Prefeitura de Paraíso promoverá Aula Inaugural para Educadores com palestra de Leandro Karnal

0
1096

Ascom

Os educadores da Rede Municipal de Ensino de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, participarão na próxima segunda-feira, dia 27, da Aula Inaugural 2020. O momento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), é uma recepção para o ano letivo e tradicionalmente conta com palestras de renomados profissionais. Nesta edição, o evento será abrilhantado por Leandro Karnal, doutor em história social, professor universitário, escritor e considerado um dos mais requisitados palestrantes do Brasil.

O início das aulas nas escolas e creches municipais de Paraíso está previsto para o dia 3 de fevereiro. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Lizete Coelho, os trabalhos de planejamento já estão sendo desenvolvidos desde o início do ano pela equipe técnica da SEMEC. “No dia 27 teremos a aula inaugural e nesta edição uma novidade vai encher os olhos do nossos educadores, que será a palestra do Leandro Karnal. Acredito que ele, com o seu profundo conhecimento na área educacional, tem muito a contribuir e nos ensinar. Então esse momento será mais um incentivo oferecido pela gestão Moisés Avelino e Celso Morais aos nossos profissionais”, destaca a gestora.

Planejamento e Formação Continuada

Seguindo o Calendário Escolar, após a aula inaugural, de 28 a 31 de janeiro, todos os professores, além das equipes administrativas e pedagógicas, participarão da semana de planejamento nas escolas. Conforme explica Lizete Coelho, nesse período ocorre o planejamento das aulas e a preparação do espaço escolar para receber os alunos. “No dia 3 de fevereiro estaremos recebemos e acolhendo nossos alunos nas doze escolas e quatro creches que compõem a Rede Municipal de Ensino”, acrescenta.

Ainda em fevereiro, nos dias 13 e 14, também ocorrerá a primeira formação continuada para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Serão dois dias de encontros, com conteúdo que abordará o Documento Curricular do Tocantins (DCT), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o planejamento e a sequência didática. “A formação continuada é o carro chefe de qualquer instituição de ensino e não poderia ser diferente com a Secretaria Municipal de

Educação e Cultura. Nós temos que ter professores capacitados, motivados e com conhecimento daquilo que tem que ser feito na sala de aula, então o principal objetivo da formação continuada é esse. Queremos começar um ano bem positivo, que vai trazer bons frutos em relação ao ensino e à aprendizagem”, pontuou a secretária.

Dia “D” da Inclusão

Lizete Coelho também destacou uma grande novidade introduzida no Calendário Escolar de 2020: o Dia “D” da Inclusão. Ela explica que estão previstos dois dias, um no primeiro semestre e outro no segundo, para todas as escolas desenvolverem eventos sobre a temática. “A palavra ‘inclusão’ nos enche de alegria, satisfação, amor, carinho, compreensão… Temos muitas crianças com necessidades especiais na escolas da Rede, então a inclusão já é uma realidade e a Secretaria oferece suporte a esses alunos, disponibilizando uma psicopedagoga e um psicólogo. Com a instituição do Dia ‘D’ da Inclusão, estamos fortalecendo ainda mais essa política, com atividades que vão abranger não apenas os alunos, mas toda a família e a comunidade”, explicou a dirigente de ensino.

O Dia “D” da inclusão será realizado em todas as unidades de ensino municipais de Paraíso nos dias 25 de abril e 26 de setembro.

Expectativas para 2020

A Educação Municipal de Paraíso é referência em qualidade, fato evidenciado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pelo projeto Educação que Faz a Diferença, do Tribunal de Contas do Tocantins. Em 2020, conforme explica a secretária de Educação, a Rede Municipal deve manter o padrão de excelência. “O trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, bem como de toda a administração Moisés Avelino e Celso Morais, é um trabalho muito responsável, que tem foco, planejamento; nós desenvolvemos uma agenda de trabalho para ser desenvolvido durante o ano. A gente considera que tudo isso tem dado condições para que a educação alcance bons resultados e continue melhorando e se fortalecendo. Acreditamos que estamos no caminho certo, fazendo educação com qualidade, com equidade, não deixando nenhum aluno para trás”, conclui Lizete Coelho.

Sobre o palestrante

Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo (USP); professor na Unicamp e escritor. Por seu conhecimento, ideias e análises críticas, alcançou lugar privilegiado no cenário intelectual brasileiro. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos como Pecar e Perdoar, O Inferno Somos Nós; Todos Contra Todos; Crer ou Não Crer; O Dilema do Porco Espinho, O Que Aprendi com Hamlet, O Coração das Coisas e o mais recente lançamento, Felicidade – Modos de Usar, em parceria com os filósofos Cortella e Pondé. É um dos mais solicitados palestrantes do Brasil. Na mídia televisiva participa frequentemente de programas como o Jornal da Cultura, Café Filosófico CPFL, entre outros. É colunista semanal no jornal O Estado de São Paulo e presença de destaque na imprensa nacional.

Suas mídias sociais já alcançaram mais de 3,3 milhões de seguidores, tornando Leandro Karnal um dos grandes influenciadores da internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui