias beneficiadas receberão as moradias sem custo algum. A obra faz parte dos Projetos Prioritários de Investimentos – Intervenção em Favela (PPI- Favela), com investimento da ordem de R$ 4,3 milhões.

A entrega dessas moradias tem sido muito aguardada. “O Governo entende a importância de promover o acesso à moradia, especialmente, para atender à demanda de pessoas de baixa renda que não têm acesso ao mercado formal imobiliário para financiamentos”, pontua a gestora da Seinf, Juliana Passarin.

Daniela Oliveira/Thiago Sá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui